Tecnologias, Sociedade e Conhecimento https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc <p><strong>Escopo</strong>: A revista <strong>Tecnologias, Sociedade e Conhecimento</strong> visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação. Visa, ainda, promover o debate - a partir de diferentes perspectivas teóricas e disciplinares e interdisciplinares - do estado atual, avanços e tendências futuras sobre a construção de conhecimentos mediada por tecnologias. <br /><strong>Qualis</strong>: C<br /><strong>Área do conhecimento</strong>: Ciências Humanas<br /><strong>Ano de fundação</strong>: 2013<br /><strong>E-ISSN</strong>: 2318-8839<br /><strong>Título abreviado</strong>: Tec. Soc. e Con.<br /><strong>E-mail</strong>: <a title="E-mail" href="https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/management/settings/context#masthead/mailto:tscnied@unicamp.br" target="_blank" rel="noopener">tscnied@unicamp.br</a> <br /><strong>Unidade</strong>: NIED</p> pt-BR tscnied@unicamp.br (José Armando Valente, Maria Cecília C. Baranauskas) ppec@unicamp.br (Incubadora do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos) Fri, 15 Jul 2022 15:06:06 +0000 OJS 3.3.0.9 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Recursos Educacionais Abertos https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16684 <p>Esta edição resulta do fluxo regular de submissões à revista. Nesta edição, a Revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento divulga um trabalho de pesquisa e desenvolvimento relacionado à produção de narrativas digitais para ensino, disponibilizada à comunidade de praticantes da informática na educação no formato aberto.</p> <p>A contribuição deste volume para o espaço de discussão da revista foi escrita por duas autoras atuantes na comunidade de informática na educação brasileira, afiliadas à Universidade Federal de Itajubá, no estado de MG.&nbsp; O trabalho envolve a temática das narrativas digitais, em formato aberto, proposta para os níveis de educação fundamental II e ensino médio.</p> Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente Copyright (c) 2022 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16684 Fri, 15 Jul 2022 00:00:00 +0000 Recursos Educacionais Abertos para o ensino de ciências https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16054 <p>Abordando a temática dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em articulação com as Narrativas Digitais (ND), este artigo apresenta a análise do desenvolvimento de um REA no formato de narrativa digital interativa para promover a aprendizagem de tópicos de Ciências, com foco em conceitos básicos da Química. Metodologicamente, foi desenvolvida uma análise qualitativa a partir dos fundamentos teóricos dos REA e dos elementos constitutivos das ND. A narrativa digital interativa analisada está em concordância com os fundamentos teóricos analisados e constitui-se como um caminho para o trabalho inicial contextualizado e lúdico com conceitos científicos. Assim, o estudo pode trazer contribuições à área da Educação em Ciências tanto pelo recurso aberto e gratuito apresentado quanto pela possibilidade didática que ele representa</p> Isadora Ribeiro Antunes, Alessandra Rodrigues Copyright (c) 2022 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/16054 Fri, 15 Jul 2022 00:00:00 +0000