Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i2.14862

Palavras-chave:

Educação maker, Pensamento computacional, Scratch, Robótica pedagógica, Formação de professores, Currículo

Resumo

Apresentação

A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência.  Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.

A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculada e gerenciada pelo sistema SEER/OJS[1] instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)[2].

Esta edição resulta do fluxo de submissões ao número especial na temática Educação Maker e Robótica Pedagógica e inclui artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações.  Neste volume, a revista inclui 12 trabalhos assim distribuídos: cinco artigos científicos, quatro relatos de experiência, e três resumos estendidos de teses de doutorado e dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (AL, GO, PR, RJ, RS, SP). Os trabalhos envolvem a temática especial, situada em vários níveis de educação (fundamental...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação

 

Referências

AZEVEDO, G. T. de; MALTEMPI, M. V. Processo formativo em matemática e robótica: construcionismo, pensamento computacional e aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 85 – 107, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14857. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14857. Acesso em: 15 dez. 2020.

BOZOLAN, S. M.; HILDEBRAND, H. R. Como engajar estudantes das séries iniciais (5º ano) a desenvolver o pensamento matemático utilizando Robótica e aprendizagem Maker. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 169 – 184, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14870. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14870. Acesso em: 15 dez. 2020.

CABRAL, C. P.; CANAL, B. Dança de robôs: uma atividade no meio escolar que integra robótica e ferramenta maker na perspectiva da aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 122 – 142, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14868. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14868. Acesso em: 15 dez. 2020.

DEWEY, J. Experience & Education, 1938, by Kappa Delta Pi

GAVASSA, R. C. F. B. Cultura maker como proposta curricular de tecnologias na política educacional da cidade de São Paulo. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 194 – 196, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14863. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14863. Acesso em: 15 dez. 2020.

GAVASSA, R. C. F. B. Educação maker: muito mais que papel e cola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 33 – 48, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14851. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14851. Acesso em: 15 dez. 2020.

HATCH, M. The Maker Movement Manifesto. The Maker Movement Manifesto, 2014. ISSN 1558-2477

LIMA, A. K. C.; NASCIMENTO, A. B. do; ALBUQUERQUE, P. H. G.; TENÓRIO, F. A. G. Uso do método de desenvolvimento ágil Scrum para o processo de ensino-aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 49 – 64, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14858. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14858. Acesso em: 15 dez. 2020.

MACHADO, A. A.; ZAGO, M. R. R. da S. Articulações entre práticas de educação ambiental, robótica e cultura maker no contexto das aulas de laboratório de ciências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 143 – 168, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14869. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14869. Acesso em: 15 dez. 2020.

MANDAIO, C.; SENSATO, M. G. Currículo e Tecnologias na Educação Australiana. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 9 – 32, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14859. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14859. Acesso em: 15 dez. 2020.

MOURA, E. M. de; CARVALHO, A. M. de; BARBOSA, F. da C.; ALVES, D. B.; SOUZA JÚNIOR, A. J. de. Educação Maker no currículo de matemática: catapultas e o estudo de funções. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 65 – 84, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14853. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14853. Acesso em: 15 dez. 2020.

MOURA, E. M. de. Formação docente e educação maker: o desafio do desenvolvimento das competências. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 185 – 188, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14852. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14852. Acesso em: 15 dez. 2020.

PAPERT, S. Mindstorms. New York: Basic Books, 1980.

SOSTER, T. S. Revelando as essências da Educação Maker: percepções das teorias e das práticas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 189 – 193, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14864. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14864. Acesso em: 15 dez. 2020.

SOUZA, M. F. de; COSTA, C. S. Ensino, tecnologia e formação continuada docente: relato de experiência de minicurso desenvolvido no âmbito do programa de residência docente do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. p. 108 – 121, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14874. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14874. Acesso em: 15 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Edição temática sobre Educação Maker e Robótica Pedagógica. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 1–8, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i2.14862. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14862. Acesso em: 28 jul. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)