Banner Portal

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Edição Atual

v. 10 n. 2 (2023)
Publicado em 26 abril 2024

Escopo: A revista Tecnologias, Sociedade e Conhecimento visa ampliar o conhecimento e a compreensão das formas pelas quais a tecnologia digital pode beneficiar processos educacionais, por meio da publicação de resultados de pesquisas sobre teorias e práticas da Informática na Educação. Visa, ainda, promover o debate - a partir de diferentes perspectivas teóricas e disciplinares e interdisciplinares - do estado atual, avanços e tendências futuras sobre a construção de conhecimentos mediada por tecnologias. 
Qualis: B1
Área do conhecimento: Ciências Humanas
Ano de fundação: 2013
E-ISSN: 2318-8839
Título abreviado: Tec. Soc. e Con.
E-mailtscnied@unicamp.br 
Unidade: NIED
Editor responsável: José Armando Valente
Prefixo DOI: 10.20396
80x15_CC_BY5.png

Editorial

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
1-9
Edição temática sobre a retomada da IA em Educação: história e novas questões
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18835

Artigos convidados

Junfeng Yang, Ruyi Lin, Yao Sun, Juan Chu, Natalia Amelina
10-37
Leveraging smart education for sustainable development in the digital era: insights from China's four key pillars
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18734

Artigos

Hiran N. M. Ferreira, Rafael D. Araújo, Fabiano A. Dorça, Renan G. Cattelan
38-67
Integração de técnicas de Inteligência Artificial para modelagem probabilística do estudante em ambientes virtuais de aprendizagem
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18365
Anderson Soares Furtado Oliveira, Seiji Isotani, Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto
68-101
Tecnologia Educacional na era da IA: explorando a aplicação de Sistemas Tutores Inteligentes nas diferentes áreas do saber
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18367

Relatos de experiência

Diego Scherer da Silva, Adriana Justin Cerveira Kampff
102-123
A inteligência artificial generativa como ferramenta educativa: perspectivas futuras e lições de um relato de experiência
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18364
Patricia A. Jaques
124-152
Da teoria à prática em sala de aula: experiências e insights de uma pesquisadora em Inteligência Artificial aplicada à educação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18382

Fluxo Contínuo

Cristiane Alves Estevo, Gislaine Camila Lapasini Leal, Renato Balancieri, Edson Alves de Oliveira Junior
153-177
O ensino de startups de software em cursos da área de computação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.17947
Gleice Louise Garcia Costa dos Santos, Letícia Lopes Leite
178-195
Explorando a relação entre recursos educacionais usados na educação superior a distância e a evasão: um estudo no contexto UAB
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18116
Daniela Erani Monteiro Will, Marina Bazzo de Espíndola, Roseli Zen Cerny, Alacoque Lorenzini Erdmann, Catiele Raquel Schmidt, José Luís Guedes dos Santos, Elisiane Lorenzini
196-216
Formação e conhecimentos de docentes universitários para a integração de tecnologias digitais no ensino remoto
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18329
Ver Todas as Edições