Resumo
A presente edição da Música Popular em Revista conta com a publicação de 15 artigos temáticos, 1 artigo e 1 tradução com textos inéditos, a maioria em português, alguns em inglês e espanhol, sob a termática "Teoria e métodos de pesquisa". Pelo segundo ano consecutivo, a revista mantem-se na modalidade de Publicação Contínua.
Referências
ALBERGARIA, V. F.; FREITAS, S. P. R. de. Gilberto aqui e agora: lá fora de uma canção de Gil. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e21009, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15759. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15759.
BERTHO, R. M. A flauta e a câmera: usos e funções da imagem em uma etnografia da música. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021016, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15848. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15848.
BRISOLLA, T.; TOKESHI, E. Cordel das cordas populares: uma experiência de ensino musical decolonial através da contação de histórias e prática da dança. . Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021012, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15798. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15798.
BUYS, S. Discos fonográficos como fonte histórica : análise do recém-descoberto selo Apollo, feito pela Casa a Elétrica (1913-1923). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021003, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15209. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15209.
CAPORALETTI, V.; LIMA, L. S. . A didática da improvisação musical na escola primária e secundária: perspectivas teóricas e diretrizes de método. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, , p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15944. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15944.
CARNEVALI, F. G. .; MORAES, J. G. V. de . Eneida, amor e fantasia: Eneida de Moraes (1904-1971) - militância e feminismo na história do carnaval carioca. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021004, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15194. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15194.
CARVALHO, F. L. Improvisation and System from inside and outside: Steve Coleman’s music through Adorno’s critical philosophy. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021006, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.14303. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14303.
JUNQUEIRA, H. O (im)provável encontro entre o Mulato Calado e o Delegado Chico Palha : apontamentos sobre a pesquisa em música no contexto da cultura popular urbana brasileira. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021013, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15807. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15807.
LEMOS JUNIOR, U.; GOSCIOLA, V. A canção popular, a pesquisa folclórica e o legado preservacionista: Elsie Houston e o documentário sonoro. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021001, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.14880. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/14880.
LOVISI, D. M. “Paixão e Fé”: estudo sobre o processo de significação na canção de Tavinho Moura e Fernando Brant. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021010, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15776. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15776.
PARANHOS, A. Entre os passos do samba e o compasso da ditadura: fissuras e censura em tempos de "Estado Novo". Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021008, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15902. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15902.
REZENDE, G. S. S. L. Origem e reflexão: minhas experiências de crítica imanente com a música popular. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021015, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15843. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15843.
RIBEIRO, R.L. S. A teoria crítica da música revisitada: notas sobre a Introdução à sociologia da música de Theodor W. Adorno. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e21014, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15838. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15838.
RODRÍGUEZ VEGA, N. La confluencia entre raperos chilenos y sellos discográficos multinacionales en la década de 1990: una operación con implicancias para el desarrollo del hip-hop en Chile. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021007, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15799. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15799.
RUIZ, R. B. A vanguarda paulista instrumental: jazz e música popular brasileira instrumental na grande São Paulo (1976 -1986). Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021005, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15370. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15370.
SILVA, G. B. da. Sonhos do Oriente: trajetórias de vida e identidades atravessadas pelo K-Pop em Curitiba. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021002, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15105. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15105.
SILVA, J. S. da C. "A Banda” de Chico Buarque: uma marcha em forma de canção brasileira - sobre o papel do arranjo na ressignificação da canção. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021011, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15785. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15785.
ZAN, J. R. Múltiplas abordagens teóricas e metodológicas nos estudos de música popular. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, p. e021019, 2022. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.16046. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/16046.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Martha Tupinambá de Ulhôa, Rafael dos Santos