Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

1 Normas gerais

Os idiomas das contribuições poderão ser o português, espanhol ou o inglês; as traduções devem ser para o português.

Pede-se que sejam retiradas quaisquer referências ao longo do texto que permitam identificar seu autor, de modo a garantir a avaliação cega.

O texto submetido deve ser original (não publicado previamente em periódicos nacionais ou estrangeiros, nem em formato de livro ou capítulo de livro); textos anteriormente apresentados oralmente em congressos são considerados originais; versões ampliadas previamente publicados em anais de congressos deverão trazer esta informação na primeira página e caberá aos pareceristas ad hoc avaliar se o aprofundamento no assunto é suficiente para que possam ser considerados originais.

O arquivo principal com o texto submetido deve ser encaminhado sem nenhum tipo de identificação da autoria, de modo a garantir a avaliação cega. Em caso de aceite, o(a) autor(a) submeterá uma versão com a incorporação de seus dados, bem como sua instituição por extenso, resumo da biografia no primeiro rodapé e e-mail para contato.

No passo três da submissão (metadados) que devem aparecer nos três idiomas deverão ser incluídos:

- Título [Apenas primeira inicial em maiúsculo, exceto nomes próprios; subtítulo em minúsculo];

- Resumo [Parágrafo único com até 250 palavras];

- Palavras-chave [Primeira letra maiúscula – Preencher cada termo e finalizar com <ENTER> em cada uma das três a cinco palavras-chave];

- Área do Conhecimento [Disciplinas/tipos de estudo/ ramos do conhecimento];

- Idioma [código de idioma principal do texto - pt: português / en: Inglês / es: Espanhol];

- Agências de fomento [Fonte de financiamento, opcional];

- Cobertura [Localização geográfica e cronológica ou histórica do artigo. Ex: Brasil; Século XXI / Bahia; Período colonial / América do Sul; Atualidade etc.];

- Direitos: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/;

- Tipo [Texto].

Identificação de coautoria:

- Nome e Sobrenome.

- Dados complementares: incluir URL [link do Lattes] e número ORCID [https://orcid.org/]

- Biografia: incluir apenas a última formação e última função.

No caso das traduções, deverá também ser enviada em separado uma cópia do texto original. O termo de concordância do(a) autor(a) do texto original deverá ser enviado à revista no momento de sua submissão.

2 Formatação do texto

Os textos devem ser submetidos em arquivos que possam ser editados pelo Word, preferencialmente nos formatos .doc ou .docx.

O documento deve ser redigido em papel tamanho A4 com margens de 2,5cm em todos os lados.

A fonte padrão é Arial, tamanho 12.

O texto deve estar com alinhamento justificado; espaçamento entre linhas de 1,5; recuo de primeira linha de parágrafo de 2cm e sem espaço entre parágrafos.

A revista usa o sistema autor-data entre parêntesis no texto; o sobrenome do autor deve estar em caixa alta somente quando aparece entre parêntesis.

Exemplo:

De acordo com Pessoa (2012, p. 74), [...] “presume-se que o processo formativo deva perdurar” (CAPORALETTI, 2018, 14).

Quando houver emprego de siglas, sua primeira ocorrência deverá aparecer por extenso.

Exemplo:

- Os artigos publicados no periódico Música Popular em Revista (MPR)...

Títulos de discos deverão aparecer em itálico e títulos de faixas devem aparecer entre aspas, quando empregados no texto. Nas referências o destaque segue as normas da ABNT.

Exemplo:

- Na canção “Oriente”, do disco Expresso 2222, de Gilberto Gil (...)

3 Formato do texto

Os artigos deverão apresentar título, resumo (até 250 palavras) e de três a cinco palavras-chave.

Artigos em português e espanhol deverão ser submetidos com a tradução do título, do resumo e das palavras-chave para o inglês.

Artigos em inglês deverão ser submetidos com a tradução do título, do resumo e das palavras-chave para o português.

Os artigos poderão ocupar entre 15 e 25 páginas (entre 6 e 8 mil palavras, aproximadamente), incluídos título, resumo, palavras-chave (pt; en; es) e referências. As resenhas deverão ter entre 4 e 6 páginas.

Os artigos poderão ser divididos em seções ou subseções com intertítulos.

Os artigos podem ser acompanhados de imagens, em formato JPG e com resolução de 300 dpi, já inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados.

Tanto os exemplos musicais quanto as figuras ou tabelas devem ser precedidos por uma legenda sucinta, centralizada, com espaçamento simples de parágrafo, fonte Arial 12, itálico. Tais legendas devem ser identificadas como Ex.; Fig. etc., numeradas sequencialmente (exemplos: Ex. 1– Trecho da partitura de...; Ex. 2– Foto da contracapa do disco...; Ex. 3– Tabela com...) e referenciadas no texto. Abaixo da ilustração, deve-se identificar a sua fonte.

Exemplos:

- Fonte: elaboração do autor;

- Fonte: extraído de Favaretto (2007);

- Fonte: extraído da Hemeroteca Digital;

- Fonte: disponível em https://www.udiscovermusic.com/stories/whos-who-on-the-beatles-sgt-peppers-lonely-hearts-club-band-album-cover/

Observação: para não deformar o layout, sugere-se usar uma tabela com três linhas, com os contornos da tabela invisíveis, e inserir centralizado a legenda na primeira linha, a figura ou exemplo na linha do meio e a fonte na linha de baixo.

Aos(às) autores(as) dos artigos, resenhas ou entrevistas aceitos para publicação, podem ser solicitados os originais dos arquivos de imagens.

As iniciais dos nomes das notas musicais deverão vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro, deverão ser utilizadas fontes musicais, podendo ser utilizada a fonte BACH, disponível para download na URL http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont.

Equações e fórmulas devem ser destacadas no texto e numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à sua direita.

O itálico é usado exclusivamente para termos estrangeiros que não estejam dicionarizados e títulos de obras. Casa haja a necessidade de destaque de palavras ou trechos do texto, esse destaque deve ser feito com negrito ou com aspas.

No que se refere à localização das notas, o Dó central é denominado Dó4.

4 Citações, referências e notas

Citações diretas de até três linhas deverão aparecer no corpo do texto entre aspas duplas.

O uso de aspas simples indicará citação no interior da citação.

Citações diretas com mais de três linhas não demandam o uso das aspas, bastando destacar o trecho em um parágrafo separado, em tamanho 10, recuando-o 3cm da margem esquerda e sem recuo de primeira linha.

A revista usa o sistema autor-data entre parêntesis no texto; o sobrenome do autor deve estar em caixa alta somente quando aparece entre parêntesis.

Exemplo:

De acordo com Pessoa (2012, p. 74), [...] “presume-se que o processo formativo deva perdurar” (CAPORALETTI, 2018, 14).

Podem ser empregadas notas de rodapé com caráter explicativo. Elas não devem ser empregadas como notas de referência, já que estas aparecerão no próprio texto. Contudo, poderão indicar uma bibliografia complementar ao assunto discutido. As notas devem ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico, em ordem crescente, e listadas no rodapé da página em tamanho 10.

No caso de citações de obras em língua estrangeira, essas devem aparecer traduzidas no texto, sendo o original apresentado em nota de rodapé, entre aspas e acompanhado da referência.

5 – Formato das referências

As indicações das fontes entre parênteses, seguindo o sistema autor-data, devem ser estruturadas da seguinte forma:

  • Uma obra com um autor: (CHRISTENSEN, 2007, p. 156).
  • Uma obra com até três autores: (SUSANNI; ANTOKOLETZ, 2012, p. 72).
  • Uma obra com mais de três autores: (CAPLIN et al., 2009, p. 123-125).
  • Mais de uma obra: (CHRISTENSEN, 2007, p. 156. COHEN, 1993, p. 115-180).
  • Mais de uma obra do mesmo autor: (BRUHN, 1997, 2007).
  • Citação de obra citada: (MESSIAEN, 1959, p. 1094 apud HILL; SIMEONE, 2007, p. 57).
  • Obra traduzida pelo autor do trabalho: (STRAUS, 2005, p. 191, tradução nossa).
  • Nome do autor incluído na sentença: Segundo Burkholder (2009, p. 94).
  • Mesmo no caso das citações indiretas (paráfrases), a fonte deverá ser indicada, informando-se também a(s) página(s) sempre que houver referência não à obra como um todo, mas sim a uma ideia específica apresentada pelo autor.
  • As citações de publicações do próprio autor devem ser identificadas somente após a aprovação da submissão. No ato da submissão, devem estar identificadas como XXXXX.

As expressões “op. cit.”, “idem” e “ibidem” não devem ser utilizadas.

A expressão “et al.” deve ser usada apenas no corpo do texto. Na lista bibliográfica, é necessário citar todos os autores.

As seguintes abreviações devem ser usadas no caso de faltar algum dado da obra: [S. l.] para ausência do local de publicação, [s. n.] quando a editora não puder ser identificada, “n.p.” quando o documento não tiver paginação. Se nenhum ano de publicação, copyright, impressão, entre outros, puder ser localizado no documento, deve ser indicado um ano entre colchetes: [1971 ou 1972], um ano ou outro; [1969?], ano provável; [1973], ano certo, não indicado no item; [entre 1906 e 19112], usar intervalor menores de 20 anos; [ca. 1960], ano aproximado; [197-], década certa; [197-?], década provável; [18--], século certo; [18--?], século provável.

Não utilizar traço sublinhado (underline) para substituir o nome de autores repetidos na lista bibliográfica. É necessário repetir o nome do(s) autor(es) em todas as obras.

As referências completas devem ser listadas no final do texto, com espaçamento duplo entre cada referência, alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da NBR 6023:2002 da ABNT, de acordo com os seguintes exemplos.

6 - Modelos de referências

Livro:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Ex.: FAVARETTO, Celso. Tropicália, alegria, alegoria. 4. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

Texto em coletânea ou parte de livro:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (org.). Título em itálico. Local de publicação: Editora, data, paginação inicial e final do trabalho.

Ex.: SARAIVA, Joana Martins. Da influência do jazz e outras notas: discursos sobre a cena musical de Copacabana dos anos 50. In: GIUMBELLI, Emerson; DINIZ, Julio Cesar Valladão; NAVES, Santuza Cambraia (org.). Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridades e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, p. 83-97.

Artigo:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, cidade, volume, número do periódico, paginação inicial e final do artigo, mês (abreviado) e ano de publicação.

Ex.: VILELA, Ivan. Nada ficou como antes. Revista USP, São Paulo, n. 87, p. 14-27, set/out/nov. 2010.

Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo (se houver). Tipo de trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – Instituto, Universidade, Local, ano.

Ex.: VICENTE, Eduardo. Música e disco no Brasil: A trajetória da indústria nas décadas de 80 e 90. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

Textos publicados on-line:

SOBRENOME, Prenome(s) Completo(s) do(s) Autor(es). Título em itálico: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação (se não houver, usar [S. l.]): Editora (se não houver, usar [s. n.]), ano (se não houver, deve ser indicado um ano, seja do copyright – precedido da letra c em minúsculo e sem espaço –, da distribuição, da impressão, entre outros, por exemplo, c.1923). Disponível em: http://.... Acesso em: dia mês abreviado ano (por exemplo, 6 out. 2008).

Gravações

  1. a) Parte de documento sonoro

TÍTULO do registro fonográfico: subtítulo [se houver]. Intérprete: Nome do intérprete. Compositor:  Nome do compositor. In: TÍTULO do disco/CD/fita [se for o caso]. Intérprete: Nome do intérprete. Local de publicação: Editora, ano. Informações complementares [por exemplo, 1 CD, faixa 1, se for o caso].

  1. b) Documento sonoro no todo

TÍTULO do disco/CD/fita [se for o caso]. Intérprete: Nome do intérprete. Local de publicação: Editora, ano. Informações complementares [por exemplo, 1 CD (40 min)].

Filmes, vídeos, entre outros em meio eletrônico

  1. a) Disponíveis em mídias físicas

TÍTULO do filme. Direção: [Nome do diretor]. Produtor: [Nome do produtor]. Local: Nome da produtora ou distribuidora, ano. Informações complementares [por exemplo, 1 DVD (117 min)].

  1. b) Disponíveis no YouTube

TÍTULO do vídeo: subtítulo [se houver]. [S. l.: s. n.], ano. 1 vídeo (4 min) [exemplo]. Publicado pelo canal [Nome do canal]. Disponível em: http://.... Acesso em: data [no formato 2 jul. 2014].

As normas não previstas acima devem estar de acordo com a ABNT, em NBR 6028:2003 (Resumos), NBR 10520:2002 (Citações) e NBR 6023:2018 (Referências).

A exatidão das referências constantes na listagem ao final do artigo bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a, os, as) autor(a, es, as).

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.