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“Paixão e Fé”
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Palavras-chave

Semiótica
Análise musical
Clube da Esquina
Música brasileira popular
Mineiridade

Como Citar

LOVISI, Daniel Menezes. “Paixão e Fé”: estudo sobre o processo de significação na canção de Tavinho Moura e Fernando Brant. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021010, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15776. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15776. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto tem por objetivo trazer reflexões sobre os processos de construção de significados na canção “Paixão e Fé” a partir de uma análise semiótica. Tendo como base os estudos do musicólogo Philip Tagg (2012) pretende-se evidenciar a maneira como os códigos musicais e a letra atuam conjuntamente na elaboração de um artefato cultural multidimensional, a canção, que pode suscitar significados a partir da leitura do complexo que envolve a obra inserida em seu contexto histórico, social e cultural específicos. O fonograma de 1978, gravado no álbum Clube da Esquina 2, de Milton Nascimento, é confrontado com outras músicas pertencentes ao mesmo cenário histórico e musical de modo a permitir a verificação do modo como compositores, arranjadores e intérpretes atuantes no campo da música brasileira popular produzida em Minas Gerais mobilizaram aspectos da cultura regional em seus trabalhos, notadamente a religiosidade católica, de modo a representar traços de uma identidade cultural na canção.

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15776
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Referências

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