Cordel das cordas populares
uma experiência de ensino musical decolonial através da contação de histórias e prática da dança.
DOI:
https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15798Palavras-chave:
Violino popular brasileiro, Literatura de cordel, Pedagogia decolonial, Dança, Contação de históriasResumo
Em 2019, o projeto Cordel das Cordas Populares teve o objetivo de ensinar em classes coletivas os gêneros musicais que compõem o forró para estudantes de cordas friccionadas, em situação de vulnerabilidade social. Elaborado pelo autor deste artigo, o material é baseado nos trabalhos artísticos e pedagógicos dos violinistas populares Nicolas Krassik (1969-) e Ricardo Herz (1978-), e seu ensino interagiu com as práticas da contação de histórias em folhetos de cordel e dança. Este artigo pretende descrever e analisar essa experiência pedagógica interdisciplinar da performance musical, por meio de um olhar pedagógico decolonial, demonstrando a complementaridade entre as práticas de música, contação de histórias e dança.
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