A didática da improvisação musical na escola primária e secundária

perspectivas teóricas e diretrizes de método

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15944

Palavras-chave:

Improvisação, Teoria das músicas audiotáteis, Pedagogia

Resumo

Os estudos sobre improvisação musical tiveram notável florescimento recente, especialmente na Itália. Não podia ser diferente, creio que se possa afirmar, na terra dos poetas improvisadores da rima oitava e do partimento setecentista, apesar da proclamada primogenitura ultramarina, jazzística ou não. Mas o aspecto que mais se destaca aqui é que essa nova onda de pesquisas não poderia deixar de repercutir na finalidade eletiva da investigação teórica, com a aplicação, ou melhor, a transposição pedagógico-didática. Neste artigo, analisarei algumas direções didáticas já estabelecidas, verificando suas conexões com modelos teóricos de criatividade em tempo real hoje desafiados por essas pesquisas recentes. Outras propostas operacionais se seguirão à luz da convicção de que uma mudança no paradigma teórico implica necessariamente um reposicionamento das estratégias educacionais e didáticas.

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Biografia do Autor

Vincenzo Caporaletti, Università di Macerata

Professor da Università di Macerata, Departamento de Estudos Humanisticos e do Conservatorio de Música “S. Cecilia” – Roma.

Luiz Santos Lima, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em andamento em Música pela Universidade Estadual de Campinas. Professor no "Centro Attività Musicale", Empoli (Firenze), Italia.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

CAPORALETTI, V.; LIMA, L. S. . A didática da improvisação musical na escola primária e secundária: perspectivas teóricas e diretrizes de método. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15944. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15944. Acesso em: 7 ago. 2022.