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A didática da improvisação musical na escola primária e secundária
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Palavras-chave

Improvisação
Teoria das músicas audiotáteis
Pedagogia

Como Citar

CAPORALETTI, Vincenzo; LIMA, Luiz Santos. A didática da improvisação musical na escola primária e secundária: perspectivas teóricas e diretrizes de método. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15944. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15944. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Os estudos sobre improvisação musical tiveram notável florescimento recente, especialmente na Itália. Não podia ser diferente, creio que se possa afirmar, na terra dos poetas improvisadores da rima oitava e do partimento setecentista, apesar da proclamada primogenitura ultramarina, jazzística ou não. Mas o aspecto que mais se destaca aqui é que essa nova onda de pesquisas não poderia deixar de repercutir na finalidade eletiva da investigação teórica, com a aplicação, ou melhor, a transposição pedagógico-didática. Neste artigo, analisarei algumas direções didáticas já estabelecidas, verificando suas conexões com modelos teóricos de criatividade em tempo real hoje desafiados por essas pesquisas recentes. Outras propostas operacionais se seguirão à luz da convicção de que uma mudança no paradigma teórico implica necessariamente um reposicionamento das estratégias educacionais e didáticas.

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15944
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