A teoria crítica da música revisitada

notas sobre a Introdução à sociologia da música de Theodor W. Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/muspop.v8i00.15838

Palavras-chave:

Theodor W. Adorno, Teoria crítica, Sociologia da música, Filosofia da nova música

Resumo

O artigo propõe retomar certos problemas fundamentais da teoria crítica da música de Adorno a partir de um de seus trabalhos tardios pouco discutidos na literatura secundária: a Introdução à sociologia da músca (1968). Nossa hipótese é a de que o livro fornece uma visão retrospectiva privilegiada dos escritos musicais adornianos, permitindo a reconsideração de categorias teóricas desenvolvidas nos anos 1930 e 1940, relacionadas tanto ao diagnóstico sobre a música popular no âmbito da indústria cultural, quanto ao potencial crítico da música de vanguarda e seus limites. Conforme pretendemos sustentar, tal reconsideração permite afastar interpretações que atribuem à reflexão de Adorno um caráter prescritivo e enrijecido, colocando em evidência que sua teoria crítica da música consiste sobretudo na pergunta pelas condições sociais concretas para uma relação não reificada e não regulamentada com a música.

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Biografia do Autor

Ricardo Ribeiro Lira da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

SILVA, R. R. L. da . A teoria crítica da música revisitada: notas sobre a Introdução à sociologia da música de Theodor W. Adorno. Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e21014, 2021. DOI: 10.20396/muspop.v8i00.15838. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/muspop/article/view/15838. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos temáticos