Resumo
A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.
Referências
ARAUJO, K.; CANGUSSÚ, M.; ALVES JR., A. Aprender brincando!. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 96–110, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14518. Acesso em: 17 dez. 2019.
COTA, I. R.; PAIVA, T. V. dos S. CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 128–142, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14523. Acesso em: 17 dez. 2019.
COUGHLAN, T.; JOHNSON, P. Understanding Productive, Structural and Longitudinal Interactions in the Design of Tools for Creative Activities. ACM C&C '09 Proceedings of the seventh ACM Conference on Creativity and Cognition. Berkeley, CA, USA, 2009, pp. 155-164.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: Flow and the Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper Collins, 1996
GAVASSA, R. C. F. B. Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 111–127, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14521. Acesso em: 17 dez. 2019.
MELO, K. S. de; SILVA, A. V. M. da; RODRIGUES, V. R.; GONÇALVES, M. da S. M. Produção de memes como campanha contra as fake news: conciliando criatividade, humor, ativismo e formação docente. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 197–210, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14531. Acesso em: 17 dez. 2019.
MENDES FILHO, A. A Autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 81–95, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14515. Acesso em: 17 dez. 2019.
NICASTRO, F.; PINTO, E. M. M.; PAFFARO, S. A. B. Relato de prática de Aprendizagem Criativa na educação infantil. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 143–162, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14525. Acesso em: 17 dez. 2019.
PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.
PINHEIRO, M. A.; BRECKENFELD, T. F. de M.; LYRA, M. C. D. P. Processos criativos e imaginação: O trabalho de Bavcar como metáfora sobre a condição dialógica da psique. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 30–48, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14506. Acesso em: 17 dez. 2019.
RESNICK, M. All I really need to know (about Creative Thinking) I learned (by Studying How Children Learn) in Kindergarten. ACM Creativity & Cognition conference, Washington DC, June 2007.
SAWYER, R. K. Group Creativity: Music, Theatre, Collaboration. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.
SCHÖN, D. A. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco. CA: Josey-Bass Publishers, 1987.
SILVA, O. J. M. da. O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 163–182, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14526. Acesso em: 17 dez. 2019.
SOSTER, T. S. Educação Maker emancipatória. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 49–60, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14509. Acesso em: 17 dez. 2019.
SOUZA, A. dos S. R. de; SOUZA, D. G. de; LIMA, P. H. F.; SILVEIRA, S. O. Projetos de trabalho para a aprendizagem interdisciplinar de Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologias Digitais: uma experiência com alunos do 6º ano. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 183–196, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14529. Acesso em: 17 dez. 2019.
SOUZA, E. P. de; RUBIM, I. O. As dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 61–80, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14513. Acesso em: 17 dez. 2019.
VALENTE, A. B.; BURD, L. Creative Learning Challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 9–29, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14504. Acesso em: 17 dez. 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente