O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA

caminhos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14526

Palavras-chave:

Ensino de história, Alfabetização tecnológica, Letramento midiático, Letramento em história

Resumo

O presente artigo discute a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de história na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Cornélio de Barros” (EEEFMCB)/Belém-PA, em 2017, a partir dos conceitos de alfabetização tecnológica, letramento midiático e letramento em história. O resultado do estudo, apesar de revelar o quanto o uso das TIC é importante na mediação do ensino de história, por outro lado evidencia uma dissociação entre a necessidade e a disponibilidade desses recursos tecnológicos naquele espaço escolar, além disso, é nítida a carência de professores capacitados para utilizar, pedagogicamente, os referidos recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orinaldo Jorge Monteiro da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Município de Belém

Licenciatura em Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia . Professor Efetivo de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Município de Belém.

 

Referências

ALMEIDA, M. E. B. de. A formação do professor para o uso pedagógico do computador. In: ProInfo: informática e formação de professores/Secretaria de Educação a Distância. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000.

AMORA, D. Professor, você está preparado para ser o dono de um meio de comunicação de massa? In: FREIRE, W. et al. (Orgs.). Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

BITTENCOURT, C. M. F (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

DEWEY, J. Experiência e natureza. São Paulo: Abril, 1974. Coleção Os Pensadores.

ELIASQUEVICI, M. K; RESQUE, S. N. F. Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC’s). Belém: ADEPA, 2009.

FERREIRA, C. A. L. (org). Ensino de história: reflexões e novas perspectivas. Salvador: Quarteto, 2004.

FERREIRA, C. A. L. A importância das novas tecnologias no ensino de História. Universa, Brasília, n. 1, p. 125-137, fevereiro de 1999.

FIGUEIREDO, L. História e Informática: o uso do computador. In: CARDOSO, C. F. e

VAINFAS, R. (org.). Domínios da história: Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FILÉ, V. Novas tecnologias, antigas estruturas de produção de desigualdades. In: FREIRE, W. et al. (Orgs.). Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX – 1914/1991. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, W. et al. (Orgs.). Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

LEMOS, A. Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LEMOS, A. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: CUNHA, P. (Org.); LEMOS, A. Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOCELLIN, R. História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009, p.11-65.

OLIVEIRA, M. M. de. Projetos, relatórios e textos na educação básica: como fazer. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

PALHA, C. R. L. A hegemonia da mídia televisiva e o ensino de história. História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História/UEL. Londrina: UEL, v. 7, p. 9-22, out. 2001.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

RAMOS, E. M. F. Tecnologias no Cotidiano: desafios à inclusão digital. In: RAMOS, E. M. F.;

ARRIADA, M. C.; FIORENTINI, L Introdução à Educação Digital. M. R. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2009.

SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização Tecnológica do professor. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1999.

SANTOS, M. E. V. M. dos. Área escola/escola – desafios interdisciplinares. Lisboa: Livros Horizonte, 1994.

SANTOS, M. A.; ROCHA, N. A. A. Os impactos da comunicação nos serviços de informação. In: MERCADO, L. P. L (org.). Maceió Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. EDUFAL, 2004.

SILVA, M. Os professores e o desafio comunicacional da Cibercultura. In: FREIRE, W. et al. (Orgs.). Tecnologia e Educação: as mídias na prática docente. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

SILVA, M. A.; PORTO, A. Nas trilhas do ensino de história: teoria e prática. Belo Horizonte: Rona, 2012.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, F. J. Visão Analítica da Informática no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), v. 1, n. 1, p. 45-60, 1997.

VALENTE, J. A. Diferentes Abordagens de Educação à Distância. Coleção Série Informática na Educação – TV Escola, 1999. Disponível no site: http://www.proinfo.mec.gov.br. Acessado em 20/07/2017.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

SILVA, O. J. M. da. O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 163–182, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14526. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14526. Acesso em: 5 fev. 2023.