Relato de prática de aprendizagem criativa na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14525

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, Construcionismo, Pensamento computacional, Educação infantil

Resumo

O artigo aborda a aproximação entre a academia e a rede municipal de ensino, através de uma pesquisa de doutorado do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas junto às coordenadoras dos Centros de Educação Infantil que atuam na Rede Municipal de Vinhedo-SP. Através desta parceria, foi proposta uma formação aos educadores da rede municipal, fundamentada em um framework que tem como base os conceitos da Aprendizagem Criativa, promovendo um conjunto de reflexões, debates e experiências a respeito de conceitos preexistentes na Educação Infantil que puderam ser alinhados com aqueles que apresentaram-se como novidade, entre eles, o ciclo de Aprendizagem Criativa, o pensamento computacional e as atividades envolvendo tecnologia. A formação continuada dos educadores da Educação Infantil proporcionou o design de 3 atividades seguindo os princípios da Aprendizagem Criativa, as quais foram aplicadas com 54 crianças (5 e 6 anos de idade) que participam da educação infantil de uma das escolas da rede municipal. 

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Biografia do Autor

Flavio Nicastro, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Eduardo Mauricio Moreno Pinto, Secretaria Municipal de Educação

Mestre no Programa de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Professor efetivo de Matemática na Rede Municipal de Educação de Vinhedo - Secretaria Municipal de Educação.

 

Sueli Aparecida Bufallo Paffaro, Universidade Paulista

Pedagoga com habilitação em Supervisão e Gestão Escolar pela Universidade Paulista - UNIP - Jundiaí/SP.

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Publicado

17-12-2019

Como Citar

NICASTRO, F.; PINTO, E. M. M.; PAFFARO, S. A. B. Relato de prática de aprendizagem criativa na educação infantil. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 143–162, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14525. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14525. Acesso em: 31 jan. 2023.