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Relato de prática de aprendizagem criativa na educação infantil
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
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Palavras-chave

Aprendizagem criativa
Construcionismo
Pensamento computacional
Educação infantil

Como Citar

NICASTRO, Flavio; PINTO, Eduardo Mauricio Moreno; PAFFARO, Sueli Aparecida Bufallo. Relato de prática de aprendizagem criativa na educação infantil. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 143–162, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14525. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14525. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O artigo aborda a aproximação entre a academia e a rede municipal de ensino, através de uma pesquisa de doutorado do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas junto às coordenadoras dos Centros de Educação Infantil que atuam na Rede Municipal de Vinhedo-SP. Através desta parceria, foi proposta uma formação aos educadores da rede municipal, fundamentada em um framework que tem como base os conceitos da Aprendizagem Criativa, promovendo um conjunto de reflexões, debates e experiências a respeito de conceitos preexistentes na Educação Infantil que puderam ser alinhados com aqueles que apresentaram-se como novidade, entre eles, o ciclo de Aprendizagem Criativa, o pensamento computacional e as atividades envolvendo tecnologia. A formação continuada dos educadores da Educação Infantil proporcionou o design de 3 atividades seguindo os princípios da Aprendizagem Criativa, as quais foram aplicadas com 54 crianças (5 e 6 anos de idade) que participam da educação infantil de uma das escolas da rede municipal. 

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14525
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