Banner Portal
As dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
PDF

Palavras-chave

Centros Juvenis de Ciência e Cultura
Aprendizagem criativa
Educação
Juventude

Como Citar

SOUZA, Elmara Pereira de; RUBIM, Iuri Oliveira. As dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 61–80, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14513. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14513. Acesso em: 12 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de aprendizagem criativa nas atividades dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC), laboratórios de inovação pedagógica vinculados à Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O esgotamento do atual modelo de escola tem instigado a criação de iniciativas que consigam favorecer a aprendizagem e, simultaneamente, aumentar o interesse dos estudantes pelo seu percurso formativo. A experiência dos CJCC demonstra que é possível desenvolver propostas educacionais com foco nos interesses dos estudantes, possibilitando o protagonismo juvenil e a criação de caminhos para uma educação mais dinâmica, singular - uma educação que faça sentido para os jovens.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14513
PDF

Referências

BAHIA. DECRETO nº 12.829, de 04 de maio de 2011. Dispõe sobre a criação, organização e funcionamento dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura - CJCC, Unidades Escolares, no âmbito do Sistema Público Estadual de Ensino do Estado da Bahia. Salvador, BA. Disponível em: http://www.educacao.ba.gov.br/sites/default/files/private/midiateca/documentos/2013/decreto -12829.pdf. Acesso em: 14 jan. 2018.

BRASIL. LEI nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jul. 2019.

CAIMI, F. L. O lugar do social na obra de Jean Piaget: contribuições para o estudo do desenvolvimento cognitivo da criança. REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 13, n. 2, Passo Fundo, p. 50-68, jul./dez. 2006.

CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? Informática Educativa, v. 12, n. 1, p. 11-24. Bogotá Colômbia: Uniandes – Lidie, 1999.

DAYRELL, J. Juventude, Socialização e Escola. In: DAYRELL, Juarez et al. Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012. p. 298- 322.

DELEUZE, G. A Dobra: Leibniz e o Barroco. Campinas: Papirus, 1991.

EXAME CEO. O Avanço na Educação. São Paulo: Abril, edição 21. Agosto de 2015.

FGV. Motivos da Evasão Escolar. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS, 2009. Disponível em: http://www.cps.fgv.br/cps/tpemotivos. Acesso em 21 abr. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph, 2008.

JESUS, D. G. M. R; COSTA, R. A; SOUZA, E. P. S. A Robótica educacional no Centro Juvenil de Ciência e Cultura na perspectiva da aprendizagem criativa. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Campo Grande - MS, 2019. Anais da 71ª SBPC, 2019.

KHAN, S. Um mundo, uma escola. Edição digital. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

MORIN, E. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

PAPERT, S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. New York: Basic Books, 1980.

PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

RESNICK, M. Give P’s a Chance: Projects, Peers, Passion, Play. Constructionism and Creativity conference, opening keynote. Vienna, 2014.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. MIT Media Lab. Publicado pela MIT Press, 2017.

RUBIM, I. O. O seu olhar melhora o meu; a percepção dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura por seus estudantes. 2018. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

SIBILIA, P. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SOUSA, A. S.; SANTOS, M. de S.; GARCIA, D. S. B. P.; OLIVEIRA, G. T. de; MOURA, L. S. Cartográfico: a construção online de um aplicativo para aprendizagem de geografia e matemática na educação básica. In: 71a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Campo Grande - MS, 2019. Anais da 71a. SBPC, 2019.

SOUZA, E. P de. Cartografia da produção de subjetividade em ambiente virtual de aprendizagem para a formação de docentes online. 2013. Tese (Doutorado Multiinstitucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/18167/1/Tese_ELMARA_SOUZA%2020.03.13%20% 28FINAL%29.pdf. Acesso em: 10 mai. 2019.

SOUZA, E. P de. Subjetividade, educação desterritorializada e as TIC: um olhar sobre os Centros Juvenis de Ciência e Cultura. In: PEDRO, N. et al. (org.) Digital Technologies & Future School - Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. Disponível em: https://cld.pt/dl/download/e7500488-3c2a-4d99-9de0-ade4c5cc9aba/Livro_Artigos.pdf. Acesso em: 14 fev. 2017.

SOUZA, E. P.; SOUZA, F. J.; FERREIRA, L. R.; BORGES, L. J. C.; SILVA, T. C. Choices: Jogo produzido por adolescentes para reflexão sobre hábitos alimentares e prática de atividade física na adolescência. In: 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Belo Horizonte - MG, 2017. Anais da 69ª SBPC, 2017. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/69ra/. Acesso em: 20 jun. 2019.

SOUZA, E. P; FERREIRA, L. R.; VALENÇA, R. G. Animação digital interativa produzida por alunos do ensino médio da rede pública para pesquisa e ação educativa sobre sustentabilidade. In: 70º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Maceió - AL, 2018. Anais da 70ª SBPC, 2018. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/livro/70ra/. Acesso em: 13 ago. 2019.

SOUZA, E. P.; SOUZA, F. J.; FERREIRA, L. R.; BORGES, L. J. C.; LACERDA, V. H. J. P. Trip Quest: aplicativo desenvolvido por jovens para auxiliar alunos da educação básica a aprender inglês de forma lúdica. In: 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Campo Grande - MS, 2019. Anais da 71ª SBPC, 2019.

UNICEF. 10 Desafios do ensino médio no Brasil: para garantir o direito de aprender de adolescentes de 15 a 17 anos. Brasília: UNICEF, 2014.

UNICEF. Panorama da distorção idade-série no Brasil. Brasília: UNICEF, 2017. Disponível em https://www.unicef.org/brazil/media/461/file/Panorama_da_distorcao_idadeserie_no_Brasil.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Elmara Pereira de Souza, Iuri Oliveira Rubim

Downloads

Não há dados estatísticos.