Ação promovendo a reflexão

abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14521

Palavras-chave:

Aprendizagem, Criatividade, Formação, Protagonismo

Resumo

Atender as necessidades dos alunos na aquisição de novas aprendizagens em um mundo complexo, globalizado e digital que está em constante mudança demanda repensar abordagens formativas, que prepare os educadores para esse desafio e que reflita na transformação de espaços, mude concepções e relações entre os atores e, consequentemente, possibilite e incentive maior engajamento nos processos de aprendizagem. Este artigo apresenta uma das abordagens adotadas pelo Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, denominado “Seminário e Mostra Ação promovendo a Reflexão”, estruturada pelos princípios pedagógicos de projetos, autonomia, inventividade, colaboração, protagonismo e pensamento reflexivo que se aproximam das premissas da Aprendizagem Criativa.

Palavras-chave: Aprendizagem; Criatividade; Formação; Protagonismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Fortuna Broti Gavassa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação (Currículo - Linha de pesquisa em Novas Tecnologias) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro do Núcleo de Tecnologias para a Aprendizagem na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP.

 

Referências

DAC BRASIL. Aprendizagem Criativa na Prática. 2018. Disponível em: http://s3.amazonaws.com/porvir/wp- content/uploads/2019/05/31163135/eBook0905_DAC2018.pdf. Acesso em: 03 jun. 2019.

DEWEY, J. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DEWEY, J. Experiência e Educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARQUES, L. P.; MARQUES, C. A. Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre Educação. In: 29o Reunião Anual da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação). Caxambu/MG, 2006. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt13-1661-int.pdf. Acesso em: 20 set. 2019

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETO, M. T.; BEHRENS, M. A. Orgs.). Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas, SP: Papirus, 2000, p. 11-66.

PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PIAGET, J. Observações psicológicas sobre o trabalho em grupo. In: PARRAT, S.; TRYPHON, A. (Orgs.). Jean Piaget: Sobre a pedagogia, textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.

RESNICK, M. Dê uma chance aos P's: Projetos, Pares, Paixão, Pensar Brincando. 2014. Traduzido do original: Give P's a Chance: Project, Peers, Passion, Play. Tradução Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1rl9Rdu7m9AVBQ8aigl4BTWmf-w2_VZIiqTIyl1VPsKU/edit. Acesso em: 10 jul 2019.

RESNICK, M. Tudo o Que Eu Preciso Saber (Sobre Pensamento Criativo) Eu Aprendi (Estudando Como as Crianças Aprendem) no Jardim da Infância, 2007. Traduzido do original: All I Really Need to Know (About Creative Thinking) I Learned (By Studying How Children Learn) in Kindergarten. (2007). Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Disponível em: http://aprendizagemcriativa.org/referencias.html. Acesso em: out. 2019.

RESNICK, M. “Repensando o Aprendizado na Era Digital”, Workshop Scratch e Cricket: Novos ambientes de aprendizagem e de criatividade. Bradesco Instituto de Tecnologia. Campinas, 2006. Disponível em: https://llk.media.mit.edu/papers/rethinkport.doc . Acesso em: 12 set. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

GAVASSA, R. C. F. B. Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 111–127, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14521. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14521. Acesso em: 20 maio. 2022.