Banner Portal
Creative learning challenge Brazil
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem mão-na-massa
Criatividade
Formação profissional
Programas de fellowship

Como Citar

VALENTE, Ann Berger; BURD, Leo. Creative learning challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 9–29, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14504. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14504. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

O “Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil” é um programa do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab em parceria com a Fundação Lemann. Todo ano, o programa seleciona em torno de 10 educadores inovadores, os “fellows da aprendizagem criativa”, dedicados a contribuir para uma educação brasileira mais mão na massa, relevante, prazerosa e colaborativa para todos. Baseado na documentação de práticas reflexivas, bem como em materiais produzidos pelo Desafio e seus participantes, este artigo analisa o processo de desenvolvimento dos fellows à luz teórica do Construcionismo de Seymour Papert. Evidenciam práticas baseadas no Construcionismo em vários níveis, desde o processo de seleção, o desenvolvimento dos projetos, até o próprio formato do programa, constituindo uma vivência de aprendizagem e formação de líderes robusta e imersiva.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14504
PDF

Referências

ABELSON, H. Introductory Remarks to Essay 2. In: SOLOMON, C.; XIAO, X. (Eds.). Inventive Minds: Marvin Minsky on Education. Cambridge, MA: MIT Press, 2019.

AÇÃO PARCEIROS. Home page. https://www.acaoparceiros.org/. Accessed: August 20, 2019.

ACKERMANN, E. Pedagogical Perspective on Tinkering and Making. The Tinkering Studio, 2014. Available at: https://vimeo.com/104178407. Accessed: August 20, 2019.

ACKERMANN, E. Piaget’s constructivism Papert’s constructionism: What’s the difference? 5(3), 438. MIT Future of Learning Group publication, 2001. Available at: http://learning.media.mit.edu/content/publications/EA.Piaget%20_%20Papert.pdf. Accessed August 20, 2019.

BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2019. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2019/. Accessed: August 20, 2019.

BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2018. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2018/. Accessed: August 20, 2019.

BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2017. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2017/. Accessed: August 20, 2019.

DUCKWORTH, E. The Having of Wonderful Ideas: and other essays on teaching and learning. 3rd Edition. New York: Teachers College Press, 2006.

HAREL, I.; PAPERT, S. (Eds.). Constructionism: research reports and essays 1985-1990 by the Epistemology & Learning Research Group, The Media Laboratory, MIT. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation, 1991.

PAPERT, S. The Children’s Machine: rethinking school in the age of the computer. New York: Basic Books, 1993.

PETRICH, M.; WILKINSON, K.; BEVAN, B. It Looks Like Fun But What Are They Learning? In: HONEY, M.; KANTER, D.E. (Eds). Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators, New York: Routledge, 2013. p. 50-70.

REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Aprendizagem Criativa na Prática: DAC Brasil 2018. Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fundação Lemann, MIT Media Lab, 2018. Available at: http://porvir.org/publicacao-propoe-viagem-por-8-projetos-inspiradores-de-aprendizagem-criativa/. Accessed: August 20, 2019.

REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Welcome to the Creative Learning Village!: a hands-on introduction to Creative Learning. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/creative-village/. Accessed: August 20, 2019.

REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Home page. http://aprendizagemcriativa.org/. Accessed: August 20, 2019.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.

RESNICK, M. Mother’s Day, Warrior Cats, and Digital Fluency: Stories from the Scratch Online Community. Paper presented at Constructionism 2012. Proceedings, Athens, Greece: 2012. Available at: http://web.media.mit.edu/~mres/papers/mothers-day-warrior-cats.pdf. Accessed: August 20, 2019.

RODEGHIERO, C. Designing Creative Learning Activities. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/designing-activities/. Accessed: August 20, 2019.

SENGE, P.M. The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization. New York: Doubleday/Currency, 1990.

SENGE, P.M. Launching Innovation in Schools. Open EdX MITx 11.154x, Unit 2. Available at: https://www.edx.org/course/launching-innovation-in-schools. Accessed: October 21, 2017.

VAINE, T.E. Internal unpublished report, 2018.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR. Available at: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/38645. Accessed: August 20, 2019.

VALENTE, J. A.; BLIKSTEIN, P. Maker Education: Where Is the Knowledge Construction? Constructivist Foundations, v. 14, n. 3, p. 252-271, 2019. Available at: http://constructivist.info. Accessed: August 20, 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Ann Berger Valente, Leo Burd

Downloads

Não há dados estatísticos.