Creative learning challenge Brazil

a constructionism approach to educational leadership development

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14504

Palavras-chave:

Aprendizagem mão-na-massa, Criatividade, Formação profissional, Programas de fellowship

Resumo

O “Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil” é um programa do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab em parceria com a Fundação Lemann. Todo ano, o programa seleciona em torno de 10 educadores inovadores, os “fellows da aprendizagem criativa”, dedicados a contribuir para uma educação brasileira mais mão na massa, relevante, prazerosa e colaborativa para todos. Baseado na documentação de práticas reflexivas, bem como em materiais produzidos pelo Desafio e seus participantes, este artigo analisa o processo de desenvolvimento dos fellows à luz teórica do Construcionismo de Seymour Papert. Evidenciam práticas baseadas no Construcionismo em vários níveis, desde o processo de seleção, o desenvolvimento dos projetos, até o próprio formato do programa, constituindo uma vivência de aprendizagem e formação de líderes robusta e imersiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ann Berger Valente, Massachusetts Institute of Technology

Doutora em Ciências Médicas na Faculdade de Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas. Fellowship Manager, Lifelong Kindergarten Group at the Media Lab - Massachusetts Institute of Technology.

 

Leo Burd, Massachusetts Institute of Technology

Doutor em Media Arts and Sciences pela Massachusetts Institute of Technology (2007). Research Scientist da Massachusetts Institute of Technology.

 

Referências

ABELSON, H. Introductory Remarks to Essay 2. In: SOLOMON, C.; XIAO, X. (Eds.). Inventive Minds: Marvin Minsky on Education. Cambridge, MA: MIT Press, 2019.

AÇÃO PARCEIROS. Home page. https://www.acaoparceiros.org/. Accessed: August 20, 2019.

ACKERMANN, E. Pedagogical Perspective on Tinkering and Making. The Tinkering Studio, 2014. Available at: https://vimeo.com/104178407. Accessed: August 20, 2019.

ACKERMANN, E. Piaget’s constructivism Papert’s constructionism: What’s the difference? 5(3), 438. MIT Future of Learning Group publication, 2001. Available at: http://learning.media.mit.edu/content/publications/EA.Piaget%20_%20Papert.pdf. Accessed August 20, 2019.

BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2019. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2019/. Accessed: August 20, 2019.

BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2018. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2018/. Accessed: August 20, 2019.

BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2017. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2017/. Accessed: August 20, 2019.

DUCKWORTH, E. The Having of Wonderful Ideas: and other essays on teaching and learning. 3rd Edition. New York: Teachers College Press, 2006.

HAREL, I.; PAPERT, S. (Eds.). Constructionism: research reports and essays 1985-1990 by the Epistemology & Learning Research Group, The Media Laboratory, MIT. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation, 1991.

PAPERT, S. The Children’s Machine: rethinking school in the age of the computer. New York: Basic Books, 1993.

PETRICH, M.; WILKINSON, K.; BEVAN, B. It Looks Like Fun But What Are They Learning? In: HONEY, M.; KANTER, D.E. (Eds). Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators, New York: Routledge, 2013. p. 50-70.

REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Aprendizagem Criativa na Prática: DAC Brasil 2018. Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fundação Lemann, MIT Media Lab, 2018. Available at: http://porvir.org/publicacao-propoe-viagem-por-8-projetos-inspiradores-de-aprendizagem-criativa/. Accessed: August 20, 2019.

REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Welcome to the Creative Learning Village!: a hands-on introduction to Creative Learning. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/creative-village/. Accessed: August 20, 2019.

REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Home page. http://aprendizagemcriativa.org/. Accessed: August 20, 2019.

RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.

RESNICK, M. Mother’s Day, Warrior Cats, and Digital Fluency: Stories from the Scratch Online Community. Paper presented at Constructionism 2012. Proceedings, Athens, Greece: 2012. Available at: http://web.media.mit.edu/~mres/papers/mothers-day-warrior-cats.pdf. Accessed: August 20, 2019.

RODEGHIERO, C. Designing Creative Learning Activities. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/designing-activities/. Accessed: August 20, 2019.

SENGE, P.M. The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization. New York: Doubleday/Currency, 1990.

SENGE, P.M. Launching Innovation in Schools. Open EdX MITx 11.154x, Unit 2. Available at: https://www.edx.org/course/launching-innovation-in-schools. Accessed: October 21, 2017.

VAINE, T.E. Internal unpublished report, 2018.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR. Available at: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/38645. Accessed: August 20, 2019.

VALENTE, J. A.; BLIKSTEIN, P. Maker Education: Where Is the Knowledge Construction? Constructivist Foundations, v. 14, n. 3, p. 252-271, 2019. Available at: http://constructivist.info. Accessed: August 20, 2019.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

VALENTE, A. B.; BURD, L. Creative learning challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 9–29, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14504. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14504. Acesso em: 5 fev. 2023.