Resumo
O “Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil” é um programa do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab em parceria com a Fundação Lemann. Todo ano, o programa seleciona em torno de 10 educadores inovadores, os “fellows da aprendizagem criativa”, dedicados a contribuir para uma educação brasileira mais mão na massa, relevante, prazerosa e colaborativa para todos. Baseado na documentação de práticas reflexivas, bem como em materiais produzidos pelo Desafio e seus participantes, este artigo analisa o processo de desenvolvimento dos fellows à luz teórica do Construcionismo de Seymour Papert. Evidenciam práticas baseadas no Construcionismo em vários níveis, desde o processo de seleção, o desenvolvimento dos projetos, até o próprio formato do programa, constituindo uma vivência de aprendizagem e formação de líderes robusta e imersiva.
Referências
ABELSON, H. Introductory Remarks to Essay 2. In: SOLOMON, C.; XIAO, X. (Eds.). Inventive Minds: Marvin Minsky on Education. Cambridge, MA: MIT Press, 2019.
AÇÃO PARCEIROS. Home page. https://www.acaoparceiros.org/. Accessed: August 20, 2019.
ACKERMANN, E. Pedagogical Perspective on Tinkering and Making. The Tinkering Studio, 2014. Available at: https://vimeo.com/104178407. Accessed: August 20, 2019.
ACKERMANN, E. Piaget’s constructivism Papert’s constructionism: What’s the difference? 5(3), 438. MIT Future of Learning Group publication, 2001. Available at: http://learning.media.mit.edu/content/publications/EA.Piaget%20_%20Papert.pdf. Accessed August 20, 2019.
BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2019. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2019/. Accessed: August 20, 2019.
BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2018. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2018/. Accessed: August 20, 2019.
BURD, L. Resultado do Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2017. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/resultado-do-desafio-aprendizagem-criativa-brasil-2017/. Accessed: August 20, 2019.
DUCKWORTH, E. The Having of Wonderful Ideas: and other essays on teaching and learning. 3rd Edition. New York: Teachers College Press, 2006.
HAREL, I.; PAPERT, S. (Eds.). Constructionism: research reports and essays 1985-1990 by the Epistemology & Learning Research Group, The Media Laboratory, MIT. Norwood, NJ: Ablex Publishing Corporation, 1991.
PAPERT, S. The Children’s Machine: rethinking school in the age of the computer. New York: Basic Books, 1993.
PETRICH, M.; WILKINSON, K.; BEVAN, B. It Looks Like Fun But What Are They Learning? In: HONEY, M.; KANTER, D.E. (Eds). Design, Make, Play: Growing the Next Generation of STEM Innovators, New York: Routledge, 2013. p. 50-70.
REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Aprendizagem Criativa na Prática: DAC Brasil 2018. Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fundação Lemann, MIT Media Lab, 2018. Available at: http://porvir.org/publicacao-propoe-viagem-por-8-projetos-inspiradores-de-aprendizagem-criativa/. Accessed: August 20, 2019.
REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Welcome to the Creative Learning Village!: a hands-on introduction to Creative Learning. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/creative-village/. Accessed: August 20, 2019.
REDE BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA. Home page. http://aprendizagemcriativa.org/. Accessed: August 20, 2019.
RESNICK, M. Lifelong Kindergarten: Cultivating Creativity through Projects, Passion, Peers, and Play. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.
RESNICK, M. Mother’s Day, Warrior Cats, and Digital Fluency: Stories from the Scratch Online Community. Paper presented at Constructionism 2012. Proceedings, Athens, Greece: 2012. Available at: http://web.media.mit.edu/~mres/papers/mothers-day-warrior-cats.pdf. Accessed: August 20, 2019.
RODEGHIERO, C. Designing Creative Learning Activities. Available at: https://www.media.mit.edu/posts/designing-activities/. Accessed: August 20, 2019.
SENGE, P.M. The Fifth Discipline: The Art & Practice of The Learning Organization. New York: Doubleday/Currency, 1990.
SENGE, P.M. Launching Innovation in Schools. Open EdX MITx 11.154x, Unit 2. Available at: https://www.edx.org/course/launching-innovation-in-schools. Accessed: October 21, 2017.
VAINE, T.E. Internal unpublished report, 2018.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR. Available at: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/view/38645. Accessed: August 20, 2019.
VALENTE, J. A.; BLIKSTEIN, P. Maker Education: Where Is the Knowledge Construction? Constructivist Foundations, v. 14, n. 3, p. 252-271, 2019. Available at: http://constructivist.info. Accessed: August 20, 2019.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Ann Berger Valente, Leo Burd