Banner Portal
CONECTA
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
PDF

Palavras-chave

Aprendizagem criativa
Escola pública
Educação profissional

Como Citar

COTA, Iva Ribeiro; PAIVA, Tatiana Vieira dos Santos. CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 128–142, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14523. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14523. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta a configuração e as possibilidades do Centro de Oportunidades, Novidades, Experiências, Criações e Tecnologias para a Aprendizagem Criativa  -  CONECTA, realizado em uma escola pública de educação profissional no interior do Estado da Bahia, por meio do delineamento das práticas desenvolvidas nesse espaço, da ideia que o constitui, das conexões estabelecidas para o seu funcionamento e da metodologia embasada em ações e reconhecimento, por meio de um processo avaliativo que vislumbra novas dinâmicas para as práticas educacionais locais.

 

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14523
PDF

Referências

ADALBERTO, E. M. L. Movimento makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental I. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.

BORGES, K. S.; PERES, A.; CASTILHO, M. I.; FAGUNDES, L. C. Possibilidades e desafios de um espaço maker com objetivos educacionais. In: Revista Tecnologia Educacional. 2015. Disponível em: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/210.pdf#page=23. Acesso em: 12 jul. 2019.

COSTA, T. C. A. Uma abordagem construcionista da utilização dos computadores na educação. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e Aprendizagem, 3, 2010, Recife. Anais. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Thais-Cristina-Alves- Costa.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALEMBECK, E.; SANTOS, V. G. Aprendizagem criativa e significativa como estratégias para trabalhar ciências com as crianças: investigar, criar, programar. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1750-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

GAVASSA, R. C. F. B.; MUNHOZ, G. B.; MELLO, L. F.; CAROLEI, P. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil). In: Fablearn Conference. 1, 2016, São Paulo. Anais. Disponível em: https://fablearn.org/wpcontent/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_127.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (BRASIL). Plano de Educação Profissional da Bahia., Salvador, 2010/2011. Disponível em: http://escolas.educacao.ba.gov.br/legislacaoep. Acesso em: 12 nov. 2019.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. P. 15-33. 2015. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 11 nov. 2019.

PENTEADO, M. et al. A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho D’água, 2000. 80 p.

PEREIRA, E. A.; MARTINS, J. R.; ALVES, V. S.; DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 154-161, mai. 2009. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/38. Acesso em: 30 jul. 2019.

PRADO, M. E. B. B. O Uso do Computador na Formação do Professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/SED, 1999.

RESNICK, M. Dê uma chance aos Ps: projetos, parcerias, paixão, pensar brincando. Constructionism and Creativity conference, opening keynote. Vienna, 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Iva Ribeiro Cota, Tatiana Vieira dos Santos Paiva

Downloads

Não há dados estatísticos.