CONECTA

aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14523

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, Escola pública, Educação profissional

Resumo

Este trabalho apresenta a configuração e as possibilidades do Centro de Oportunidades, Novidades, Experiências, Criações e Tecnologias para a Aprendizagem Criativa  -  CONECTA, realizado em uma escola pública de educação profissional no interior do Estado da Bahia, por meio do delineamento das práticas desenvolvidas nesse espaço, da ideia que o constitui, das conexões estabelecidas para o seu funcionamento e da metodologia embasada em ações e reconhecimento, por meio de um processo avaliativo que vislumbra novas dinâmicas para as práticas educacionais locais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iva Ribeiro Cota, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docência no ensino superior (Fundação Novo Milênio).

 

Tatiana Vieira dos Santos Paiva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestra pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Especialista em Matemática - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora e orientadora de estágio do Curso Técnico em Informática no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista - Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Analista Universitário na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, integrando a Comissão Permanente de Licitação - COPEL.

 

Referências

ADALBERTO, E. M. L. Movimento makers e a aprendizagem criativa no ensino da matemática no fundamental I. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.

BORGES, K. S.; PERES, A.; CASTILHO, M. I.; FAGUNDES, L. C. Possibilidades e desafios de um espaço maker com objetivos educacionais. In: Revista Tecnologia Educacional. 2015. Disponível em: http://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2017/03/210.pdf#page=23. Acesso em: 12 jul. 2019.

COSTA, T. C. A. Uma abordagem construcionista da utilização dos computadores na educação. In: Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e Aprendizagem, 3, 2010, Recife. Anais. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Thais-Cristina-Alves- Costa.pdf. Acesso em: 30 jul. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALEMBECK, E.; SANTOS, V. G. Aprendizagem criativa e significativa como estratégias para trabalhar ciências com as crianças: investigar, criar, programar. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1750-1.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

GAVASSA, R. C. F. B.; MUNHOZ, G. B.; MELLO, L. F.; CAROLEI, P. Cultura Maker, Aprendizagem Investigativa por Desafios e Resolução de Problemas na SME-SP (Brasil). In: Fablearn Conference. 1, 2016, São Paulo. Anais. Disponível em: https://fablearn.org/wpcontent/uploads/2016/09/FLBrazil_2016_paper_127.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA (BRASIL). Plano de Educação Profissional da Bahia., Salvador, 2010/2011. Disponível em: http://escolas.educacao.ba.gov.br/legislacaoep. Acesso em: 12 nov. 2019.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. P. 15-33. 2015. Disponível em http://www2.eca.usp.br/moran/wpcontent/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 11 nov. 2019.

PENTEADO, M. et al. A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olho D’água, 2000. 80 p.

PEREIRA, E. A.; MARTINS, J. R.; ALVES, V. S.; DELGADO, E. I. A contribuição de John Dewey para a educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.3, no. 1, p. 154-161, mai. 2009. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/38. Acesso em: 30 jul. 2019.

PRADO, M. E. B. B. O Uso do Computador na Formação do Professor: um enfoque reflexivo da prática pedagógica. Coleção Informática para a Mudança na Educação. Brasília: MEC/SED, 1999.

RESNICK, M. Dê uma chance aos Ps: projetos, parcerias, paixão, pensar brincando. Constructionism and Creativity conference, opening keynote. Vienna, 2014.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

COTA, I. R.; PAIVA, T. V. dos S. CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 128–142, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14523. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14523. Acesso em: 31 jan. 2023.