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Aprender brincando!
Capa da Revista TSC, volume 6, Número 2, ano 2019 Número especial sobre Aprendizagem Criativa
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Palavras-chave

Pensamento computacional
Aprendizagem criativa
Metodologias ativas

Como Citar

ARAUJO, Katia; CANGUSSÚ, Marina; ALVES JUNIOR, Arlindo. Aprender brincando!. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 96–110, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14518. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14518. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A motivação deste artigo foi o de apresentar o projeto denominado EXPOTED (Exposição de Tecnologias na Educação), para inserir o Pensamento Computacional em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua-PA, através de Oficinas de Aprendizagem Criativa e de metodologias ativas, apresentadas como propostas do Departamento de Informática Educativa (DIED), que aplicou essas abordagens dentro do contexto destas escolas, que se encontravam com ou sem infraestruturas tecnológicas adequadas. Como objetivos, priorizou-se o de inserir a linguagem de programação Scratch nas práticas docentes por meio da Computação Criativa e desplugada, além da Introdução à robótica educacional com materiais alternativos, entre eles: papelão, garrafas pet e e-lixo, entre outros. Destaca-se como resultado o envolvimento de aproximadamente 10.000 alunos atendidos nesta proposta.

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14518
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Referências

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Copyright (c) 2019 Katia Araujo, Marina Cangussú, Arlindo Alves Junior

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