Edição temática sobre aprendizagem criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v6i2.14501

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, Ambiente virtual de aprendizagem, Pensamento computacional, Educação Mão na Massa, Scratch, Metodologias ativas, Formação de professores, Educação mão na massa

Resumo

A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 6 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência. Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências em tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação.

 

Referências

ARAUJO, K.; CANGUSSÚ, M.; ALVES JR., A. Aprender brincando!. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 96–110, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14518. Acesso em: 17 dez. 2019.

COTA, I. R.; PAIVA, T. V. dos S. CONECTA: aprendizagem criativa em uma escola pública de educação profissional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 128–142, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14523. Acesso em: 17 dez. 2019.

COUGHLAN, T.; JOHNSON, P. Understanding Productive, Structural and Longitudinal Interactions in the Design of Tools for Creative Activities. ACM C&C '09 Proceedings of the seventh ACM Conference on Creativity and Cognition. Berkeley, CA, USA, 2009, pp. 155-164.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Creativity: Flow and the Psychology of Discovery and Invention. New York: Harper Collins, 1996

GAVASSA, R. C. F. B. Ação promovendo a reflexão: abordagem formativa para engajamento de professores e alunos em processos de aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 111–127, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14521. Acesso em: 17 dez. 2019.

MELO, K. S. de; SILVA, A. V. M. da; RODRIGUES, V. R.; GONÇALVES, M. da S. M. Produção de memes como campanha contra as fake news: conciliando criatividade, humor, ativismo e formação docente. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 197–210, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14531. Acesso em: 17 dez. 2019.

MENDES FILHO, A. A Autorregulação, a autonomia e a autoria discente e docente através do uso do Scratch. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 81–95, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14515. Acesso em: 17 dez. 2019.

NICASTRO, F.; PINTO, E. M. M.; PAFFARO, S. A. B. Relato de prática de Aprendizagem Criativa na educação infantil. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 143–162, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14525. Acesso em: 17 dez. 2019.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980.

PINHEIRO, M. A.; BRECKENFELD, T. F. de M.; LYRA, M. C. D. P. Processos criativos e imaginação: O trabalho de Bavcar como metáfora sobre a condição dialógica da psique. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 30–48, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14506. Acesso em: 17 dez. 2019.

RESNICK, M. All I really need to know (about Creative Thinking) I learned (by Studying How Children Learn) in Kindergarten. ACM Creativity & Cognition conference, Washington DC, June 2007.

SAWYER, R. K. Group Creativity: Music, Theatre, Collaboration. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003.

SCHÖN, D. A. Educating the Reflective Practitioner. San Francisco. CA: Josey-Bass Publishers, 1987.

SILVA, O. J. M. da. O ensino de História mediado pelas TIC em uma escola pública do Município de Belém-PA: caminhos e desafios. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 163–182, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14526. Acesso em: 17 dez. 2019.

SOSTER, T. S. Educação Maker emancipatória. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 49–60, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14509. Acesso em: 17 dez. 2019.

SOUZA, A. dos S. R. de; SOUZA, D. G. de; LIMA, P. H. F.; SILVEIRA, S. O. Projetos de trabalho para a aprendizagem interdisciplinar de Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologias Digitais: uma experiência com alunos do 6º ano. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 183–196, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14529. Acesso em: 17 dez. 2019.

SOUZA, E. P. de; RUBIM, I. O. As dobras e os movimentos da aprendizagem criativa nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 61–80, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14513. Acesso em: 17 dez. 2019.

VALENTE, A. B.; BURD, L. Creative Learning Challenge Brazil: a constructionism approach to educational leadership development. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 9–29, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14504. Acesso em: 17 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-17

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Edição temática sobre aprendizagem criativa. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 1–8, 2019. DOI: 10.20396/tsc.v6i2.14501. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14501. Acesso em: 18 maio. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>