v. 10 n. 1 (2020): Música enquanto prática decolonial
Música enquanto prática decolonial

Apresentação

1-8
Editorial
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.16545
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.16545

Dossiê

Ramón Del Pino, João Casimiro Kahil Cohon, Leonardo Pellegrim Sanchez
9-17
Apresentação do dossiê: música enquanto prática decolonial
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.16546
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.16546
Carolina Gonçalves Alves
18-36
“Ô abre alas que eu quero passar”: rompendo o silêncio sobre a negritude de Chiquinha Gonzaga
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17604
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17604
Mateus Hayasaka
37-50
Um recorte da música japonesa na Exposição Universal de 1900
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17605
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17605
Yuri Pinto Ferreira
51-71
O que foi considerado, na década de 1950, uma música “ganesa”?
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17606
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17606
José Calixto Kahil Cohon
72-85
Mbaraka: a viola caipira Guarani Mbya
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17607
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17607
Gabriela Shimabuko
86-100
Asadoya Yunta: da resistência ao amor pelo colonizador
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17608
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17608
Marcello Messina, Carlos Mario Gómez Mejía, Leonardo Vieira Feichas, Carlos Eduardo da Silva, Arthur José de Souza Martins
101-121
Música experimental, técnicas estendidas e práticas criativas como ferramentas decoloniais: um relato de várias torções e tensões
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17609
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17609
Clarissa Lotufo de Souza, Liz Leticia Martinez Ramirez, Juliane Cristina Larsen
122-152
A presença da colonialidade na constituição de grades curriculares dos cursos de graduação em música de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17610
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17610
Luis Ricardo Silva Queiroz
153-199
Até quando Brasil? perspectivas decoloniais para (re)pensar o ensino superior em música
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17611
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17611
Alexandre Herbetta
200-220
Currículos mais musicais: considerações sobre transformações em matrizes curriculares indígenas, escolares e universitárias
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17612
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17612
Luiza Gaspar Anastácio
221-238
Modernidade, colonialidade e tradição: uma reflexão sobre o repertório padrão de concerto no estudo e prática do violino
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17613
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17613

Entrevista

João Casimiro Kahil Cohon; Frank Colon
239-249
Entrevista com o baterista e percussionista Dom Um Romão
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17614
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17614

Tradução

Zoe Sherinian; Eduardo Falcão
250-285
Etnomusicologia ativista e música marginalizada do sul da Ásia
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17615
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17615

Debate

Ramon Del Pino
286-309
Reflexões e possibilidades para uma autonomia estética da improvisação brasileira
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17616
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17616

Galeria

Tieta Macau
310-332
ANCÉS e outras macumbarias: poética visual de rastros insurgentes
https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17617
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17617