Sobre a Revista

Foco e Escopo

Proa: Revista de Antropologia e Arte é uma publicação semestral virtual, de acesso irrestrito, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS – IFCH – Unicamp). Sua primeira edição foi publicada em agosto de 2009. As linhas editoriais da Proa compreendem a Antropologia e Sociologia da Arte, Antropologia Visual, Etnomusicologia, Etnoestética, História da Arte, Patrimônio Cultural, Políticas Culturais, Práticas Artísticas Contemporâneas, Performances e Rituais. A proposta da revista é fomentar o diálogo entre as artes e as ciências sociais, dando espaço a contribuições nacionais e internacionais, no formato de resenhas, artigos, relatos de experiências, traduções, entrevistas, debates e exposições virtuais, incentivando a interdisciplinaridade e abrigando expressões artísticas e reflexões de diversas naturezas – da música à literatura, passando pelo cinema, pela fotografia, pelas artes indígenas e pela representação museológica, entre outras.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são inicialmente avaliadas por dois pareceristas anônimos, doutores e especialistas no tema da contribuição e externos tanto ao Comitê como ao Conselho Editorial. Em caso de um parecer ser favorável à publicação e o outro contrário, a contribuição é submetida à avaliação de um terceiro parecerista externo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto, gratuito e imediato ao seu conteúdo. Não são cobradas taxas pela submissão de manuscritos ou pelo acesso ao conteúdo publicado. Todas as edições e seu conteúdo estão licenciadas sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Isso significa que você ou qualquer pessoa possui o direito de:

  • Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
  • Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

(O licenciante não pode revogar esses direitos desde que você respeite os termos da licença)

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Periodicidade

A Proa: Revista de Antropologia e Arte é uma publicação semestral. Sua primeira edição foi publicada em agosto de 2009.

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Catalogação na Publicação elaborada por: Luciana Pietrosanto Milla - CRB-8ª/8129