Um recorte da música japonesa na Exposição Universal de 1900
Uma foto de pés descalços com adornos de conchas nos tornozelos em meio a areia, com a marca da revista exibida na parte inferior central da imagem.
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Palavras-chave

Exposição universal
Música japonesa
Oriente

Como Citar

HAYASAKA, Mateus. Um recorte da música japonesa na Exposição Universal de 1900. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 37–50, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17605. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17605. Acesso em: 13 jul. 2024.

Resumo

O interesse ocidental pela música japonesa através do Exotismo em Madama Butterfly de Puccini e outros foi estendido para as Exposições de 1889 e 1900 em Paris que viabilizaram o primeiro contato em larga escala da música oriental no ocidente. Este trabalho discorre sobre esta ocorrência na Exposição de 1900, procurando analisar como a música japonesa, ainda sem traços de ocidentalização, foi percebida, identificada e assimilada pelo ouvinte ocidental.

https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17605
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Copyright (c) 2020 Mateus Bruno Hayasaka

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