Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto tem até 50 mil caracteres sem espaços, o que resulta em cerca de 20 laudas.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Proa: Revista de Antropologia e Arte recebe contribuições em fluxo contínuo das seguintes linhas editoriais: Antropologia e Sociologia da Arte, Antropologia Visual, Etnomusicologia, Etnoestética, História da Arte, Patrimônio Cultural, Políticas Culturais, Práticas Artísticas Contemporâneas, Performances e Rituais.

As contribuições podem ser em português, inglês, espanhol e francês.

Não há qualquer taxa para a submissão de contribuições para a revista. Do mesmo modo, depois de aprovado, todo material é compartilhado livremente e sem qualquer custo para os leitores e autores no nosso site. A seguir, as diretrizes para o envio:

Artigos:

  • Os artigos devem ser inéditos e originais, e não podem estar sendo avaliados por outros periódicos.

  • Devem conter no máximo 50 mil caracteres, sem espaços, excluindo as notas e as referências bibliográficas (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5).

  • O resumo deve preceder o texto, com até 800 caracteres, e de três a cinco palavras-chave, além do título – todos em português e em inglês.

  • O Comitê Editorial julgará se o artigo corresponde a uma das linhas editoriais da revista. Ao ser julgado de interesse, o artigo será avaliado por dois pareceristas doutores e especialistas no tema, externos ao comitê e ao conselho editorial, e que não terão contato com o outro parecer feito sobre o mesmo texto. Caso a decisão seja conflituosa, enviamos o texto a um terceiro parecer, para decidirmos sobre publicação. O nome dos pareceristas e dos autores serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.

Ensaios (Áudio) Visuais

  • Serão aceitos ensaios visuais inéditos que dialoguem com as linhas editoriais da revista. Deve conter título e uma apresentação de até 400 palavras.

  • Imagens: serão aceitas de 5 até 20 imagens digitalizadas por Ensaio, com legendas, em formato .jpeg com 300 dpis (pixels/polegadas) e no máximo 5MB.

  • Vídeo: os filmes (em alta definição) deverão ser hospedados na internet, com link privado, junto com a apresentação em texto.

  • O Comitê Editorial julgará se o ensaio corresponde a uma das linhas editoriais da revista. Ao ser julgado de interesse, o ensaio será avaliado por dois pareceristas especialistas no tema, e que não terão contato com o outro parecer feito sobre o mesmo ensaio. Caso a decisão seja conflituosa, enviamos o ensaio a um terceiro parecer, para decidirmos sobre publicação. O nome dos pareceristas e dos autores serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.

Resenhas

  • Devem ter um título e conter até 8 mil caracteres, sem espaços, incluindo as notas e as referências bibliográficas (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5)

  • Aceitamos resenhas críticas de livros, filmes, documentários, exposições e eventos que sejam de interesse antropológico e/ou artístico.

  • A decisão pela publicação da resenha será responsabilidade do Comitê Editorial.

Entrevistas

  • Devem conter até 40 mil caracteres sem espaços, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5)

  • As entrevistas devem ser inéditas e ter como tema as áreas de interesse da revista.

  • A avaliação e a decisão sobre a publicação da entrevista será responsabilidade do Comitê Editorial

Dossiês

  • Para essa seção serão lançadas chamadas com temas específicos, organizados pelo Comitê Editorial ou por professores convidados, na forma de dossiês temáticos.

  • Todos os artigos recebidos para o dossiê passarão pelos mesmos parâmetros indicados anteriormente para as contribuições em fluxo contínuo, com envio para dois pareceristas externos. Caso a decisão seja conflituosa, os organizadores do dossiê decidirão sobre sua publicação.

Relatos & Experiências

  • Serão aceitos relatos de pesquisas e de experiências de campo que dialoguem com as linhas editoriais da revista.
  • Devem conter até 5 mil palavras, incluindo notas e bibliografia (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5)

  • A decisão pela publicação será responsabilidade do Comitê Editorial.

Debates

  • Nesta seção pesquisadores são convidados pelo Comitê Editorial para escreverem artigos que debatem uma tema em comum.

Galeria

  • Essa seção conta com contribuições de artistas convidados pelo Comitê Editorial.

Projeto Artístico da Revista

  • A revista lançará chamadas periódicas para os projetos artísticos de cada volume. Essas chamadas poderão ser gerais ou com um tema específico.

  • O projeto artístico dirá respeito a capa e as ilustrações de cada seção, além dos cabeçalhos do site e do facebook.

  • A avaliação e a decisão sobre o projeto artístico escolhido para cada volume será responsabilidade do Comitê Editorial.

Regras para citações e referências

  • A revista segue as normas da ABNT em vigência, em especial as NBRs 6023, 6024, 6027, 6028, 10520 e 14724. O sistema de citação utilizado é o autor-data.
  • Exemplos para normalização de referências:

    LIVRO - SOBRENOME, Nome. Título do livro (negrito): subtítulo. Local de publicação: editora, ano. [GELL, Alfred. Arte e agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu, 2018.].

    CAPÍTULO DE LIVRO - SOBRENOME, Nome. Título do capítulo (sem aspas): subtítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro (negrito): subtítulo. Local de publicação: editora, ano. [SALES, Lilian. A controvérisa em torno da liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil: justificativas e moralidades. In: MONTERO, Paula (org.) Religiões e Controvérsias Públicas: experências, práticas sociais e discursos. São Paulo: Terceiro Nome; Campinas: Editora da Unicamp, 2015.]

    ARTIGOS EM REVISTAS

     - SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (negrito), local de publicação, volume (se houver), número, páginas, data. [VIEIRA, Suzane de Alencar. Fotografia como testemunho. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 1, n. 1, p. 48-66, nov. 2009. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2393. Acesso em: 11/10/2021]

    TCC, DISSERTAÇÃO E TESES  - SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese (em negrito): subtítulo. Ano de depósito. Número de páginas (xx f.). TCC/Dissertação/Tese (Curso de pós graduação ou graduação), Instituto/faculdade, Universidade, ano de publicação. [GODOY, Adriano. Cultivando a casa de Maria: materialidades da Basílica Nacional de Aparecida. 2020. 306 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2020.]

    PUBLICAÇÕES DISPONÍVEIS EM MEIO ELETRÔNICO - seguir os critérios acima e acrescentar endereço eletrônico e data de acesso. [VIEIRA, Suzane de Alencar. Fotografia como testemunho. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 1, n. 1, p. 48-66, nov. 2009. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2393. Acesso em: 11/10/2021]

Para casos específicos, consulte sempre as NBRs supracitadas.

Artigos

O Comitê Editorial julgará se o artigo corresponde a uma das linhas editoriais da revista. Ao ser julgado de interesse, o artigo será avaliado por dois pareceristas doutores e especialistas no tema, externos ao comitê e ao conselho editorial, e que não terão contato com o outro parecer feito sobre o mesmo texto. Caso a decisão seja conflituosa, enviamos o texto a um terceiro parecer, para decidirmos sobre publicação. O nome dos pareceristas e dos autores serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.

Galeria

Essa seção conta com contribuições de artistas convidados pelo Comitê Editorial.

Ensaios (Áudio) Visuais

O Comitê Editorial julgará se o artigo corresponde a uma das linhas editoriais da revista. Ao ser julgado de interesse, o ensaio será avaliado por dois pareceristas especialistas no tema, e que não terão contato com o outro parecer feito sobre o mesmo ensaio. Caso a decisão seja conflituosa, enviamos o ensaio a um terceiro parecer, para decidirmos sobre publicação. O nome dos pareceristas e dos autores serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.