Diretrizes para Autores
A Proa: Revista de Antropologia e Arte recebe contribuições em fluxo contínuo das seguintes linhas editoriais: Antropologia e Sociologia da Arte, Antropologia Visual, Etnomusicologia, Etnoestética, História da Arte, Patrimônio Cultural, Políticas Culturais, Práticas Artísticas Contemporâneas, Performances e Rituais.
As contribuições podem ser em português, espanhol e inglês.
Todas as submissões devem ser inéditas e originais, e não podem estar sendo avaliadas por outro periódico. Utilize nosso template de normalização ao preparar seu manuscrito para submissão.
No caso das seções de Artigos e Ensaios (Áudio) Visuais, as pessoas editoras avaliarão se a submissão se encaixa no escopo da revista. Em caso positivo, o artigo será avaliado por dois pareceristas doutores e especialistas no tema, externos ao comitê e ao conselho editorial, e que não terão contato com o outro parecer feito sobre o mesmo texto. Caso a decisão seja conflituosa, enviamos o texto a um terceiro parecerista. Se os pareceres forem positivos com recomendações de correção e alteração, caberá às pessoas editoras avaliar se será necessária uma nova rodada de avaliação após o envio do texto com as alterações pelas pessoas autoras. O nome de pareceristas e pessoas autoras serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.
Não há qualquer taxa para a submissão de contribuições para a revista. Do mesmo modo, depois de aprovado, todo material é compartilhado livremente e sem qualquer custo para pessoas autoras e leitoras no site da revista. A seguir, as diretrizes de submissão de cada seção:
Artigos:
- Devem conter no máximo 50 mil caracteres, sem espaços, excluindo as notas e as referências bibliográficas;
- O resumo deve preceder o texto, ter de 100 a 250 palavras, e de três a cinco palavras-chave, além do título – também devem ser fornecidas versões em português, inglês e espanhol;
- Avaliação duplo-cega por pareceristas externos.
Ensaios (Áudio) Visuais
- Devem conter título e uma apresentação de até 400 palavras;
- Imagens: serão aceitas de 5 até 20 imagens digitalizadas por Ensaio, com legendas, em formato .jpeg ou .png com 300 DPIs (pontos por polegadas) e no máximo 5MB por imagem;
- Vídeo: os filmes (em alta definição) deverão ser hospedados na internet, com link privado, junto com a apresentação em texto;
- Avaliação duplo-cega por pareceristas externos.
Resenhas:
- Devem ter um título e conter até 8 mil caracteres, sem contar espaços, incluindo as notas e as referências bibliográficas;
- Aceitamos resenhas críticas de livros, filmes, documentários, exposições e eventos que sejam de interesse antropológico e/ou artístico;
- Não há necessariamente avaliação por pares. A decisão pela publicação da resenha será responsabilidade do Comitê Editorial.
Entrevistas
- Devem conter até 40 mil caracteres, sem contar espaços, incluindo notas e bibliografia;
- Não há necessariamente avaliação por pares. A avaliação e a decisão sobre a publicação da entrevista será responsabilidade do Comitê Editorial.
Dossiês
A seção de Dossiês compreende coletâneas de artigos e/ou ensaios temáticos organizados pelo Comitê Editorial, por pessoas pesquisadoras convidadas, ou selecionadas por meio de chamadas.
- Todos os artigos e ensaios recebidos para o dossiê passarão pelos mesmos parâmetros indicados anteriormente para as contribuições em fluxo contínuo, com envio para dois pareceristas externos. Caso a decisão seja conflituosa, os organizadores do dossiê decidirão sobre sua publicação ou não.
Relatos & Experiências
São relatos de pesquisas e de experiências de campo que dialoguem com as linhas editoriais da revista.
- Devem conter até 5 mil palavras, incluindo notas e bibliografia. Casos que excedam esse limite podem ser publicados a depender de decisão do Comitê Editorial.
- Não há necessariamente avaliação por pares. A decisão pela publicação será responsabilidade do Comitê Editorial.
Debates
Nesta seção, pessoas pesquisadoras são convidadas pelo Comitê Editorial para escreverem artigos que debatem um tema em comum.
Galeria
Esta seção conta com contribuições de pessoas artistas convidadas pelo Comitê Editorial, assim como recebe as publicações vencedoras do Prêmio Mariza Corrêa de Antropologia Visual.
Projeto artístico da revista
A revista poderá lançar chamadas para os projetos artísticos de cada volume. Essas chamadas poderão ser gerais ou com um tema específico. O projeto artístico dirá respeito a capa e as ilustrações de cada seção, além dos cabeçalhos do site e das redes sociais. A avaliação e a decisão sobre o projeto artístico escolhido para cada volume será responsabilidade do Comitê Editorial.
Regras para citações e referências:
A revista segue as normas da ABNT em vigência, em especial as NBRs 6023, 6024, 6027, 6028, 10520 e 14724. O sistema de citação utilizado é o autor-data. Exemplos para normalização de referências:
Livro - SOBRENOME, Nome. Título do livro (negrito): subtítulo. Local de publicação: editora, ano. [GELL, Alfred. Arte e agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu, 2018.].
Capítulo de livro - SOBRENOME, Nome. Título do capítulo (sem aspas): subtítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro (negrito): subtítulo. Local de publicação: editora, ano.
[SALES, Lilian. A controvérsia em torno da liberação das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil: justificativas e moralidades. In: MONTERO, Paula (org.) Religiões e Controvérsias Públicas: experiências, práticas sociais e discursos. São Paulo: Terceiro Nome; Campinas: Editora da Unicamp, 2015.]
Artigos em revistas - SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (negrito), local de publicação, volume (se houver), número, páginas, data.
[VIEIRA, Suzane de Alencar. Fotografia como testemunho. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 1, n. 1, p. 48-66, nov. 2009. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16411. Acesso em: 11 out. 2021.]
TCCs, dissertações e teses - SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese (em negrito): subtítulo. Ano de depósito. Número de páginas (xx f.). TCC/Dissertação/Tese (Curso de pós-graduação ou graduação), Instituto/faculdade, Universidade, ano de publicação.
[GODOY, Adriano. Cultivando a casa de Maria: materialidades da Basílica Nacional de Aparecida. 2020. 306 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, 2020.]
Publicações disponíveis em meios eletrônicos - seguir os critérios acima e acrescentar endereço eletrônico e data de acesso.
[VIEIRA, Suzane de Alencar. Fotografia como testemunho. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, v. 1, n. 1, p. 48-66, nov. 2009. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/16411. Acesso em: 11 out. 2021.]
Para casos específicos, consulte sempre as NBRs supracitadas.