Asadoya Yunta
Uma foto de pés descalços com adornos de conchas nos tornozelos em meio a areia, com a marca da revista exibida na parte inferior central da imagem.
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Palavras-chave

Apropriação cultural
Colonialismo
Okinawa
Línguas de Ryukyu

Como Citar

SHIMABUKO, Gabriela. Asadoya Yunta: da resistência ao amor pelo colonizador. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 86–100, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17608. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17608. Acesso em: 13 jul. 2024.

Resumo

Músicas folclóricas comumente expressam sentimentos generalizados entre aqueles que as criam e interpretam: ora transmitem o espírito de celebrações e rituais, ora articulam sofrimento e resistência política. Asadoya Yunta, das ilhas Yaeyama (Okinawa), é um exemplo de insatisfação popular para com as empreitadas colonizadoras conduzidas pelo Japão, particularmente no século XIX; mas, quando é traduzida para o japonês, a temática anticolonialista desaparece, dando lugar a uma canção de amor, inofensiva em seu conteúdo. Assim, este trabalho procura demonstrar, através do estudo de caso de Asadoya Yunta, como a retirada de elementos contextuais de textos criativos serve um propósito estratégico em relações de poder assimétricas, esvaziando o texto de sentido e despolitizando seu significado.

https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17608
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Copyright (c) 2020 Gabriela Shimabuko

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