O que foi considerado, na década de 1950, uma música “ganesa”?
Uma foto de pés descalços com adornos de conchas nos tornozelos em meio a areia, com a marca da revista exibida na parte inferior central da imagem.
PDF

Palavras-chave

Cultura popular
Música
Nacionalismo

Como Citar

FERREIRA, Yuri Pinto. O que foi considerado, na década de 1950, uma música “ganesa”?. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 51–71, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17606. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17606. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explicitar os principais elementos constituintes de um artefato da cultura popular, o estilo musical highlife, que surgiu no início da década de 1900 na Costa do Ouro e que, na década de 1950, fora vinculado por atores políticos ao esforço anticolonial. As práticas associadas a tal estilo musical, provenientes de vários lugares do globo, foram tomados ideologicamente enquanto os signos par excellence de uma distintividade “africana” e “ganesa”. Neste trabalho pretendo explicitar o processo de africanização das práticas associadas a tal estilo musical. Para tanto, será elaborado um mapeamento acerca das teorias sobre cultura popular e, posteriormente, elencarei dados bibliográficos relativos ao contexto histórico analisado.

https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17606
PDF

Referências

ADORNO, Theodor W. et al. O fetichismo na música e a regressão da audição. Os pensadores, v. 48, p. 173-199, 1999.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, v. 8, 2008.

ARANTES, Antonio Augusto. O que é cultura popular. Brasiliense, 2017.BARBER, Karin (Ed.). Readings in African popular culture. Indiana University Press, 1997.

BHABHA, Homi. Of mimicry and man. Tensions of Empire, University of California Press, Berkeley, p. 152-60, 1997.

BLYDEN, Edward W. The Origin and Purpose of African Colonization. 1883.

COLLINS, Edmond John. Ghanaian highlife. African Arts, v. 10, n. 1, p. 62-68, 1976.

COLLINS, Edmond John. Highlife Giants: West African Dance Band Pioneers. Abuja: Cassava Republic Press, 2016.

COLLINS, Edmond John. One hundred years of censorship in Ghanaian popular music performance. Popular music censorship in Africa, p. 171-186, 2006.

COLLINS, Edmond John. The early history of West African highlife music. Popular Music, v. 8, n. 3, p. 221-230, 1989.

COLLINS, Edmond John. Highlife time. Anansesem Publications, 1996.

HALE, Sjarief. Kente cloth of Ghana. African Arts, v. 3, n. 3, p. 26-29, 1970.

HAMER, John. Sidamo Generational Class Cycles: A Political Gerontocracy. Africa, v. 40: 50-70, 1970.

HANNERZ, Ulf. The world in creolisation. Africa, v. 57, n. 4, p. 546-559, 1987.

LEVINE, Robert, 1976. Patterns of Personality in Africa. In DeVos, George A. (ed.), Respons-es to Change: Society, Culture, and Personality. New York: D. Van Nostrand.

NKRUMAH, Kwame; ARRIGONI, Roberta; NAPOLITANO, Giorgio. Africa must unite. London: Heinemann, 1963b.

NKRUMAH, Kwame. The African genius: Speech delivered by Osagyefo Dr. Kwame Nkru-mah... at the opening of the Institute of African Studies, 25 Oct., 1963a.

NKRUMAH, Kwame. Consciencism. NYU Press, 1970.

NKRUMAH, Kwame. Towards colonial freedom: Africa in the struggle against world imperialism. Guinea Press, 1945.

PLAGEMAN, Nate. Highlife Saturday night: Popular music and social change in urban Ghana. Indiana University Press, 2013.

POE, Daryl Zizwe. Kwame Nkrumah’s Contribution to Pan-African Agency: An Afrocentric Analysis. Routledge, 2004.

SHIPLEY, Jesse Weaver. The Birth of Ghanaian Hiplife: Urban Style, Black Thought, Proverbial Speech. Hip Hop Africa: New African Music in a Globalizing World, p. 29-56, 2012.

TRAJANO FILHO, Wilson. Influence and Borrowing: Reflections on Decreolization and Pidginization of Cultures and Societies. In: Creolization and Pidginization in Contexts of Pos-tcolonial Diversity. Brill, 2018. p. 334-359.

VAN DER GEEST, Sjaak; ASANTE-DARKO, Nimrod K. The political meaning of Highlife songs in Ghana. African Studies Review, v. 25, n. 1, p. 27-35, 1982.

WILSON, Monica, 1965. Nyakyusa Age-Villages. In Ottenberg, Simon and Phoebe Ottenberg (eds.), Cultures and Societies of Africa. New York: Random House.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Yuri Pinto Ferreira

Downloads

Não há dados estatísticos.