O que foi considerado, na década de 1950, uma música “ganesa”?
Uma foto de pés descalços com adornos de conchas nos tornozelos em meio a areia, com a marca da revista exibida na parte inferior central da imagem.
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Palavras-chave

Cultura popular
Música
Nacionalismo

Como Citar

FERREIRA, Yuri Pinto. O que foi considerado, na década de 1950, uma música “ganesa”?. Proa: Revista de Antropologia e Arte, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 51–71, 2020. DOI: 10.20396/proa.v10i1.17606. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/proa/article/view/17606. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo explicitar os principais elementos constituintes de um artefato da cultura popular, o estilo musical highlife, que surgiu no início da década de 1900 na Costa do Ouro e que, na década de 1950, fora vinculado por atores políticos ao esforço anticolonial. As práticas associadas a tal estilo musical, provenientes de vários lugares do globo, foram tomados ideologicamente enquanto os signos par excellence de uma distintividade “africana” e “ganesa”. Neste trabalho pretendo explicitar o processo de africanização das práticas associadas a tal estilo musical. Para tanto, será elaborado um mapeamento acerca das teorias sobre cultura popular e, posteriormente, elencarei dados bibliográficos relativos ao contexto histórico analisado.

https://doi.org/10.20396/proa.v10i1.17606
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