Banner Portal
v. 4 n. 1 (2017)
Edição temática sobre Pensamento Computacional

ISSN: 2318-8839

Editorial

Maria Cecília Calani Baranauskas, José Armando Valente
1-6
Edição temática sobre Pensamento Computacional
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14481
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14481

Artigos convidados

José Armando Valente, Fernanda Maria Pereira Freire, Flavia Linhalis Arantes, João Vilhete Viegas d´Abreu, Tel Amiel, Maria Cecília Calani Baranauskas
7-22
Alan Turing tinha pensamento computacional? Reflexões sobre um campo em construção
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14482
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14482
Ken Kahn
23-42
A half-century perspective on computational thinking
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14483
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14483

Artigos

Humberto Augusto Piovesana Zanetti, Marcos Augusto Francisco Borges, Valéria Cristina Gomes Leal, Igor Yukio Matsuzaki
43-58
Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14484
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14484
Carla Lopes Rodriguez, Rachel Carlos Duque Reis, Seiji Isotani
59-81
Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14485
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14485
Marli Fátima Vick Vieira, André Luiz Maciel Santana, André Luís Alice Raabe
82-106
Do logo ao pensamento computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem logo nas escolas brasileiras
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14486
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14486
Rubens Lacerda Queiroz, Fábio Ferrentini Sampaio, Mônica Pereira dos Santos
107-129
Pensamento computacional, robótica e educação
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14487
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14487

Relatos de experiência

Fernanda Quaresma da Silva, Thalita de Araújo Medeiros, Thais Fernandes Pereira
130-143
Tecnologias e práticas educativas: criando mídias digitais com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I de um colégio de aplicação
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14488
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14488
Neuza Terezinha Oro, Ariane Mileidi Pazinato, Lucia Maria Martins Martins, Thaisa Leal da Silva
144-163
Programação de computadores com o scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de hackers
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14489
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14489
Arlindo Flavio da Conceição, Luiz Carlos de Lima, Roseli Aparecida Ferreira, Denise Stringhini
164-178
Programa escola interativa: a iniciativa de educação digital de São José dos Campos-SP
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14490
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14490

Teses e Dissertações

Marleny Luque Carbajal
179-182
Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças
https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14491
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14491