Programação de computadores com o scratch

contando histórias construídas por alunos da escola de hackers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14489

Palavras-chave:

Programação, Scratch, Escola

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da programação envolvida em animações criadas por estudantes da Escola de Hackers, usando o software Scratch 2.0. A Escola de Hackers é um projeto interinstitucional entre a Secretaria Municipal de Passo Fundo, a Universidade de Passo Fundo, a Faculdade Meridional e o Instituto Federal Sul Rio Grandense, que oportunizam espaço para a aprendizagem de programação de computadores, desenvolvendo habilidades de autonomia e criatividade. Nesta análise procuramos evidenciar conhecimentos científicos aplicados na construção dos cenários, atores e códigos de programação de animações de histórias natalinas. As animações neste artigo foram elaboradas por alunos da escola municipal Notre Dame, como encerramento do ano letivo de 2014.


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Biografia do Autor

Neuza Terezinha Oro, Universidade de Passo Fundo

Mestrado em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Professor Titular III da Universidade de Passo Fundo.

Ariane Mileidi Pazinato, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Ensino de Ciênicias e Matemática pela Universidade de Passo Fundo.  Docente da IMED. Coordenadora e docente titular da área da Matemática do Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI). Pesquisador e Bolsista de Produtividade em Pesquisa com dedicação exclusiva ao CETID - Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital da Fundação Meridional.

 

Lucia Maria Martins Martins, Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital da Fundação Meridional

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa. Pesquisador e Bolsista de Produtividade em Pesquisa com dedicação exclusiva ao CETID - Centro de Pesquisa, Tecnologia e Inovação Digital da Fundação Meridional.

Thaisa Leal da Silva, Faculdade Meridional

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade de Coimbra. Docente da Faculdade Meridional - IMED.

 

Referências

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Publicado

20-12-2017

Como Citar

ORO, N. T.; PAZINATO, A. M.; MARTINS, L. M. M.; SILVA, T. L. da. Programação de computadores com o scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de hackers. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 144–163, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14489. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14489. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Relatos de experiência