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Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças
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Palavras-chave

Design
Programação tangível
Crianças

Como Citar

CARBAJAL, Marleny Luque. Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 179–182, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14491. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14491. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

Existem muitos estudos que demonstram que  contato com programação tem impacto positivo no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio-emocionais das crianças. Programação tem sido discutida como uma forma de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional nas crianças. No entanto, existem barreiras para a aprendizagem da programação; uma delas é o fato de a maioria das linguagens de programação existentes serem baseadas em abstrações na forma de textos e símbolos que são difíceis de entender, para elas. Uma forma potencialmente facilitada de introduzir as crianças à programação são as Interfaces Tangíveis. A abordagem das Interfaces Tangíveis propõe embutir elementos computacionais em materiais concretos, criando um recurso didático que une as vantagens da manipulação física à interação  multimídia providas pela tecnologia.

https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14491
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Referências

BARANAUSKAS, M.C.C.; MARTINS, M.C.; VALENTE, J.A. Codesignde Redes Digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Penso Editora, 2013.

LUQUE CARBAJAL, Marleny. Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) –Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, 2016

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Copyright (c) 2017 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

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