Resumo
Existem muitos estudos que demonstram que contato com programação tem impacto positivo no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sócio-emocionais das crianças. Programação tem sido discutida como uma forma de estimular o desenvolvimento do pensamento computacional nas crianças. No entanto, existem barreiras para a aprendizagem da programação; uma delas é o fato de a maioria das linguagens de programação existentes serem baseadas em abstrações na forma de textos e símbolos que são difíceis de entender, para elas. Uma forma potencialmente facilitada de introduzir as crianças à programação são as Interfaces Tangíveis. A abordagem das Interfaces Tangíveis propõe embutir elementos computacionais em materiais concretos, criando um recurso didático que une as vantagens da manipulação física à interação multimídia providas pela tecnologia.
Referências
BARANAUSKAS, M.C.C.; MARTINS, M.C.; VALENTE, J.A. Codesignde Redes Digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Penso Editora, 2013.
LUQUE CARBAJAL, Marleny. Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) –Instituto de Computação, Universidade Estadual de Campinas, 2016
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