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Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional
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Palavras-chave

Ensino de programação
Scratch
Oficina
Pensamento computacional

Como Citar

ZANETTI, Humberto Augusto Piovesana; BORGES, Marcos Augusto Francisco; LEAL, Valéria Cristina Gomes; MATSUZAKI, Igor Yukio. Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 43–58, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14484. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14484. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta para um conjunto de práticas pedagógicas, com o objetivo de explorar o conteúdo de Lógica de Programação e Pensamento Computacional, em uma abordagem motivadora e criativa. São propostas atividades de Programação para crianças de 10 a 13 anos de idade usando como ferramenta de programação o ambiente Scratch. Essas atividades podem ser aplicadas em um contexto formal de ensino, em escolas que tenham uma carga horária específica para ensino de Computação ou em atividades fora do contexto formal da escola, em ambientes diferenciados de aprendizado.


Palavras-chave: Ensino de programação; Scratch; Pensamento Computacional; Oficina.

https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14484
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