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Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola
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Palavras-chave

Avaliação
Desafios de lógica
Pensamento computacional
Dr. Scratch

Como Citar

RODRIGUEZ, Carla Lopes; REIS, Rachel Carlos Duque; ISOTANI, Seiji. Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 59–81, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14485. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14485. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Pesquisas na área de Informática na Educação ressaltam a importância de promover na escola o desenvolvimento de competências associadas aos princípios do pensamento computacional. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de Pré-Iniciação Científica, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Médio-Técnico, para a aquisição, aprimoramento e avaliação do pensamento computacional, por meio de desafios de lógica usando a linguagem de programação Scratch. Este estudo insere-se no âmbito de uma pesquisa mista, utilizando uma abordagem interpretativa para a análise dos dados. Os resultados foram analisados e discutidos com base nas dimensões do pensamento computacional: conceitos, práticas e perspectivas, confirmando que as estratégias de avaliação adotadas contribuíram para evidenciar o grau evolutivo de desempenho dos alunos.



https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14485
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