Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola

Resources and strategies to develop and evaluate Computational Thinking in the school

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Desafios de lógica, Pensamento computacional, Dr. Scratch

Resumo

Pesquisas na área de Informática na Educação ressaltam a importância de promover na escola o desenvolvimento de competências associadas aos princípios do pensamento computacional. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de Pré-Iniciação Científica, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Médio-Técnico, para a aquisição, aprimoramento e avaliação do pensamento computacional, por meio de desafios de lógica usando a linguagem de programação Scratch. Este estudo insere-se no âmbito de uma pesquisa mista, utilizando uma abordagem interpretativa para a análise dos dados. Os resultados foram analisados e discutidos com base nas dimensões do pensamento computacional: conceitos, práticas e perspectivas, confirmando que as estratégias de avaliação adotadas contribuíram para evidenciar o grau evolutivo de desempenho dos alunos.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Lopes Rodriguez, Universidade Federal do ABC

Doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora adjunta no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC. 

http://lattes.cnpq.br/6993919715946523

Rachel Carlos Duque Reis, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Professora adjunta na Universidade Federal Viçosa, campus Rio Paranaíba (UFV-CRP).

http://lattes.cnpq.br/5006074852436835

Seiji Isotani, ICMC/USP

Seiji Isotani é Professor Titular na área de Computação e Tecnologias Educacionais junto ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP). Possui Doutorado em Engenharia da Informação na Osaka University (Japão)

 http://lattes.cnpq.br/3030047284254233

 

Referências

BELL, T.; WITTEN, I. H.; FELLOWS, M. Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem uso do computador. 2011. Tradução por Luciano Porto Barreto. Disponível em: <http://csunplugged.org>. Acesso em: 12 ago. 2016.

BLIKSTEIN, P. O Pensamento Computacional e a Reinvenção do Computador na Educação, 2008. Disponível em: <http://bit.ly/1lXlbNn>. Acesso em: 12 de ago. 2016.

BRENNAN, K.; BALCH, C.; CHUNG, M. Creative computing: An Introductory Computing Curriculum Using Scratch. MIT Harvard Graduate School of Education, 2014.

BRENNAN, K.; RESNICK, M. New frameworks for studying and assessing the development of computational thinking. American Educational Research Association meeting, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/Fr8gtF>. Acesso em: 12 ago. 2016.

CARVALHO, M. L. B. de; CHAIMOWICZ, L.; MORO, M. M. Pensamento Computacional no Ensino Médio Mineiro. XXI Workshop sobre Educação em Computação, p. 641-650, 2013.

FRANÇA, R. S. de; AMARAL, H. J. C. do. Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch. XIX Workshop de Informática na Escola, p. 179-188, 2013.

FRANÇA, R. S. de; TEDESCO, P. C. de A. R. Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica do Brasil. XXI Workshop de Informática na Escola, p. 1464-1473, 2015.

GOULART, N. Precisamos despertar paixões pelas ciências. Revista Veja, Acervo Digital, 2011. Disponível em: <http://abr.ai/1kUXq7h>. Acesso em: 12 de ago. 2016.

MORENO-LEÓN, J.; ROBLES, G.; CHUSIG, C. Dr scratch, Automatic analysis of Scratch projects to assess the development of CT, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/LlEcgI> Acesso em: 12 ago. 2016.

PAPERT. S. Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. 2nd ed. NY: Basic Books, 1993.

RAMOS, J. L.; ESPADEIRO, R. G. Os futuros professores e os professores do futuro. Os desafios da introdução ao pensamento computacional na escola, no currículo e na aprendizagem. Educação, Formação & Tecnologias, 7(2): 4-25, 2014.

RAMOS, J. L.; ESPADEIRO, R. G. Pensamento computacional na escola e práticas de avaliação das aprendizagens. Uma revisão sistemática da literatura. IX Conferência Internacional de TIC na Educação, Challenges, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/taWGEY> Acesso em: 12 ago. 2016.

RESNICK, M. et al. Scratch: Programming for all. Comm. ACM 52, 11, 60–67, 2009.

RODRIGUEZ, C. L.; ZEM-LOPES, A. M.; MARQUES, L.; ISOTANI, S. Pensamento Computacional: transformando ideias em jogos digitais usando o Scratch. XXI Workshop de Informática na Escola, p. 62-71, 2015.

SANTOS, G.; SILVA, W.; CAVALHEIRO, S.; FOSS, L.; AGUIAR, M.; PERNAS, A. M.; BOIS, A. D.; REISER, R. Proposta de atividade para o quinto ano do ensino fundamental: Algoritmos Desplugados. XXI Workshop de Informática na Escola, p. 246-255, 2015.

SCAICO, P. D.; LIMA, A. A. de; SILVA, J. B. B. da; AZEVEDO, S.; PAIVA, L. F.; RAPOSO, E. H.; ALENCAR, Y.; MENDES, J. P.; SCAICO, A. Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, 21(2): 92-103, 2013.

UFPel EXP-PC - Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/UKSfKv>. Acesso em: 12 ago. 2016.

WANGENHEIM, C. G. von; NUNES, V. R.; SANTOS, G. D. dos. Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(3): 115-125, 2014.

WING, J. Computational Thinking. Communication of the ACM, 49(3): 33-36, 2006.

WING, J. M. Computational Thinking - What and Why? Carnegie Melon School of Computer Science, 2010. Disponível em: <https://goo.gl/V8PdPi>. Acesso em: 12 ago. 2016.

WING, J. Computational Thinking Benefits Society. 2014. Social Issues in Computing. Disponível em: <http://socialissues.cs.toronto.edu>. Acesso em: 12 ago. 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

RODRIGUEZ, C. L.; REIS, R. C. D.; ISOTANI, S. Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola: Resources and strategies to develop and evaluate Computational Thinking in the school. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 59–81, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14485. Acesso em: 25 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)