Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção

Autores

Palavras-chave:

Ciência da computação, pensamento algébrico, ecnologias educacionais, educação, TIC

Resumo

A expressão pensamento computacional, amplamente usada nos últimos anos, reaviva um antigo debate em torno da importância de trazer práticas da ciência da computação para a educação. A partir da análise de um conjunto de estudos e de currículos procuramos: (i) mostrar algumas relações entre “pensamento computacional” e “pensamento algébrico” e (ii) refletir sobre possíveis impactos educacionais, sociais e econômicos desse crescente movimento. Nosso objetivo é contribuir para uma discussão fundamentada sobre o tema, considerando que, no contexto atual, existem questões econômicas e geopolíticas que resultam em diferentes metas para a educação.

 

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Biografia do Autor

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Doutor pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Divisão para o Estudo e Pesquisa em Educação do Massachusetts Institute of Technology MIT (1983) e Livre Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes da Unicamp (2005). Professor e Chefe do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp.

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Fernanda Maria Pereira Freire, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado (2005) em Linguística no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL); pós-doutorado (2009) no Instituto de Computação (IC) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP) onde atua, desde 1987, nas áreas de Informática na Educação, Educação à Distância, Formação de Professores, Linguagens e Tecnologias.

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Flavia Linhalis Arantes, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado (2007) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP desde 2010 e, atualmente, exerce a função de coordenadora do Núcleo. Desde 2013 é membro do Conselho Editorial da revista científica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento (TSC). Atua em pesquisas relacionadas a Tecnologias Educacionais, Educação a Distância e Interação Humano-Computador

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João Vilhete Viegas d´Abreu, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica pedagógica, educação, robótica, educação, computação, acessibilidade e ensino. É pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada Educação à Educação (NIED)

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Tel Amiel, Universidade de Brasília

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Coordenador do curso de Pedagogia a Distância (FE/UnB) e da Cátedra UNESCO em Educação a Distância (UnB). Graduação e Mestrado em Comunicação (Inglês), e doutorado em Instrucional Technology. Pós-doutorado em Educação (Unicamp e Utah State University). Visiting Fellow (Wollongong e Stanford).

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Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Possui doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Realizou pós-doutoramento no Semiotics Special Interest Group (SSIG) na Staffordshire University (School of Computing) em 2001 e no Applied Informatics with Semiotics (AIS) lab da University of Reading (Dept. of Computer Science) em 2002, UK

É Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), afiliada como colaboradora no Instituto de Computação, onde continua a desenvolver sua carreira acadêmica. Membro do Conselho Diretor do Instituto para Tecnologias da Informação em Educação (IITE) da UNESCO (2018- ) e Membro Honorário da Academia Brasileira de Tecnologias Educacionais (abte)

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Publicado

2017-12-07

Como Citar

VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L.; D´ABREU, J. V. V.; AMIEL, T.; BARANAUSKAS, M. C. C. Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 7–22, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14482. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos convidados

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