Edição temática sobre Pensamento Computacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v4i1.14481

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, Ambiente virtual de aprendizagem, Pensamento computacional, Scratch, Formação de professores, Tecnologias educacionais

Resumo

Esta edição inaugura o volume temático “Pensamento Computacional” aberto ao fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências” foi criada para acomodar naturalmente trabalhos sobre um tema ainda muito novo, tanto do ponto de vista teórico, quanto das pesquisas empíricas; muitos dos artigos recebidos para este número tinham uma estrutura narrativa desse gênero que achamos importante considerar e divulgar. Em seu volume temático, a revista inclui quatro artigos científicos, além de dois artigos científicos convidados, três relatos de experiência no tema e um resumo estendido de dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de Informática na Educação, originários de cinco estados diferentes da federação (MG, RJ, RS, SC, SP), e por um autor convidado da Universidade de Oxford.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CAED - Educação.

 

Referências

CARBAJAL, M. L. Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 179–182, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14491. Acesso em: 10 dez. 2017

DA CONCEIÇÃO, A. F.; DE LIMA, L. C.; FERREIRA, R. A.; STRINGHINI, D. Programa escola interativa: a iniciativa de educação digital de São José dos Campos-SP. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 164–178, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14490. Acesso em: 10 dez. 2017

DA SILVA, F. Q.; MEDEIROS, T. de A.; PEREIRA, T. F. Tecnologias e práticas educativas: criando mídias digitais com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I de um colégio de aplicação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 130–143, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14488. Acesso em: 10 dez. 2017

KAHN, K. A half-century perspective on Computational Thinking. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 23–42, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14483. Acesso em: 10 dez. 2017

ORO, N. T.; PAZINATO, A. M.; MARTINS, A. R. de Q.; DA SILVA, T. L. Programação de computadores com o Scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de Hackers. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 144–163, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14489. Acesso em: 10 dez. 2017

QUEIROZ, R. L.; SAMPAIO, F. F.; PEREIRA DOS SANTOS, M. Pensamento Computacional, robótica e educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 107–129, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14487. Acesso em: 10 dez. 2017

RODRIGUEZ, C. L.; REIS, R. C. D.; ISOTANI, S. Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola: Resources and strategies to develop and evaluate Computational Thinking in the school. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 59–81, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14485. Acesso em: 10 dez. 2017

VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L.; D´ABREU, J. V. V.; AMIEL, T.; BARANAUSKAS, M. C. C. Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 7–22, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14482. Acesso em: 10 dez. 2017.

VIEIRA, M. F. V.; SANTANA, A. L. M.; RAABE, A. L. A. Do Logo ao Pensamento Computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem Logo nas escolas brasileiras. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 82–106, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14486. Acesso em: 10 dez. 2017

ZANETTI, H. A. P.; BORGES, M. A. F.; LEAL, V. C. G.; MATSUZAKI, I. Y. Proposta de ensino de programação para crianças com Scratch e Pensamento Computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 43–58, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14484. Acesso em: 10 dez. 2017

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Edição temática sobre Pensamento Computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 1–6, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14481. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14481. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>