Resumo
Esta edição inaugura o volume temático “Pensamento Computacional” aberto ao fluxo regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos e resumos estendidos de teses e dissertações. A seção “relato de experiências” foi criada para acomodar naturalmente trabalhos sobre um tema ainda muito novo, tanto do ponto de vista teórico, quanto das pesquisas empíricas; muitos dos artigos recebidos para este número tinham uma estrutura narrativa desse gênero que achamos importante considerar e divulgar. Em seu volume temático, a revista inclui quatro artigos científicos, além de dois artigos científicos convidados, três relatos de experiência no tema e um resumo estendido de dissertação de mestrado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de Informática na Educação, originários de cinco estados diferentes da federação (MG, RJ, RS, SC, SP), e por um autor convidado da Universidade de Oxford.
Referências
CARBAJAL, M. L. Design e desenvolvimento de um ambiente de programação tangível de baixo custo para crianças. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 179–182, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14491. Acesso em: 10 dez. 2017
DA CONCEIÇÃO, A. F.; DE LIMA, L. C.; FERREIRA, R. A.; STRINGHINI, D. Programa escola interativa: a iniciativa de educação digital de São José dos Campos-SP. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 164–178, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14490. Acesso em: 10 dez. 2017
DA SILVA, F. Q.; MEDEIROS, T. de A.; PEREIRA, T. F. Tecnologias e práticas educativas: criando mídias digitais com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I de um colégio de aplicação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 130–143, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14488. Acesso em: 10 dez. 2017
KAHN, K. A half-century perspective on Computational Thinking. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 23–42, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14483. Acesso em: 10 dez. 2017
ORO, N. T.; PAZINATO, A. M.; MARTINS, A. R. de Q.; DA SILVA, T. L. Programação de computadores com o Scratch: contando histórias construídas por alunos da escola de Hackers. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 144–163, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14489. Acesso em: 10 dez. 2017
QUEIROZ, R. L.; SAMPAIO, F. F.; PEREIRA DOS SANTOS, M. Pensamento Computacional, robótica e educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 107–129, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14487. Acesso em: 10 dez. 2017
RODRIGUEZ, C. L.; REIS, R. C. D.; ISOTANI, S. Recursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do Pensamento Computacional na escola: Resources and strategies to develop and evaluate Computational Thinking in the school. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 59–81, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14485. Acesso em: 10 dez. 2017
VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L.; D´ABREU, J. V. V.; AMIEL, T.; BARANAUSKAS, M. C. C. Alan Turing tinha Pensamento Computacional? Reflexões sobre um campo em construção. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 7–22, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14482. Acesso em: 10 dez. 2017.
VIEIRA, M. F. V.; SANTANA, A. L. M.; RAABE, A. L. A. Do Logo ao Pensamento Computacional: o que se pode aprender com os resultados do uso da linguagem Logo nas escolas brasileiras. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 82–106, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14486. Acesso em: 10 dez. 2017
ZANETTI, H. A. P.; BORGES, M. A. F.; LEAL, V. C. G.; MATSUZAKI, I. Y. Proposta de ensino de programação para crianças com Scratch e Pensamento Computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 43–58, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14484. Acesso em: 10 dez. 2017
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2017 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento