Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14695

Palavras-chave:

Aprendizagem criativa, Ambiente virtual de aprendizagem, Práticas pedagógicas, Pensamento computacional, Educação Mão na Massa, Robótica educacional, Construcionismo

Resumo

A revista eletrônica Tecnologias, Sociedade e Conhecimento é uma publicação científica do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP), inaugurada há 7 anos, quando o NIED celebrava seus 30 anos de existência.  Comprometida com reflexões sobre os avanços da Informática na Educação, a revista visa oferecer à comunidade um espaço de debate – a partir de diferentes perspectivas teóricas, disciplinares e interdisciplinares - sobre o estado atual, os avanços e as tendências futuras de tecnologias relacionadas a contextos de ensino-aprendizagem formais e não formais em nossa sociedade.

A revista é voltada para a divulgação de trabalhos acadêmicos por meio da promoção do acesso livre à informação. Alinhada aos meios contemporâneos de construção, difusão e compartilhamento de conhecimento, a revista é veiculada e gerenciada pelo sistema SEER/OJS[1] instalado nos servidores do NIED. A propriedade Intelectual do conteúdo nela veiculado está oferecido sob Licença Creative Commons (CC-BY)[2].

Esta edição resulta do fluxo aberto e regular de submissões, avaliações e revisões de artigos científicos, relatos de experiência e resumos estendidos de teses e dissertações.  Neste volume, a revista inclui 11 trabalhos assim distribuídos: seis artigos científicos, quatro relatos de experiência, e um resumo estendido de tese de doutorado. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de instituições de seis diferentes estados da federação (MS, PR, RJ, RS, SE, SP), além de um de Portugal. Os trabalhos envolvem questões da informática na educação em seus vários níveis...

Confira o editorial completo no link "PDF".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas.  Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

 

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CA ED - Educação.

 

Referências

BIESTA, G. Para além da aprendizagem, São Paulo: Autêntica Editora, 2013

BIESTA, G. From Learning Cultures to Educational Cultures, IJEC (2011) 43:199–210

BORGES, K. S.; NORONHA, F. P. T.; BACKES, L. Pensamento computacional desplugado: análise da experiência com o projeto Pipe. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 141–155, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14705. Acesso em: 16 mar. 2021.

CORBELLINI, S.; REAL, L. M. C. Espaços cooperativos: uma prática pedagógica na educação superior. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 29–47, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14700. Acesso em: 16 mar. 2021.

COX, K. K.; SANTOS, A. M. Desenvolvimento e Avaliação do Serious Game Anjos Azuis Voltado para a Educação Patrimonial. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. p. 97 – 117, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14697. Acesso em: 22 jan. 2021.

DARGAINS, A. R.; SAMPAIO, F. F. Estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional no ensino de introdução a programação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 71–96, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14702. Acesso em: 16 mar. 2021.

DARSKI, R.; LORENZI, F.; PERES, A. O uso das tecnologias digitais aliadas ao turismo nas aulas de geografia do ensino fundamental. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 156–172, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14701. Acesso em: 16 mar. 2021.

FERNANDES, F. F.; SCHERER, S. Estar junto virtual ampliado: movimentos na/para educação a distância. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 10–28, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14699. Acesso em: 16 mar. 2021.

FILSTEAD, W. J. Qualitative Methods: a needed ´perspective in evaluation research. In T.D. Cook & C.S. Reichardt (Eds.). Qualitative and quantitative methods in evaluation research pp. 33-48. Beverly Hills, CA:Sage 1979.

KUHN, T. Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LEDERMAN, S. K.; ROCCI, P. S.; CAMARGO, R. J. de; ROCHA, N. D. Rodas de Invenções: criando andaimes para a construção de novas narrativas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 173–190, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14703. Acesso em: 16 mar. 2021.

LIMA, B. A. V.; SANTOS, M. R. A. dos; ALMEIDA, L. D. A.; AMARAL, M. A. Um Projeto participativo para informática na educação orientado por discussões dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 118–140, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14696. Acesso em: 16 mar. 2021.

OLIVEIRA, S. A. V.; FERREIRA, T. R. E. Metodologias ativas aplicadas na formação tecnológica superior. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 191–209, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14704. Acesso em: 16 mar. 2021.

PONTEROTTO, J. G. Qualitative Research in Counseling Psychology: a primer on research paradigms and Philosophy of Science, Journal of Counseling Psychology, 2005, vol 52, n. 2 126-136.

SILVA, A. V. M. da. A Articulação do reducionismo tecnicista à sofisticação tecnológica no discurso das políticas educacionais. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 210–213, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14698. Acesso em: 16 mar. 2021.

SILVA, K. dos S.; PEREIRA, N. P.; ODAKURA, V. V. V. A. Proposta de ferramenta educacional para o desenvolvimento do pensamento computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 48–70, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14706. Acesso em: 16 mar. 2021.

Downloads

Publicado

05-08-2020

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. Informática na educação, valores e o educacionalmente desejável. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 1–9, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14695. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14695. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>