Banner Portal
Metodologias ativas aplicadas na formação tecnológica superior
Capa miniatura volume 7, número 1, ano 2020
PDF

Palavras-chave

Metodologias ativas
Filosofia hitozukuri
Interdisciplinaridade
Aprendizagem criativa
Aprendizagem baseada em problemas

Como Citar

OLIVEIRA, Sirley Ambrosia Vitorio; FERREIRA, Tânia Regina Exposito. Metodologias ativas aplicadas na formação tecnológica superior. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 191–209, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14704. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14704. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Este é um relato de experiência desenvolvido na FATEC Osasco – SP. A proposta emergiu de ações para contribuir para a implantação de qualidade nos cursos superiores de tecnologia (CST) do Centro Paula Souza (CPS). Denominado “Somos Seres em Construção, estamos em constante Manutenção”, o projeto objetivou trabalhar habilidades, competências e atitudes dos discentes, necessárias para contribuir positivamente no fortalecimento da qualidade nos setores industriais e comerciais, utilizando os padrões da filosofia Hitozukuri e a criatividade na resolução de problemas. O resultado apresentou evolução quanto a participação e interesse dos alunos na compreensão de novos conceitos, assim como o despertar da conscientização da importância da qualidade no setor industrial e comercial.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Filosofia Hitozukuri. Interdisciplinaridade.

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14704
PDF

Referências

AGUILAR, L. J. Fundamentos de programação: algoritmos, estrutura de dados e objetos. Tradução Paulo Heraldo Costa do Valle; revisão técnica Flávio Soares Corrêa da Silva. São Paulo: Mc Graw Hill, 2008.

BARROS, D. L. P. D. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

COSTA, V. C. I. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). Revista Távola Online, n. 5-3, 2011.

CUNHA, B. Monozuhuri WA Hitozuhuri. Site Lean & Six Sigma Combat, 2018. Disponível em: http://leancombat.vlm.pt/monozukuri-wa-hitozukuri/. Acesso em: 06 fev. 2019.

DEWEY, J. Art as Experience, in The Later Works Volume 10. 1934.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51.ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.

MACEDO, A. A. Projeto de Qualidade. São Paulo:

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. MORAN, J (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

RESNICK, M. Give P's a Chance: Projects, Peers, Passion, Play. Constructionism and Creativity conference, opening keynote. Vienna, Austria, 2014.

RESNICK, M.; ROBINSON, K. Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. The MIT Press: Cambridge, MA, 2017.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1978.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Sirley Ambrosia Vitorio Oliveira, Tânia Regina Exposito Ferreira

Downloads

Não há dados estatísticos.