Resumo
Este é um relato de experiência desenvolvido na FATEC Osasco – SP. A proposta emergiu de ações para contribuir para a implantação de qualidade nos cursos superiores de tecnologia (CST) do Centro Paula Souza (CPS). Denominado “Somos Seres em Construção, estamos em constante Manutenção”, o projeto objetivou trabalhar habilidades, competências e atitudes dos discentes, necessárias para contribuir positivamente no fortalecimento da qualidade nos setores industriais e comerciais, utilizando os padrões da filosofia Hitozukuri e a criatividade na resolução de problemas. O resultado apresentou evolução quanto a participação e interesse dos alunos na compreensão de novos conceitos, assim como o despertar da conscientização da importância da qualidade no setor industrial e comercial.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Filosofia Hitozukuri. Interdisciplinaridade.
Referências
AGUILAR, L. J. Fundamentos de programação: algoritmos, estrutura de dados e objetos. Tradução Paulo Heraldo Costa do Valle; revisão técnica Flávio Soares Corrêa da Silva. São Paulo: Mc Graw Hill, 2008.
BARROS, D. L. P. D. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011.
BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
COSTA, V. C. I. Aprendizagem baseada em problemas (PBL). Revista Távola Online, n. 5-3, 2011.
CUNHA, B. Monozuhuri WA Hitozuhuri. Site Lean & Six Sigma Combat, 2018. Disponível em: http://leancombat.vlm.pt/monozukuri-wa-hitozukuri/. Acesso em: 06 fev. 2019.
DEWEY, J. Art as Experience, in The Later Works Volume 10. 1934.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51.ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.
MACEDO, A. A. Projeto de Qualidade. São Paulo:
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L. MORAN, J (Orgs). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
RESNICK, M. Give P's a Chance: Projects, Peers, Passion, Play. Constructionism and Creativity conference, opening keynote. Vienna, Austria, 2014.
RESNICK, M.; ROBINSON, K. Lifelong kindergarten: Cultivating creativity through projects, passion, peers, and play. The MIT Press: Cambridge, MA, 2017.
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: the development of higher psychological processes Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1978.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Sirley Ambrosia Vitorio Oliveira, Tânia Regina Exposito Ferreira