Banner Portal
Desenvolvimento e avaliação do serious game anjos azuis voltado para a educação patrimonial
Capa miniatura volume 7, número 1, ano 2020
PDF

Palavras-chave

Educação patrimonial
Jogos educativos digitais
Serious game

Como Citar

SANTOS, Aracelly Matos; COX, Kenia Kodel. Desenvolvimento e avaliação do serious game anjos azuis voltado para a educação patrimonial. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 97–117, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14697. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14697. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A Educação Patrimonial conscientiza cidadãos da importância da preservação do patrimônio, estimulando seus sensos de pertencimento e responsabilidade. Este volta-se para o serious game "Anjos Azuis", que explora a ludicidade, imersão, dinâmica, familiaridade com jogos e outras vantagens de games para o ensino. Foi desenvolvido usando o framework DPE (Design, Play, Experience); e validado pelas metodologias LORI (Learning Objects Review Instrument) e EgameFlow, envolvendo 46 crianças e 3 pedagogas. Em etapa pós-avaliação, foi implementada uma versão mobile, com exploração de áudio para os textos de composição do “Anjos Azuis”, comandos orientados a touch screen e plays automáticos, a fim de melhorar a acessibilidade para alunos não alfabetizados. Hoje o “Anjos Azuis” instrumentaliza iniciativa governamental municipal de educação para segurança pública.

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14697
PDF

Referências

BECKER, K. L. Uma análise econômica da relação entre a educação e a violência. 2012. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2012.

FARDO, M. L. A gamificação como estratégia pedagógica: Estudo de elementos dos Games Aplicados em Processos de Ensino e Aprendizagem. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

FAVA, R. O ensino na sociedade digital. 2012. Disponível em: http://www.semesp.org.br/noticias/o-ensino-na-sociedade-digital/. Acesso em: 25 ago. 2018.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Básico da Educação Patrimonial. Musel Imperial/DEPROM-IPHAN-MINC. 2009.

LIMA, V. G. D.; CASTRO M. N. B. Estratégia de desenvolvimento de jogos educacionais: Um estudo no contexto socioambiental do lago Paranoá. 2017. Monografia (Graduação Licenciatura em Computação) Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

MAGALHÃES, L. H. Educação patrimonial: uma análise conceitual. Londrina/PR: Centro Universitário Filadélfia, 2009.

MATTAR, J. Games na Educação: como nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MEIRELLES, F.S. 30a Pesquisa Anual FGVcia do Uso de TI. FGV-EAESP, 2019. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa. Acesso em: 3 mar. 2020.

NESBIT, J. C.; BELFER, K.; LEACOCK, T. Learning Object Review Instrument (LORI): User Manual. 2003. Disponível em: http://www.transplantedgoose.net/gradstudies/educ892/LORI1.5.pdf. Acesso em: 23 de jan. 2019.

OLIVEIRA, R. N. R.; CARDOSO, R. P.; BRAGA, J. C.; CAMPOS, R. V. R. Frameworks para Desenvolvimento de Jogos Educacionais: uma revisão e comparação de pesquisas recentes. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) 2018., Santo André. Anais... pag. 854-863. Disponível em: https://www.br- ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/8045/5736. Acesso em: 30 jan. 2019.

SANDES, H. F. O papel da educação na formação do cidadão brasileiro. 2012. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/o-papel-da-educação-na-formação- do-cidadão-brasileiro. Acesso em: 3 mar. 2018.

SCAICO, P.; MARQUES, D. L.; MELO, L. A.; AZEVEDO, M. A.; MENDES NETO, S. V.; OLIVEIRA, A.; ALVES JÚNIOR, J.; LABANCA, M.; SCAICO, A. Um jogo para o ensino de programação em Python baseado na taxonomia de Bloom. Universidade Federal da Paraíba. 2012.

SEVERGININI, L. F. Serious Game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças. 2016. Monografia (Bacharelado em Tecnologias Digitais) Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016

TSUDA, M.; SANCHES, V. M.; FERREIRA, T. G.; OTSUKA, J. L.; BEDER, D. M. Análise de métodos de avaliação de jogos educacionais. In: XIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE) 2014. Porto Alegre. Anais... p. 158-166. Disponível em: https://www.sbgames.org/sbgames2014/papers/art_design/full/A&D_Full_Analise%20de%20 metodos%20de%20avaliacao.pdf. Acesso em: 3 de jan. 2019.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Aracelly Matos Santos, Kenia Kodel Cox

Downloads

Não há dados estatísticos.