Resumo
O objetivo deste artigo é discutir pesquisas sobre uma abordagem para a Educação a Distância (EaD), denominada “Estar Junto Virtual Ampliado” (EJVA). Essa abordagem foi proposta inicialmente em uma pesquisa de mestrado, para análise de interações em cursos de Licenciatura em Matemática, e estudos foram ampliados em uma pesquisa de doutorado, ao se propor e analisar essa abordagem em uma disciplina, em um curso de Licenciatura em Matemática a distância. Na EJVA, se considera as interações entre indivíduos e desses com o objeto do conhecimento e com as tecnologias digitais determinantes dos movimentos de aprendizagem em ambientes virtuais. Essas interações são afetadas pela atitude de habitante e pela relação entre atividades propostas e estilos de usos do virtual dos aprendizes.
Referências
BARROS, D. M. V. Estilos de Aprendizagem e o Uso das Tecnologias. Santo Tirso: De Facto Editores, 2013.
BUTLER, K. A. Estilos de Aprendizagem: as dimensões psicológica, afetiva e cognitiva. Traduzido por Renata Costa de Sá Bonotto e Jorge Alberto Reichert. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
DUNN, R.; DUNN, K. Teaching Students Through their Individual Learning Styles. Reston: Reston Publishing, 1978.
R. M. Reaching the Second Tier: learning and teaching styles in college science education. Journal of College Science Teaching, v. 23, n. 5, p. 286-290, 1993.
FERNANDES, F. F. O Uso de Tecnologias Digitais na Modalidade EaD: um Estudo sobre Cursos de Formação Inicial de Professores de atemática, Campo rande, 2014. Dissertação ( estrado em Educação atemática) Universidade Federal de ato rosso do Sul, Campo Grande, 2014.
FERNANDES, F. F. Am iente Virtual e Edu a o a ist n ia: espaços e movimentos de aprendizagem em uma disciplina. 2018. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós- raduação em Educação, Universidade Federal de ato rosso do Sul, Campo rande, 2018.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Avaliação Educacional, SP, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014.
KOLB, D. A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1984.
LUVIZOTTO, C. K.; CARNIEL, F. Educação a distância na sociedade da informação: reflexões acerca dos processos de comunicação, ensino e aprendizagem na sala de aula virtual. Conexão: Comunicação e Cultura, UCS: Caxias do Sul, v. 12, n. 24, p. 13-40, 2013.
PAPERT, S. A Máquina da Criança: repensando a escola na era da informática. Ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SCHERER, S. ma Est ti a oss vel para a Edu a o imodal: Aprendizagem e Comunicação em Ambientes Presenciais e Virtuais. 2005. 241f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
VALENTE, J. A. Espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação, Campinas, 2005. 232f. Tese (Livre-Docência) Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer