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Estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional no ensino de introdução a programação
Capa miniatura volume 7, número 1, ano 2020
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Palavras-chave

Ensino de programação
Robótica educacional
Taxonomia de Bloom

Como Citar

DARGAINS, André Rachman; SAMPAIO, Fábio Ferrentini. Estudo exploratório sobre o uso da Robótica Educacional no ensino de introdução a programação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 71–96, 2020. DOI: 10.20396/tsc.v7i1.14702. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14702. Acesso em: 17 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho é um estudo exploratório que se apoia em  três pilares na busca por um melhor ensino de programação: a robótica educativa, a abordagem construcionista e a Taxonomia de Bloom revisada, com o intuito de identificar métodos e estratégias para o crescimento da qualidade do ensino de programação introdutória. Para isso, duas aplicações foram realizadas com alunos de ensino médio em escolas públicas do Rio de Janeiro, e seus resultados analisados e comparados com uma disciplina de programação oferecida por uma universidade federal local. Espera-se, com esse estudo, a possibilidade de construir novas propostas e identificar caminhos para o fomento da educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática em escolas públicas brasileiras

https://doi.org/10.20396/tsc.v7i1.14702
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