n. 7 (2011): Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: consolidação e desenvolvimento da disciplina
Os caminhos da História da Arte desde Giorgio Vasari: consolidação e desenvolvimento da disciplina

Organizadores: Gabriela Lodo, Isabel Hargrave, Larissa Carvalho, Luna Lobão, Maíra Canina Silvestrin, Natália Casagrande Salvador, Richard Santiago Costa, Tameny Romão.

Comunicações

Adriana Barroso Botelho
12-18
Chabloz vê Chico, Chico vê Chabloz: estudo de conceito de arte primitiva na obra pictórica de Chico da Silva
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4052
PDF
Aldilene Marinho César Almeida Diniz
20-30
O santo em imagens: relações entre concepções de santidade e iconografia na época moderna
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4055
PDF
Ana Cândida F. de Avelar Fernandes
31-40
O informalismo no Brasil: Lourival Gomes Machado e a 5ª bienal internacional de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4057
PDF
Ana de Gusmão Mannarino
41-48
Construção de discursos sobre a obra de arte: a descrição verbal e a reprodução por imagens
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4060
PDF
Ana Maria Pimenta Hoffmann
49-57
A bienal de 1961: a atuação de Mário Pedrosa
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4063
PDF
Ana Paula França
58-64
Retorno à pintura-pintura: abstração informal e o discurso crítico de Antônio Bento
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4065
PDF
Ana Tagliari, Wilson Florio
65-76
Desenho, projeto e intenções em arquitetura: Consideração sobre projetos não-construídos
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4071
PDF
André Luís de Lima
77-86
Imagens da cidade: Itu na fotografia de Setimo Catherini
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4072
PDF
Angela Nucci
87-95
Dialética das formas: a teoria do elemento adicional em pintura de Kazímir Maliévitch
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4073
PDF
Antônio Leandro Barros
96-106
Uma metodologia crítica segundo o Lázaro de Serovegni
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4074
PDF
Caroline Saut Schroeder
107-111
Pierre Restany: a passagem para a “anticarreira”
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4076
PDF
Clara Habib de Salles Abreu
112-126
Fontes gravadas de algumas pinturas da capela da santíssima trindade em Tiradentes
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4077
PDF
Danielle Manoel dos Santos Pereira
127-139
A pintura da igreja de nossa senhora do Rosário em Diamantina (MG): autoria encontrada
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4078
PDF
Diogo Vieira de Almeida
140-144
Do quadro-objeto cubista ao não-objeto neoconcretista: uma análise a partir das leituras de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4079
PDF
Everardo Ramos
145-164
Veredas no grande sertão: aportes da história da arte para o estado da criação popular
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4080
PDF
Fernando Morato
165-179
São Jeronimo nos trópicos: o un savant travaillant dans son cabinet de Debret
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4081
PDF
Fernando Guillermo Vázquez Ramos
535-544
O desenho e a arquitetura el Leon Battista Alberti e Giorgio Vasari
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4082
PDF
Francisco de Carvalho Dias de Andrade, Eduardo Costa
192-199
Arquitetura bandeirista na serra do Itapeti: um caso interessante para o estudo da arquitetura colonial paulista
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4083
PDF
Gabriel Barbosa dos Santos
200-208
“Da adversidade vivemos!”: a influência das vanguardas artísticas norte-americanas e inglesas no tropicalismo
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4084
PDF
Gabriela Cristina Lodo
209-218
Marta Traba e a construção de duas histórias da arte na América Latina
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4085
PDF
Heloisa Olivi Louzada
219-225
VI jac: experimentação na construção institucional da história da arte contemporânea brasileira
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4086
PDF
Isabel Hargrave Gonçalves da Silva
226-235
A reflexão sobre a passagem do tempo e suas representações no Renascimento
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4087
PDF
Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
236-249
Alcova Tragica de Giuseppe Amisani e a belle époque paulistana
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4088
PDF
Lina Alves Arruda
250-255
Revisões feministas das histórias da arte: contribuições de Linda Nochlin e Griselda Pollock
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4089
PDF
Luna Lobão
256-265
A missão artística do primeiro MASP: um estado da concepção de Pietro Maria Bardi para o MASP em seus primeiros 20 anos
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4099
PDF
Marcela Regina Formico
276-292
O ateliê Gérôme: a fusão entre a tradição da École des Beaux-Arts com a jovialidade do Moulin Rouge
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4100
PDF
Marcelo Téo
293-304
O corpo sonoro sob o comando da cor: Flávio de Carvalho e os anos 30
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4101
PDF
Mariana Estellita Lins Silva
305-309
A arte contemporânea e o museu: desafios da preservação para além do objeto
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4102
PDF
Martinho Alves da Costa Junior
310-320
Alguns apontamentos acerca Vénus Marine de Théodore Chassériau: impulsos febris
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4103
PDF
Michelli Cristine Scapol Monteiro
321-333
Fundação de São Paulo: a origem da cidade representada por Oscar Pereira as Silva e Antônio Parreira
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4104
PDF
Monica Vermes
334-339
A Storia Della musica nel Brasile de Vincanzo Cernicchiaro (1926)
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4136
PDF
Myriam Salomão
340-348
Fontes para uma análise da pintura paulista do século XVII ao XIX: os pintores, as obras e os restauros
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4137
PDF
Patrícia Bueno Godoy
349-359
Uma outra história dos museus de São Paulo: as pinacotecas municipais do interior paulista
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4138
PDF
Patricia Leal Azevedo Corrêa
360-365
Três textos no início de um debate: neoconcretismo e minimalismo
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4139
PDF
Paula Elizabeth de Maria Barrantes
378-389
O desafio de levar a história da arte à comunidade: a Catedral Metropolitana de Campinas
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4140
PDF
Paulo André Gomes Soares
390-396
A ambiguidade do ser: paixão e melancolia nas representações do fauno no século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4141
PDF
Pedro Henrique de Moraes Alvez
397-404
Um biógrafo no divã: auto-imagem, trajetória, modéstia e engrandecimento nas Vite de Giorgio Vasari
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4142
PDF
Pedro Queiroz Leite
405-415
O missal da regia officina typographica e seu legado na pintura rococó mineira: uma refutação à influência de Bartolozzi
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4143
PDF
Rafael Gonzaga de Macedo
416-429
Paulo Harro-Harring e a revolução: correlações possíveis
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4144
PDF
Rejane Bernal Ventura
430-437
Lodovico Dolce e Giorgio Vasari: conexões
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4165
PDF
Renata Dias Ferraretto Moura Rocco
438-447
As obras de Gino Severini na coleção do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4166
PDF
Richard Santiago Costa
448-462
“Cristo em cafarnaum”, Amoedo em Paris
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4167
PDF
Rosangela de Jesus Silva
463-472
O espaço representativo de uma instituição: a exposição de 1882 no liceu de artes e ofícios
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4168
PDF
Simone Rocha de Abreu
473-484
Anos 60: transformações no campo artístico e na arte na Argentina
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4169
PDF
Talita Trizoli
485-496
Teorias, estratégias e lugares do discurso feminista na arte brasileira dos anos 60 e 70
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4170
PDF
Vanessa Gonçalves de Almeida Rosa
497-506
Imagem&ver(a)cidade: obras de arte urbana e suas contrapartidas digitais
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4171
PDF
Viviane Matesco
545-552
História da arte e museologia: a experiência com o acervo BANERJ
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4172
PDF
Wagner Jonasson da Costa Lima
507-514
A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4173
PDF
Waldemar Gomes
515-524
Os relatos de Giorgio Vasari e de Ascanio Condivi sobre as esculturas da vida ativa e da vida contemplativa do sepulcro de Julio II, de Michelangelo
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4174
PDF
Youssef Cherem
525-534
A História da Arte do Islã: em busca de uma identidade
https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4175
PDF