Resumo
A importância do estudo das exposições para a construção da história da arte pode ser justificada devido às exposições serem o local no qual se encontram diversos aspectos que permeiam o sistema da arte: obras, instituição, política, arquitetura, percepção, curadoria, artistas, etc. Desta forma, as exposições, tomadas como objeto de estudo, alargam o campo da história da arte ao adicionar elementos e questões relativas ao mercado de arte, à política institucional, ao discurso curatorial, entre outros aspectos que pautam e influenciam tanto a produção artística como as narrativas para história da arte.
Referências
ALTSHULER, Bruce. Salon to Biennial – Volume 1: 1863-1959. New York: Phaidon,2008.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo: Arte Conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
FREIRE, Cristina. Território de Liberdade: um museu de arte contemporânea durante a ditadura militar no Brasil. In: MANESCHY, Orlando; LIMA, Ana Paula Felecissimo de Camargo (Org.) Já! Emergências Contemporâneas. Belém: EDUFPA/Mirante- Território Móvel, 2008.
FERGUSON, Bruce; GREENBERG, Reesa; NAIRNE, Sandy (Org.) Thinking about Exhibitions. Londres: Routhledge, 1996.
JAREMTCHUK, Daria. Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP. Dissertação de mestrado, São Paulo: Universidade de São Paulo, 1999
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. In: Anais do Museu Paulista História e Cultura Material, São Paulo, p 9 - 42, 1993.
OBRIST, Hans Ulrich. A Brief History of Curating. Londres: JRP Ringier, 2011.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Catálogos:
ª Jovem Arte Contemporânea, São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1971.
ª Jovem Arte Contemporânea, São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1972.
Periódicos:
Manifesta Journal n11, The Canon of Curating. 2010/2011.
Fontes Primárias:
Arquivo MAC USP.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Heloisa Olivi Louzada