Lodovico Dolce e Giorgio Vasari
PDF

Palavras-chave

Renascimento
Pintura veneziana
Crítica de arte
Lodovico Dolce
Giorgio Vasari

Como Citar

VENTURA, Rejane Bernal. Lodovico Dolce e Giorgio Vasari: conexões. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 430–437, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4165. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4165. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Esta comunicação tem por objetivo discorrer sobre alguns aspectos que ligam o tratado Dialogo della Pittura intitolato L´Aretino (1557), do humanista veneziano Lodovico Dolce à obra do historiador florentino, Giorgio Vasari, Le Vite de´più eccellenti architetti, pittori et scultori italiani, da Cimabue, insino a´tempi nostri, publicada em 1550. Dolce tinha como propósito primeiro sustentar a relevância da produção artística vêneta, alçando-a ao mesmo patamar da arte Tosco-romana, a qual fora exaltada de modo proeminente por Vasari em sua obra, em detrimento da arte de outras regiões italianas. Ao mesmo tempo, Dolce buscava refutar a divindade criada pelo autor das Vite em torno da figura de Michelangelo, salientando a maestria de Rafael e a primazia de Ticiano no cenário artístico italiano. Para tanto, travou um diálogo com Vasari, adotando várias premissas teóricas desenvolvidas pelo florentino no sentido de reafirmar os argumentos de seu próprio escrito.

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4165
PDF

Referências

DOLCE, Lodovico. “Dialogo Della Pittura intitolato L´Aretino”. In: BAROCCHI, Paola (Org.) Trattati D’Arte del Cinquecento - Fra Manierismo e Controriforma. Vol. I, Bari, Gius. Laterza e Figli, 1960.

DOLCE, Lodovico. Dialogue de la peinture intitule L’Aretin. Apresentação e notas, Lauriane Fallay d’Este. Tradução Nathalie Bauer. Paris, Klincksieck, 1996.

DOLCE, Lodovico. Diálogo de la Pintura, titulado Aretino, y otros escritos de Arte. Edición de Santiago Arroyo Esteban. Madrid: Ediciones Akal, 2010.

ORTOLANI, S. Le origini della critica d´arte a Venezia. L´Arte, XXVI, 1923, p. 16. In: BAROCCHI, Paola (Org.) Trattati D’Arte del Cinquecento - Fra Manierismo e Controriforma. Vol. I, Bari, Gius. Laterza e Figli, 1960.

PANOFSKY, Erwin. Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Editorial Presença, 1960.

PITTALUGA, Mary. E. Fromentin e le origini della moderna crítica d´arte. L´Arte, XX, 1917, pp. 242. In: BAROCCHI, Paola (Org.) Trattati D’Arte del Cinquecento - Fra Manierismo e Controriforma. Vol. I, Bari, Gius. Laterza e Figli, 1960.

ROMEI, G. Dizionario Biografico degli Italiani. Disponível http://www.treccani.it/enciclopedia/lodovico-dolce_(Dizionario-Biografico)/.

ROSKILL, Mark W. Roskill. Dolce’s Aretino and Venetian Art Theory of the Cinquecento. Toronto, University of Toronto Press, 2000.

VASARI, Giorgio. Le Vite de´più eccellenti architetti, pittori, et scultori italiani, da Cimabue, insino a´tempi nostri. 2 Volumes. Torino: Giulio Einaudi Editore, 1986.

VASARI, Giorgio. Le vite dei più eccellenti pittori, scultori et architetti. Roma, Grandi Tascabili Economici Newton, Newton & Compton Editori, 1991.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Rejane Bernal Ventura

Downloads

Não há dados estatísticos.