Fontes gravadas de algumas pinturas da capela da santíssima trindade em Tiradentes
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Palavras-chave

Capela da Santíssima Trindade
Pinturas
Arte sacra
Minas colonial

Como Citar

ABREU, Clara Habib de Salles. Fontes gravadas de algumas pinturas da capela da santíssima trindade em Tiradentes. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 112–126, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4077. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4077. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende refletir como a produção pictórica da colônia mineira absorveu e assimilou, sem perder de vista suas particularidades, preceitos estéticos circulantes na sociedade artística europeia desenvolvidos e divulgados a partir do Renascimento Italiano. Pretende-se analisar como o exercício prático da utilização de gravuras internacionais como modelo iconográfico para a produção pictórica foi de grande importância nesse processo de assimilação. Para isso toma-se como estudo de caso a análise de quatro pinturas localizadas na Capela da Santíssima Trindade em Tiradentes, Minas Gerais e seus respectivos modelos iconográficos em gravura.

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4077
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