Fundação de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Cidade de São ´Paulo
Oscar Pereira da Silva
Antônio Parreiras
Pintura histórica

Como Citar

MONTEIRO, Michelli Cristine Scapol. Fundação de São Paulo: a origem da cidade representada por Oscar Pereira as Silva e Antônio Parreira. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 321–333, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4104. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4104. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Esta comunicação pretende apresentar resultados obtidos durante a pesquisa para elaboração da dissertação de mestrado, em desenvolvimento, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e financiada pela FAPESP. O objeto da dissertação é a obra Fundação de São Paulo, realizada em 19071 por Oscar Pereira da Silva, e que, atualmente, encontra-se no Museu Paulista da USP, inserida na exposição Imagens recriam história, na sala Imaginar o início, dedicada às obras de arte que têm por tema momentos vinculados ao início da conquista portuguesa na América.

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4104
PDF

Referências

BREFE, Ana Claudia Fonseca. Museu Paulista, Affonso de Taunay e a memória nacional (1917 – 1945). São Paulo: Editora Unesp: Museu Paulista, 2005.

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados. São Paulo, n.11(5), p.173-191, 1991.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? São Paulo: Editora Senac, 2005.

COLI, Jorge. Introdução à pintura de História, Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, 39, p. 49-58, 2007.

DUQUE ESTRADA, Luis Gonzaga. A arte brasileira. Campinas, SP: Mercado de letras, 1995

FERREIRA, Antonio Celso. A epopéia bandeirante: letrados, instituições, invenção histórica (1870 – 1940). São Paulo: Editora Unesp, 2002.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Caderno de divulgação cultural do Museu Antonio Parreiras. Quadros históricos de Antonio Parreiras. Rio de Janeiro: Museu Antonio Parreiras, 1955.

LEVY, Carlos Roberto Maciel. Antonio Parreiras (1860-1937): pintor de paisagem, gênero e história. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1981.

MARINS, Paulo César Garcez. O Parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista. Anais do Museu Paulista, (São Paulo). Nova série, v. 6/7 (1998-1999). Editado em 2003, p.9-36.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Benedito Calixto como documento: sugestões para uma releitura histórica. In: D. Sala. (Org.). Benedito Calixto: memória paulista. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1990, v. , p. 37-47.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Pintura Histórica: documento histórico? In: Museu Paulista – USP. Como explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista/USP,p. 22-25, 1992.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Bezerra de .Fontes Visuais, cultura visual, história visual.. Balanço provisório, propostas cautelares. IN Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPUH/Humanitas, vol. 23, no. 45, 2003, p. 11-36.

SALGUEIRO, Valéria. A arte de construir a nação - pintura de história e a Primeira República. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 30, p. 3-22, 2002.

SALGUEIRO, Valéria. Antonio Parreiras: notas e críticas, discursos e contos: coletânea de textos de um pintor paisagista. Niterói: EdUFF, 2000.

TARASANTCHI, Ruth Sprung. Oscar Pereira da Silva. São Paulo: Empresa das artes, 2006.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Michelli Cristine Scapol Monteiro

Downloads

Não há dados estatísticos.