Revisões feministas das histórias da arte
PDF

Palavras-chave

Linda Nochlin
Griselda Pollock
Mulheres
História da arte

Como Citar

ARRUDA, Lina Alves. Revisões feministas das histórias da arte: contribuições de Linda Nochlin e Griselda Pollock. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 250–255, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4089. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4089. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Linda Nochlin inicia o artigo Why Have There Been No Great Women Artists? (1971) analisando os problemas e armadilhas da tentativa de se responder à pergunta que o intitula. Segundo a autora, trata-se de um questionamento de natureza falsa, que leva à presunção automática de que realmente não houve grandes mulheres artistas, aludindo, conseqüentemente, à idéia de que essas são incapazes de atingir a grandiosidade. Esse é um dos principais pontos de contínua incisão do texto: a desnaturalização da atribuição da condição da mulher ao sexo biológico. Alusões diretas ao útero, em fragmentos que trabalham jocosamente a crueza biológica, são recorrentes, evidenciando a preocupação de Nochlin de revogar o argumento centrado na biologia, em prol de uma análise social da condição da mulher.

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4089
PDF

Referências

MAYAYO, Patricia. Historias de Mujeres, Historias del Arte. Madrid. Ediciones Cátedra, 2007.

POLLOCK, Griselda. Vision and Difference. New York. Routledge, 1988.

POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art Historie., New York. Routledge, 1999

POLLOCK, Griselda. Encuentros en el Museu Feminista Virtual. Madrid. Ediciones Cátedra, 2010

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Lina Alves Arruda

Downloads

Não há dados estatísticos.