Resumo
A Vênus Marine ou Anadyomène , 1838 de Théodore Chassériau foi realizada juntamente com outra obra, Suzanne au bain, 1839, para o Salão do mesmo ano. Neste momento, diversos críticos assinalam um grande salto qualitativo em seus trabalhos, começando, a partir de então, a ser encarado seriamente. Certamente, após esses apontamentos, tais observações tornam-se um lugar comum na historiografia, e, em menor ou maior grau, as vemos repetida em diversos lugares diferentes.
Referências
BAUDELAIRE, Charles. Poesia e Prosa: volume único. 1ed. Rio de Janiero: Nova Aguilar, 1995.
BÉNÉDITE, Léonce. Théodore Chassériau: sa vie et son oeuvre. 2tomes. Paris: Les Éditions Braun, 1931
DIJKSTRA, Bram. Idols of Perversity: Fantasies of Feminine Evil in Fin-de-Siècle Culture. Oxford: Oxford University Press, 1988.
FOCILLON, Henri. La peinture au XIX siècle. 1ed. Paris: Renouard, 1927.
JOUMOT, Paul. “La ‘Vénus Marine’ de Chassériau”. In: La Revuede l’art ancient et moderne, Paris. n.38, 1920.
PRAZ, Mario. A carne, a morte e o diabo na literatura romântica. Trad port. Philadelpho Menezes. Campinas: Editora da Unicamp, 1996.
RILKE, Rainer Maria; CAMPOS, Agusto de. Coisas e anjos de Rilke. São Paulo: Perspectiva, 2001.
ROSENBLUM, Robert. 1900: art at the crossroads. New York: Harry N. Abrams, 2000.
ROSENTHAL, Léon. Du romantisme au réalisme. La peinture en France de 1830 à 1848. Paris : Macula, 1987.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Martinho Alves da Costa Junior