Banner Portal
Edição temática sobre a retomada da IA em Educação
PDF

Palavras-chave

Ética da IA
IA na educação
Educação inteligente

Como Citar

BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; VALENTE, José Armando. Edição temática sobre a retomada da IA em Educação: história e novas questões. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 1–9, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i2.18835. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18835. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

As palavras “inteligência artificial” ou seu acrônimo “IA” estão agora espalhadas no discurso das pessoas na vida social quotidiana (meios de comunicação, filmes, imaginação), significando coisas diferentes para pessoas diferentes. Às vezes IA é tão onipresente que quase não a percebemos, por exemplo, quando nossa câmera está otimizando a captura de uma foto. Às vezes ouvimos histórias assustadoras sobre a IA assumindo o controle da vida cotidiana, por exemplo, quando algumas decisões tomadas pelos sistemas computacionais (com IA) nos impedem de obter um empréstimo no banco, ou roubando a cena hollywoodiana literalmente. Em resumo, abundam mitos e equívocos, ao mesmo tempo em que não podemos ser ingênuos a respeito do seu potencial para o bem ou para o mal, tornando a sua utilização muito complexa.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18835
PDF

Referências

YANG, Junfeng; LIN, Ruyi; SUN, Yao; CHU, Juan; AMELINA, Natalia. Leveraging smart education for sustainable development in the digital era: insights from China’s four key pillars. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 10–37, 2023.

FERREIRA, Hiran N. M.; ARAÚJO, Rafael D.; DORÇA, Fabiano A.; CATTELAN, Renan G. Integração de técnicas de Inteligência Artificial para modelagem probabilística do estudante em ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 38–67, 2023.

OLIVEIRA, Anderson Soares Furtado; ISOTANI, Seiji; PINTO, Ig Ibert Bittencourt Santana. Tecnologia Educacional na era da IA: explorando a aplicação de Sistemas Tutores Inteligentes nas diferentes áreas do saber. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 68–101, 2023.

SILVA, Diego Scherer da; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. A inteligência artificial generativa como ferramenta educativa: perspectivas futuras e lições de um relato de experiência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 102–123, 2023.

JAQUES, Patricia A. Da teoria à prática em sala de aula: experiências e insights de uma pesquisadora em Inteligência Artificial aplicada à educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 124–152, 2023.

ESTEVO, Cristiane Alves; LEAL, Gislaine Camila Lapasini; BALANCIERI, Renato; JUNIOR, Edson Alves de Oliveira. O ensino de startups de software em cursos da área de computação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 153–177, 2023.

SANTOS, Gleice Louise Garcia Costa dos; LEITE, Letícia Lopes. Explorando a relação entre recursos educacionais usados na educação superior a distância e a evasão: um estudo no contexto UAB. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 178–195, 2023.

WILL, Daniela Erani Monteiro; ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de; CERNY, Roseli Zen; ERDMANN, Alacoque Lorenzini; SCHMIDT, Catiele Raquel; SANTOS, José Luís Guedes dos; LORENZINI, Elisiane. Formação e conhecimentos de docentes universitários para a integração de tecnologias digitais no ensino remoto. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 196–216, 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.