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O ensino de startups de software em cursos da área de computação
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Palavras-chave

Educação
Ensino
Aprendizagem
Startup de software

Como Citar

ESTEVO, Cristiane Alves; LEAL, Gislaine Camila Lapasini; BALANCIERI, Renato; OLIVEIRA JÚNIOR, Edson Alves de. O ensino de startups de software em cursos da área de computação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 153–177, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i2.17947. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/17947. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

O ensino de startups de software aborda circunstâncias sobre sua criação, condições de operação, transformação para um modelo de negócios e planos de fundação. Este artigo buscou identificar as ferramentas, modelos, métodos e metodologias que são aplicados no ensino e aprendizagem de startups de software para alunos de graduação nas instituições de ensino superior. A partir de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL) foram selecionados 32 estudos. O MSL resultou na descoberta das práticas empregadas tais como a Aprendizagem Experiencial, o Estudo Empírico e o Método Experimental. A partir disso, algumas suposições e direcionamentos foram delineados e apresentados buscando melhorar a qualidade do ensino, motivação dos alunos e o alinhamento entre a academia e o mercado de trabalho.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.17947
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