Banner Portal
Da teoria à prática em sala de aula
PDF

Palavras-chave

Sistemas tutores inteligentes
Inteligência Artificial aplicada à educação
Ambientes inteligentes de aprendizagem
IA generativa na educação

Como Citar

JAQUES, Patricia A. Da teoria à prática em sala de aula: experiências e insights de uma pesquisadora em Inteligência Artificial aplicada à educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 124–152, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i2.18382. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18382. Acesso em: 8 maio. 2024.

Resumo

Este estudo explora o emprego de Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) no contexto brasileiro, focando em ambientes computacionais que oferecem aprendizado personalizado. Destacam-se dois casos: o PAT2Math, aplicado em escolas de ensino fundamental, que resultou em melhorias significativas nas habilidades algébricas dos estudantes e aumentou o engajamento; e o Feeper, adotado em cursos universitários de programação, que otimizou o processo de feedback e diminuiu a carga de trabalho docente por meio de correções automáticas de exercícios. Essas experiências demonstram como a Inteligência Artificial pode personalizar a educação e empoderar educadores para refinarem suas metodologias. Além disso, o artigo sugere áreas para futuras investigações, incluindo a detecção de emoções dos estudantes e a integração com IA Generativa, com o objetivo de ampliar a compreensão da aplicação de IA na Educação.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18382
PDF

Referências

ALEVEN, V.; XHAKAJ, F.; HOLSTEIN, K.; MCLAREN, B. M. Developing a teacher dashboard for use with intelligent tutoring systems. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON TEACHING ANALYTICS, 6, 2016. Proceedings... Lyon, France: 2016. p. 15–23.

ALEVEN, V.; BLANKESTIJN, J.; LAWRENCE, L.; NAGASHIMA, T.; TAATGEN, N. A dashboard to support teachers during students’ self-paced ai-supported problem-solving practice. In: Educating for a New Future: Making Sense of Technology-Enhanced Learning Adoption. Berlim, Heidelberg: Springer, 2022. p. 16–30.

ALVES, F. P.; JAQUES, P. Um ambiente virtual com feedback personalizado para apoio a disciplinas de programação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 25., 2014, Dourados. Anais... Dourados: SBC, 2014. p. 1078–1082. Disponível em: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.51. Acesso em: 09 fev. 2024.

ANZAI, Y.; SIMON, H. A. The theory of learning by doing. Psychological review, American Psychological Association, v. 86, n. 2, p. 124, 1979. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/0033-295X.86.2.124. Acesso em: 09 fev. 2024.

AZEVEDO, O.; JAQUES, P. A. Um agente pedagógico gentil é mais efetivo? efeito das atitudes de agentes pedagógicos animados na aprendizagem, engajamento, emoções e ansiedade dos estudantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 9., 2020 Natal, RN. Anais... Natal, RN: SBC, 2020. p. 762-771. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.762. Acesso em: 09 fev. 2024.

AZEVEDO, O.; MORAIS, F.; JAQUES, P. A. Exploring gamification to prevent gaming the system and help refusal in tutoring systems. In: EUROPEAN CONFERENCE ON TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING, 13., 2018, Leeds. Proceedings... Leeds, UK: Springer, 2018. p. 231–244. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-98572-5_18. Acesso em: 09 fev. 2024.

AZEVEDO, O. B.; MORAIS, F.; KAUTZMANN, T.; JAQUES, P. A. The effects of presenting a worked example before a sequence of isomorphic problems. In: CONFERENCIA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAJE (LACLO), 15., 2020, New York. Proceedings... New York, NY: IEEE, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/laclo50806.2020.9381149. Acesso em: 09 fev. 2024.

BAKER, R. S. J. Gaming the System: A Retrospective Look. Philippine Computing Journal, v. 6, n. 2, p. 9–13, 2011.

BAKER, R. S. J. Stupid tutoring systems, intelligent humans. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 26, n. 2, p. 600–614, June 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-016-0105-0. Acesso em: 09 fev. 2024.

BAKER, R. S. J. et al. Off-Task Behavior in the Cognitive Tutor Classroom: When Students ‘Game the System’. In: SIGCHI CONFERENCE ON HUMAN FACTORS IN COMPUTING SYSTEMS, 2004. Proceedings... New York, NY: ACM, 2004. p. 383–390. Disponível em: https://doi.org/10.1145/985692.985741. Acesso em: 09 fev. 2024.

BISOTTO, M.; SANTOS, M.; SILVA, C. O.; LIMA, J. O. O jogo na interação matemática. Revista Anchieta, Colégio Anchieta, ano XII, v. 12, n. 35, p. 9, 2019. Disponível em: https://issuu.com/revistaanchieta/docs/_revistaset2019_0210_web. Acesso em: 09 fev. 2024.

BRASIL, Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 09 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.

CARLOTTO, T., JAQUES, P. A. The effects of animated pedagogical agents in an English-as-a-foreign-language learning environment. International Journal of Human Computer Studies, v. 95, p. 15-26, Nov. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijhcs.2016.06.001. Acesso em: 09 fev. 2024.

CHAIKLIN, S. The zone of proximal development in vygotsky’s analysis of learning and instruction. In: Vygotsky’s Educational Theory in Cultural Context. London, UK: Cambridge University Press. (Learning in Doing: Social, Cognitive and Computational Perspectives), 2003, p. 39–64.

CLARK, R. C.; MAYER, R. E. Learning by viewing versus learning by doing: Evidence-based guidelines for principled learning environments. Performance Improvement, Wiley Online Library, v. 47, n. 9, p. 5–13, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1002/pfi.20028. Acesso em: 09 fev. 2024.

COLÉGIO ANCHIETA. Alunos do 7o Ano estudam equações com ajuda de um tutor online, Porto Alegre, 07 set. 2018. Disponível em: https://www.colegioanchieta.g12.br/alunos-do-7o-ano-estudam-equacoes-com-ajuda-de-um-tutor-online/. Acesso em: 09 fev. 2024.

COLÉGIO ANCHIETA. Alunos do 7o Ano estudam matemática com a ajuda de sistemas tutores, Porto Alegre, 25 jun. 2019. Disponível em: https://www.colegioanchieta.g12.br/alunos-do-7o-ano-estudam-matematica-com-a-ajuda-de-sistemas-tutores/. Acesso em: 09 fev. 2024.

COLÉGIO ANCHIETA. Pelo terceiro ano consecutivo, sistema tutor inteligente é utilizado nas aulas de matemática do 7o ano, Porto Alegre, 06 jul. 2020. Disponível em: https://www.colegioanchieta.g12.br/pelo-terceiro-ano-consecutivo-sistema-tutor-inteligente-e-utilizado-nas-aulas-de-matematica-do-7o-ano/. Acesso em: 09 fev. 2024.

COOK, S. W.; DUFFY, R. G.; FENN, K. M. Consolidation and Transfer of Learning after Observing Hand Gesture. Child development, Willey, v. 84, n. 6, p. 1863-1871, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cdev.12097. Acesso em: 09 fev. 2024.

CREMER, D. D.; KASPAROV, G. AI should augment human intelligence, not replace it. Harvard Business Review, v. 18, p. 1, 2021. Disponível em: https://hbr.org/2021/03/ai-should-augment-human-intelligence-not-replace-it. Acesso em: 09 fev. 2024.

DICKLER, R. An intelligent tutoring system and teacher dashboard to support mathematizing during science inquiry. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION, 20., 2019, Berlin. Proceedings... Part II. Berlin: Springer, 2019. v. 20, p. 332–338.

D’MELLO, S. K. Big data in the science of learning. In: WOO, S. E.; TAY, L.; PROCTOR, R. W. (Eds.). Big data in psychological research. American Psychological Association, 2020. p. 203-225. Disponível em: https://doi.org/10.1037/0000193-010. Acesso em: 09 fev. 2024.

D’MELLO, S. K.; LEHMAN, B.; GRAESSER, A. C. A Motivationally Supportive Affect-Sensitive AutoTutor. In: CALVO, R. A.; D’MELLO, S. K. (Ed.). New Perspectives on Affect and Learning Technologies. New York, NY: Springer New York, 2011. p. 113–126.

D'MELLO, S.; LEHMAN, B.; PEKRUN, R.; GRAESSER, A. Confusion can be beneficial for learning. Learning and Instruction, v. 29, p. 153–170, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2012.05.003. Acesso em: 09 fev. 2024.

DURLAK, J. A.; WEISSBERG, R. P.; DYMNICKI, A. B.; TAYLOR, R. D.; SCHELLINGER, K. B. The Impact of Enhancing Students’ Social and Emotional Learning: A Meta-Analysis of School-Based Universal Interventions. Child Development, Willey, v. 82, n. 1, p. 405–432, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01564.x. Acesso em: 09 fev. 2024.

DWECK, C. Mindset: Changing the Way You think to Fulfil Your Potential. Hachette, UK, 2017.

FLORIDI, L.; CHIRIATTI, M. GPT-3: Its nature, scope, limits, and consequences. Minds and Machines, v. 30, n. 4, p. 681–694, 2020.

GERAÇÃO FUTURA. Universidades Parceiras 2016 - Vanessa Souza – Unisinos. Produção de Vanessa Souza, São Leopoldo-RS: Geração Futura Globoplay, 2017. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6600072. Acesso em: 11 jan. 2024.

GERBIER, E.; TOPPINO, T. C. The effect of distributed practice: Neuroscience, cognition, and education. Trends in Neuroscience and Education, Elsevier BV, v. 4, n. 3, p. 49–59, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tine.2015.01.001. Acesso em: 09 fev. 2024.

GOLDONI, D. D.; REIS, H. M.; JAQUES, P. A. Modelagem estatística do tempo de permanência de estudantes no estado de confusão através de análise de sobrevivência multivariada. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 33., 2022, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBC, 2022. p. 992-1005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2022.224984. Acesso em: 09 fev. 2024.

GOMES, J.; JAQUES, P. A. A data-driven approach for the identification of misconceptions in step-based tutoring systems. In: 2020, SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31., 2020, Natal. Anais... Porto Alegre: SBC, 2020. p. 1122-1131. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1122. Acesso em: 09 fev. 2024.

GOMES, J.; JAQUES, P. A. A machine learning approach for the identification of learners’ misconceptions in algebraic problem-solving. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT), 2023, Orem. Proceedings... New York: IEEE, 2023. p. 221. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/ICALT58122.2023.00071. Acesso em: 09 fev. 2024.

GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). Handbook of qualitative research. California: Sage Publications, 1994. p. 105-118.

HEFFERNAN, N. Backtalk: Don’t eliminate homework. Make it more effective. Phi Delta Kappan, v. 100, n. 6, p. 80–80, 2019. ISSN: 0031-7217. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0031721719834038. Acesso em: 09 fev. 2024.

JAQUES, P. A.; SEFFRIN, H.; RUBI, G.; MORAIS, F.; GUILLARDI, C.; BITTENCOURT, I.; ISOTANI, S. Rule-based expert systems to support step-by-step guidance in algebraic problem solving: The case of the tutor PAT2MATH. Expert Systems with Applications, v. 40, n. 14, p. 5456–5465, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2013.04.004. Acesso em: 09 fev. 2024.

JOHNSON, L.; ADAMS BECKER, S.; CUMMINS, M.; ESTRADA, V.; FREEMAN, A.; HALL, C. NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2016. Disponível em: https://library.educause.edu/resources/2016/2/2016-horizon-report. Acesso em: 09 fev. 2024.

KARPICKE, J. D.; BLUNT, J. R. Retrieval practice produces more learning than elaborative studying with concept mapping. Science, American Association for the Advancement of Science (AAAS), v. 331, n. 6018, p. 772–775, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1126/science.1199327. Acesso em: 09 fev. 2024.

KAUTZMANN, T. Um modelo de agente pedagógico para o treinamento adaptativo da habilidade metacognitiva de monitoramento do conhecimento em sistemas tutores inteligentes. 2015. Dissertação (Mestrado em Computação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada, São Leopoldo/RS, 2015.

KAUTZMANN, T.; CARLOTTO, T.; JAQUES, P. A. Adaptive training of the metacognitive skill of knowledge monitoring in intelligent tutoring systems. In: MICARELLI, A.; STAMPER, J.; PANOURGIA, K. (eds). Intelligent Tutoring Systems. Lecture Notes in Computer Science, vol. 9684. Cham: Springer, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-39583-8_33. Acesso em: 09 fev. 2024.

KAUTZMANN, T.; JAQUES, P. Effects of adaptive training on metacognitive knowledge monitoring ability in computer-based learning. Computers and Education, v. 129, n. 1, p. 92-105, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2018.10.017. Acesso em: 09 fev. 2024.

KAUTZMANN, T.; RAMOS, G.; JAQUES, P. O uso de estimativas de conhecimento do aluno em programação de computadores em modelos de detecção da emoção confusão livres de sensores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 33., 2022, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBC, 2022. p. 1196–1208. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/sbie.2022.225768. Acesso em: 09 fev. 2024.

KELLY, K.; HEFFERNAN, N.; HEFFERNAN, C.; GOLDMAN, S.; PELLEGRINO, J.; SOFFER GOLDSTEIN, D. Estimating the effect of web-based homework. In: LANE, H. C. et al. (ed.). ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION. AIED 2013. v. 7926. Proceedings… Berlin, Heidelberg: Springer, 2013. p. 824–827. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-642-39112-5_122. Acesso em: 09 fev. 2024.

KINNUNEN, P. P.; MALMI, L. Why students drop out CS1 course? In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON COMPUTING EDUCATION RESEARCH, 2006, New York. Proceedings… New York: ACM Press, 2006. p. 97-108. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1151588.1151604. Acesso em: 09 fev. 2024.

KOEDINGER, K. R.; ANDERSON, J. R. Effective use of intelligent software in high school math classrooms. In: WORLD CONFERENCE ON ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN EDUCATION, 1993, Charlottesville. Proceedings... Charlottesville, VA: AACE, 1993. p. 241–248.

KOEDINGER, K. R.; KIM, J.; JIA, J. Z.; MCLAUGHLIN, E. A.; BIER, N. L. Learning is not a spectator sport: doing is better than watching for learning from a MOOC. In: SECOND (2015) ACM CONFERENCE ON LEARNING @ SCALE - L@S ’15., New York. Proceedings... New York, New York, USA: ACM Press, 2015. p. 111–120. Disponível em: https://doi.org/10.1145/2724660.2724681. Acesso em: 09 fev. 2024.

KULIK, J. A.; FLETCHER, J. D. Effectiveness of Intelligent Tutoring Systems: A Meta-Analytic Review. Review of Educational Research, v. 86, n. 1, p. 42–78, mar. 2016. ISSN: 0034-6543. Disponível em: http://rer.sagepub.com/cgi/doi/10.3102/0034654315581420. Acesso em: 09 fev. 2024.

LEMOS, P. H.; JAQUES, P. A. Um editor inteligente para assistir estudantes na tradução de problemas algébricos. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, p. 1–10, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.67352. Acesso em: 09 fev. 2024.

LENT, R.; BUCHWEITZ, A.; MOTA, M. B. Ciência para Educação: Uma Ponte entre Dois Mundos. Rio de Janeiro, RJ: CpE, Atheneu, 2020. 271 p.

LUCKIN, R. et al. Intelligence Unleashed. An argument for AI in Education. 2016, 60 p. Disponível em: https://www.pearson.com/content/dam/one-dot-com/one-dot-com/global/Files/about-pearson/innovation/open-ideas/Intelligence-Unleashed-v15-Web.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.

MA, W.; ADESOPE, O. O.; NESBIT, J. C.; LIU, Q. Intelligent Tutoring Systems and Learning Outcomes: A Meta-Analysis. Journal of Educational Psychology, v. 106, n. 4, p. 1–18, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1037/a0037123. Acesso em: 09 fev. 2024.

MACHADO, M. Inteligência Artificial a serviço da educação. Notícias Unisinos, São Leopoldo, 18 jun. 2020. Disponível em: https://www.unisinos.br/noticias/inteligencia-artificial-a-servico-da-educacao/. Acesso em: 11 jan. 2024.

MARTINS, I. M. P.; DE MORAIS, F.; SCHAAB, B. L.; JAQUES, P. O Impacto dos gestos de Agentes Pedagógicos Animados na compreensão de dicas pelos aprendizes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. [s.n.], 2014, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBC, 2014. p. 822-831. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.822. Acesso em: 09 fev. 2024.

MARTINS, I. M. P.; DE MORAIS, F.; SCHAAB, B. L.; JAQUES, P. Pedagogical Agent Gestures to Improve Learner Comprehension of Abstract Concepts in Hints. International Journal of Information and Communication Technology Education, v. 12, n. 3, p. 65–75, July 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4018/IJICTE.2016070106. Acesso em: 09 fev. 2024.

MAYER, J. D.; COBB, C. D. Educational Policy on Emotional Intelligence: Does It Make Sense? Educational Psychology Review, v. 12, n. 2, p. 163–183, 2000. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/23363513. Acesso em: 09 fev. 2024.

MAYER, R. E. Cognitive Theory of Multimedia Learning. The Cambridge Handbook of Multimedia Learning, University of California, Santa Barbara, California, p. 31–48, 2005.

MAYER, R. Applying the Science of Learning. [S.l.]: Pearson, 2011.

MAYER, R.; MORENO, R. Nine Ways to Reduce Cognitive Load in Multimedia Learning. Educational Psychologist, v. 38, n. 1, p. 43-52, 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1207/S15326985EP3801_6. Acesso em: 09 fev. 2024.

MEIJ, H. van der; MEIJ, J. van der; HARMSEN, R. Animated pedagogical agents effects on enhancing student motivation and learning in a science inquiry learning environment. Educational Technology Research and Development, Springer US, v. 63, n. 3, p. 381–403, 2015.

MENEZES, M. de; NETTO, J. de M.; LOPES, A.; SILVA, R.; MENEZES, R. The proposal of a dashboard for analysis and visualization of educational data of intelligent tutoring systems. In: IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), College Station, TX, USA, 2023. Proceedings... New York, NY: IEEE, 2023. Disponível em: https://doi.ieeecomputersociety.org/10.1109/FIE58773.2023.10343000. Acesso em: 09 fev. 2024.

MOLLICK, E.; MOLLICK, L. Assigning AI: Seven Approaches for Students, with Prompts. arXiv preprint arXiv:2306.10052, 2023. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2306.10052. Acesso em: 09 fev. 2024.

MORAIS, F.; JAQUES, P. A. Considerando personalidade e transições de emoções na detecção de emoções baseada em mineração de dados. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 749–775, 2020.

MORAIS, F.; JAQUES, P. A. Does handwriting impact learning on math tutoring systems? Informatics in Education, v. 21, n. 1, p. 55-90, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.15388/infedu.2022.03. Acesso em: 09 fev. 2024.

MORAIS, F.; JAQUES, P. A. The dynamics of Brazilian students’ emotions in digital learning systems. International Journal of Artificial Intelligence in Education, Springer, 2023a. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-023-00339-0. Acesso em: 09 fev. 2024.

MORAIS, F.; JAQUES, P. A. Improving sensor-free affect detection by considering students personality traits. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 17, p. 542-554, 2023b. Disponível em: https://doi.org/10.1109/TLT.2023.3280008. Acesso em: 09 fev. 2024. Preprint.

MURPHY, R.; ROSCHELLE, J.; FENG, M.; MASON, C. A. Investigating Efficacy, Moderators and Mediators for an Online Mathematics Homework Intervention. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 13, n. 2, p. 235–270, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/19345747.2019.1710885. Acesso em: 09 fev. 2024.

MURRAY, T.; ARROYO, I. Toward measuring and maintaining the zone of proximal development in adaptive instructional systems. In: CERRI, S. A.; GOUARDÈRES, G.; PARAGUAÇU, F. (eds.). Intelligent Tutoring Systems. Proceedings... Berlin, Heidelberg: Springer, 2002. p. 749–758.

NATIONAL SCIENTIFIC COUNCIL ON THE DEVELOPING. Children’s emotional development is built into the architecture of their brains. [S.l.], 2004. 12 p. Disponível em: http://www.developingchild.net. Acesso em: 09 fev. 2024.

NICAUD, J. F. et al. Experiments with Aplusix in Four Countries. International Journal for Technology in Mathematics Education, v. 13, n. 2, p. 79–88, 2006.

NYE, B. D.; GRAESSER, A. C.; HU, X. AutoTutor and family: A review of 17 years of natural language tutoring. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 24, n. 4, p. 427–469, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-014-0029-5. Acesso em: 09 fev. 2024.

OECD. Promovendo Competências Socioemocionais para o Progresso Social no Rio de Janeiro. OECD Paris, 2013. Disponível em: http://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/11/RioSynopses_Port_v3-2-1.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.

PAAS, F.; RENKL, A.; SWELLER, J. Cognitive load theory and instructional design: Recent developments. Educational Psychologist, v. 38, p. 1–4, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.1207/S15326985EP3801_1. Acesso em: 09 fev. 2024.

PELLETIER, K.; ROBERT, J.; MUSCANELL, N.; MCCORMACK, M.; REEVES, J.; ARBINO, N.; GRAJEK, S.; BIRDWELL, T.; LIU, D.; MANDERNACH, J.; MOORE, A.; PORCARO, A.; RUTLEDGE, R.; ZIMMERN, J. 2023 EDUCAUSE Horizon Report, Teaching and Learning Edition. Boulder, CO: EDUCAUSE, 2023. Disponível em: https://library.educause.edu/-/media/files/library/2023/4/2023hrteachinglearning.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. d. S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio, 2020. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online/. Acesso em: 09 fev. 2024.

REEVES, B.; NASS, C. The Media Equation: How People Treat Computers, Television, and New Media Like Real People and Places. New York, NY: Cambridge University Press, 1996.

REIS, H.; ALVARES, D.; JAQUES, P. A.; ISOTANI, S. Analysis of Permanence Time in Emotional States: A Case Study Using Educational Software. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INTELLIGENT TUTORING SYSTEMS (ITS), 2018, Montreal, Canada. Proceedings... New York, NY: Springer, 2018. p. 180–190.

REIS, H. M.; ALVARES, D.; JAQUES, P. A.; ISOTANI, S. A proposal of model of emotional regulation in intelligent learning environments. Informatics in Education, v. 20, n. 2, p. 317–332, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15388/infedu.2021.15. Acesso em: 09 fev. 2024.

ROHRER, D.; DEDRICK, R. F.; STERSHIC, S. Interleaved practice improves mathematics learning. Journal of Educational Psychology, American Psychological Association (APA), v. 107, n. 3, p. 900–908, 2015.

ROSHELLE, J.; FENG, M.; MURPHY, R. F.; MASON, C. A. Online Mathematics Homework Increases Student Achievement. AERA Open, v. 2, n. 4, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1177/2332858416673968. Acesso em: 09 fev. 2024.

SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: Uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. Relatório sobre resultados preliminares do projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo: OCDE, SEEDUC, Instituto Ayrton Senna, 2014. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/11/desenvolvimento-socioemocional-e-aprendizado-escolar.pdf. Acesso em: 09 fev. 2024.

SCHERER, K. R. Psychological models of emotion. In: BOROD, J. (ed.). The neuropsychology of emotion. New York: Oxford University Press, 2000. cap. 6, p. 137–162.

SCHNEIDER, G.; JAQUES, P. A. Combinando técnicas de análise estática e avaliação dinâmica para avaliação de código em ambientes de aprendizagem de programação. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 8, p. 114–129, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rbca.2015.5362. Acesso em: 09 fev. 2024.

SEFFRIN, H.; JAQUES, P. Modelando o conhecimento algébrico do estudante através de Redes Bayesianas Dinâmicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBC/CEIE), 2014, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Porto Alegre: SBC/CEIE, 2014. SBC/CEIE, 2014. p. 782-791.

SEFFRIN, H.; JAQUES, P. Avaliando o conhecimento algébrico dos estudantes através de Redes Bayesianas Dinâmicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBC/CEIE). [s.n.], 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SBC/CEIE, 2015, p. 987-996. Disponível em: http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/5404. Acesso em: 09 fev. 2024.

SEFFRIN, H.; RUBI, G.; MORAIS, F.; GHILARDI, C.; JAQUES, P; ISOTANI, S.; BITTENCOURT, I. Dicas inteligentes no Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2023, Rio de Janeiro. Anais... Porto Alegre: SBC, 2012.

SMIDERLE, R.; RIGO, S.; MARQUES, L. B.; COELHO, J. A. P. M.; JAQUES, P. A. Studying the impact of gamification on learning and engagement of introverted and extroverted students. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT), 19., 2019. Proceedings... New York, NY: IEEE, 2019. p. 71-75. Disponível em: https://doi.org/10.1109/ICALT.2019.00023. Acesso em: 09 fev. 2024.

SMIDERLE, R.; RIGO, S.; MARQUES, L. B.; COELHO, J. A. P. M.; JAQUES, P. A. The impact of gamification on students’ learning, engagement and behavior based on their personality traits. Smart Learning Environments, v. 7, n. 3, p. 1–11, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1186/s40561-019-0098-x. Acesso em: 09 fev. 2024.

STEENBERGEN-HU, S.; COOPER, H. A meta-analysis of the effectiveness of intelligent tutoring systems on college students’ academic learning. Journal of Educational Psychology, v. 106, p. 331–347, 2014. Disponível em: Acesso em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0034752. 09 fev. 2024.

SWELLER, J.; MERRIëNBOER, J. J. G. van; PAAS, F. Cognitive architecture and instructional design: 20 years later. Educational Psychology Review, v. 10, p. 251–296, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10648-019-09465-5. Acesso em: 09 fev. 2024.

TAYLOR, K.; ROHRER, D. The effects of interleaved practice. Applied Cognitive Psychology, Wiley, v. 24, n. 6, p. 837–848, July 2009. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1002/acp.1598. Acesso em: 09 fev. 2024.

VANLEHN, K. The Behavior of Tutoring Systems. International Journal of Artificial Intelligence in Education, IOS Press, Amsterdam, The Netherlands, The Netherlands, v. 16, n. 3, p. 227–265, 2006. Disponível em: https://content.iospress.com/articles/international-journal-of-artificial-intelligence-in-education/jai16-3-02. Acesso em: 09 fev. 2024.

VANLEHN, K. Intelligent tutoring systems for continuous, embedded assessment. In: DWYER, C. (ed.). The future of assessment: Shaping teaching and learning. New York, NY, USA: Taylor & Francis, 2008. p. 113–138.

VANLEHN, K. The Relative Effectiveness of Human Tutoring, Intelligent Tutoring Systems, and Other Tutoring Systems. Educational Psychologist, v. 46, n. 4, p. 197–221, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00461520.2011.611369. Acesso em: 09 fev. 2024.

VIER, J.; GLUZ, J.; JAQUES, P. A. Empregando redes bayesianas para modelar automaticamente o conhecimento dos alunos em lógica de programação. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 23, p. 45, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.02.45. Acesso em: 09 fev. 2024.

VYGOTSKY, L. S. Mind in Society. Harvard University Press, 1978. 159 p.

WALDEMAR, J. O. C.; RIGATTI, R.; MENEZES, C. B.; GUIMARÃES, G.; FALCETO, O.; HELDT, E. Impact of a combined mindfulness and social–emotional learning program on fifth graders in a Brazilian public-school setting. Psychology & Neuroscience, v. 9, n. 1, p. 79–90, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/pne0000044. Acesso em: 09 fev. 2024.

WIGELSWORTH, M. et al. The impact of trial stage, developer involvement and international transferability on universal social and emotional learning program outcomes: a meta-analysis. Cambridge Journal of Education, v. 46, n. 3, p. 347–376, 2016. Disponível em: https://psycnet.apa.org/doi/10.1080/0305764X.2016.1195791. Acesso em: 09 fev. 2024.

WILLIAMS-GRUT, O. Robots will steal your job: How AI could increase unemployment and inequality. Business Insider, Finance section, Feb. 15 2016. Disponível em: https://www.businessinsider.com/robots-will-steal-your-job-citi-ai-increase-unemployment-inequality-2016-2. Acesso em: 09. jan. 2024.

WOOLF, B. Building intelligent interactive tutors: Student-centered strategies for revolutionizing e-learning. San Francisco, CA: Elsevier Inc., Morgan Kauffmann, 2009.

XHAKAJ, F.; ALEVEN, V.; MCLAREN, B. How teachers use data to help students learn: Contextual inquiry for the design of a dashboard. In: VERBERT, K.; SHARPLES, M.; KLOBUčAR, T. (eds.). INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT), 2016, Cham. Proceedings... Cham: Springer, 2016. p. 340-354. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-45153-4_26. Acesso em: 09 fev. 2024.

XHAKAJ, F.; ALEVEN, V.; MCLAREN, B. M. Effects of a teacher dashboard for an intelligent tutoring system on teacher knowledge, lesson planning, lessons and student learning. In: EUROPEAN CONFERENCE ON TECHNOLOGY ENHANCED LEARNING (EC-TEL), 12., 2017, Berlin. Proceedings... Berlin: Springer, 2017. p. 315-329.Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-66610-5_23. Acesso em: 09 fev. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.