Banner Portal
A inteligência artificial generativa como ferramenta educativa
PDF

Palavras-chave

Educação
Aprendizagem
Tecnologia
Planos de Aula
Inteligência artificial generativa

Como Citar

SILVA, Diego Scherer da; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. A inteligência artificial generativa como ferramenta educativa: perspectivas futuras e lições de um relato de experiência. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 102–123, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i2.18364. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18364. Acesso em: 9 maio. 2024.

Resumo

O dinamismo contínuo do ensino e da aprendizagem, impulsionado pela acelerada transformação tecnológica na sociedade, convoca a exploração de novas abordagens para aprimorar o processo educacional. Nesse contexto, a utilização da Inteligência Artificial Generativa (IAG) emerge como uma perspectiva promissora para enriquecer a concepção de planos de aula e fomentar experiências de aprendizado mais imersivas e significativas. O presente estudo investiga os benefícios, potenciais e desafios intrínsecos à aplicação de ferramentas de IAG, destacando a experiência da elaboração da atividade educacional denominada Porto Real. Esta investigação não apenas abre espaço para a consideração crítica das vantagens dessa abordagem inovadora, mas também convida os leitores a uma reflexão mais profunda sobre o papel da Inteligência Artificial na configuração da educação contemporânea.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18364
PDF

Referências

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar. A aventura da modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Companhia das Letras, 2007.

CERVEIRA, A. J.; FASSA, A. G. Smart Trip: Experimento em Banco de Dados Dedutiva. Orientador: Marcos Vinícius Innocente Luz. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto de Informática, PUCRS, Porto Alegre, 1995.

DENARDIN, F. K. Influência das técnicas de Programação Neurolinguística na melhoria da comunicação homem-máquina. In: UFRGS/PROPESQ (Org), Livro de resumos. Porto Alegre, RS. Instituto de Informática – PUCRS, 1994.

KAMPFF, A. J. C. Utilização de Agentes para Suporte ao Trabalho em Grupo na Internet. Orientador: Luís Otávio Campos Alvares. 1999. 110f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.

KAMPFF, A. J. C. Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente. Orientador: José Valdeni de Lima. 2009. 186 f. Dissertação (Doutorado em Informática da Computação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LICHTNOW, D. et al.. O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa. Revista Brasileira de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 49-59, 2006. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/46/40. Acesso em: 22 dez. 2023.

MARQUES, S. D.; LAIPELT, R. do C. F. Pós-realidade e Teoria da Desinformação: inquietações sobre o uso massivo de IA Generativa. In: FÓRUM DE ESTUDOS EM INFORMAÇÃO, SOCIEDADE E CIÊNCIA, 5., 2023, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, Rio Grande do Sul: 2023, p. 132-140. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265448/001177114.pdf?sequence=1&isAllowed=y. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/265448/001177114.pdf?sequence=1&isAllowed=yAcesso em: 14 abr. 2024.

MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006. Disponível em: https://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 14 abr. 2024.

MOLLICK, E.; MOLLICK, L. Why all our classes suddenly became AI classes: strategies for teaching and learning in a ChatGPT world. Harvard Business Publishing Education, 9 fev. 2023. Digital Learning. 2023a. Disponível em: https://hbsp.harvard.edu/inspiring-minds/why-all-our-classes-suddenly-became-ai-classes. Acesso em: 24 mar. 2024.

MOLLICK, E.; MOLLICK, L. Let ChatGPT be your teaching assistant: strategies for thoughtfully using AI to lighten your workload. Harvard Business Publishing Education, 27 abr. 2023. Technology. 2023b. Disponível em: https://hbsp.harvard.edu/inspiring-minds/let-chatgpt-be-your-teaching-assistant. Acesso em: 24 mar. 2024.

MORAN, José. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. In: YAEGASHI, Solange et al. (Org.). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento, Curitiba, PR: CRV, 2017, p. 23-35.

PADILLA, R. D. M. La llegada de la inteligencia artificial a la educación. In: Revista de Investigación en Tecnologías de la Información, v.7, n.14, p. 260-270, 2019. DOI: https://doi.org/10.36825/RITI.07.14.022. Acesso em: 14 abr. 2024.

PORTELA, T. DA S.; KAMPFF, A. J. C. Jogos Educacionais: Interação apoiada por Agentes Animados. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 221–232, 2009. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13647. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13647. Acesso em: 26 dez. 2023.

RICH, E.; KNIGHT, K. Inteligência Artificial. São Paulo, SP: Makron Books, 1993.

RODRIGUES, K. S.; RODRIGUES, O. S. A inteligência artificial na educação: os desafios do ChatGPT. Texto Livre, Belo Horizonte - MG, v. 16, p. e45997, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.45997. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANT´ANA, F. P.; SANT´ANA, I. P.; SANT´ANA, C. de C. Uma utilização do Chat GPT no ensino. Com a Palavra, O Professor, v. 8, n. 20, p. 74–86, 2023. DOI: https://doi.org/10.23864/cpp.v8i20.951. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANTAELLA, L. Balanço crítico preliminar do CHATGPT. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 1-12, jan.-dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2023.1.44380. Acesso em: 14 abr. 2024.

SANTOS, R. P.; SANT’ANA, C. DE C.; SANT’ANA, I. P. O ChatGPT como recurso de apoio no ensino da Matemática. Revemop, v. 5, p. e202303, 2023. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202303. Acesso em: 14 abr. 2024.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.