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Explorando a relação entre recursos educacionais usados na educação superior a distância e a evasão
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Palavras-chave

Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Tecnologias Educacionais

Como Citar

SANTOS, Gleice Louise Garcia Costa dos; LEITE, Letícia Lopes. Explorando a relação entre recursos educacionais usados na educação superior a distância e a evasão: um estudo no contexto UAB. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 178–195, 2023. DOI: 10.20396/tsc.v10i2.18116. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/18116. Acesso em: 13 nov. 2024.

Resumo

Este trabalho é um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa que analisou a relação entre o uso de recursos educacionais em ambientes virtuais de aprendizagem, na Educação Superior a distância, e as taxas de evasão. O estudo realizado justifica-se em virtude da terceira maior causa da evasão, originária dentro do próprio sistema educacional, estar relacionada com o uso da plataforma. O uso de Tecnologias Educacionais, síncronas e assíncronas, pode influenciar nos índices de evasão. Os resultados indicam que cursos com mais recursos tiveram maiores taxas de evasão, enquanto aqueles com menos recursos tiveram taxas menores. Por isso, apresenta-se uma análise crítica dos resultados da pesquisa, destacando as implicações e as contribuições do estudo.

https://doi.org/10.20396/tsc.v10i2.18116
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