A tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14471

Palavras-chave:

Informática na educação, Ambiente virtual de aprendizagem, Letramento, Metodologias ativas, Formação de professores, Design participativo

Resumo

Em seu volume 3, número 1, de 2015, a revista inclui cinco artigos científicos, dois resumos estendidos de teses de doutorado e um resumo de livro. Entre os artigos, três são versões estendidas de artigos das edições de 2015 do CBIE (Congresso Brasileiro de Informática na Educação), provenientes dos melhores trabalhos do WIE (Workshop de Informática na Escola), submetidos, revisados e avaliados pelo Comitê Científico da revista. As contribuições deste volume foram escritas por autores atuantes na comunidade brasileira de informática na educação, originários de cinco estados diferentes da federação (AL, PB, PR, RS, SP) e da Colômbia.

Confira o editorial completo no link "PDF".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cecília Calani Baranauskas, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Professora Titular colaboradora no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

José Armando Valente, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes. Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A - CAED - Educação.

 

Referências

AGUIAR, J. J. B.; ARAÚJO, J. M. F. R. de; COSTA, E. B. Identificação dos Traços de Personalidade de Alunos com Base em Postagens no Facebook. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 21–39, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14473. Acesso em: 07 nov. 2016

AYASHI, E. C. S. Qualidade Afetiva em Sistemas Computacionais: design de interação para e com crianças em contexto de aprendizado. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 108–109, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14478. Acesso em: 07 nov. 2016

BACICH, L. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 100–103, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14479. Acesso em: 07 nov. 2016

BRAGA, K. P.; BARANAUSKAS, M. C. C. Desafios e Possibilidades da Interação Tangível Móvel no Contexto da Educação de Crianças Autistas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 7–20, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14472. Acesso em: 07 nov. 2016

DA SILVA, L. A.; CORBELLINI, S. Letramento: construindo novas práticas com o uso das TICs. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 40–57, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14474. Acesso em: 07 nov. 2016

GREIN, P. P. B.; AMARAL, M. A. Teoria Crítica da Tecnologia e o Design Participativo na Construção de um Repositório de Recursos Educacionais Abertos. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 79–99, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14476. Acesso em: 07 nov. 2016

GUTIÉRREZ, J. Interfaces Tangíveis e o Design de Ambientes Educacionais para Co-construção de Narrativas. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 104–107, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14477. Acesso em: 07 nov. 2016

NUNES, M. M.; RODRIGUES, L. F.; MARTINHAGO, A. Z.; SOARES, L. S.; REIS, R. C. D. Meninas++: uma iniciativa para fomentar a participação feminina na área de computação. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 58–78, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14475. Acesso em: 07 nov. 2016

Scientific American, Vol. 265, No. 3 (September 199l), pp. 94-104

Downloads

Publicado

20-12-2015

Como Citar

BARANAUSKAS, M. C. C.; VALENTE, J. A. A tecnologia nos bastidores e a educação como protagonista. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 1–6, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14471. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14471. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>