Banner Portal
Letramento
PDF

Palavras-chave

Letramento
Tecnologias

Como Citar

SILVA, Lisandra Almeida da; CORBELLINI, Silvana. Letramento: construindo novas práticas com o uso das TICs. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 40–57, 2015. DOI: 10.20396/tsc.v3i1.14474. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14474. Acesso em: 15 jun. 2024.

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido a partir da leitura do livro Felpo Filva, de Eva Furnari, em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Porto Alegre. O conjunto de ações vivenciadas permitiu observar e descrever as escritas das crianças, apontando suas evoluções no que se refere aos níveis de escrita. As ações envolveram atividades de alfabetização e práticas de letramento com portadores de texto[1] evidenciados pelo livro, na sala de aula e no laboratório de informática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso.

https://doi.org/10.20396/tsc.v3i1.14474
PDF

Referências

BRASIL. MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental – Alfabetização e Linguagem. Brasília: MEC, 2007.

COSTA, I. ; MADALENA, B. Internet na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003. DICIONÁRIO MICHAELIS Michaelis. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/. Acesso em: 21 mar. 2016.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. Trad. Horácio Gonzales. 25. ed. atual. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleções Questões da Nossa Época, v. 14).

FERREIRO, E. O momento atual é interessante porque põe a escola em crise. Entrevista concedida pela psicolinguística argentina Emilia Ferreiro a revista Nova Escola. Out. 2006. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/momento-atual-423395.shtml. Acesso em: 27 out. 2014.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Trad. D. M. Lichtenstein, L. Di Marco e M. Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. FURNARI, E. Felpo Filva. 1. ed. São Paulo. Editora Moderna, 2006. IBGE. Censo Demográfico. 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 6 out. 2014.

KLEIMAN, A. B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.

MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem e Ensino, v. 4, n. 1, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P. et al. (Org.) Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, p. 19-30, 2002. MOREIRA, N. da C. R. Portadores de texto: concepções da criança quanto a atributos, funções e conteúdos. In: KATO, M. A. (Org.). A concepção da escrita pela criança. São Paulo: Pontes, 2002.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A psicologia da criança. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1986. SANTAROSA, L. M. C. (Org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.